Postado por - Newton Duarte

Feito 'unha e carne'...

Bahia e Vitória: dupla que vive grudada no Brasileirão

Numa pesquisa rápida, pode-se perceber que esse ‘aprochego’ já aconteceu em outras cinco rodadas. Eles têm 31 pontos

O primeiro dispara, o outro cola. Um sobe e o parceiro desce para encontrar. E assim lá se vão 23 rodadas no Campeonato Brasileiro em que a rivalidade fora de campo não consegue separar Bahia e Vitória na tabela. São como dois irmãos: brigam, se chateiam, mas basta um vacilo para aparecerem colados. Observe: o Vitória, com 31 pontos, é o 9º colocado. Quem é o 10º? O Bahia, claro. O saldo de gols é o que determina a posição dos dois na classificação.

E numa pesquisa rápida, pode-se perceber que esse aprochego já aconteceu em outras cinco rodadas. É só fazer uma análise da arte aí acima. A parceria começou a ser firmada na 10ª rodada. Na ocasião, o tricolor venceu o Flamengo por 3x0 na Fonte Nova e entrou no G-4 em quarto, posição que era do Leão no início da rodada. A equipe rubro-negra perdeu para o Botafogo por 2x0, no Rio,e caiu para quinto.

Na rodada seguinte, os dois venceram e seguiram lado a lado na tabela, em quarto e quinto. Tem mais. Pula duas rodadas, a dupla cai de rendimento, perde algumas posições, mas sem perder o foco no rival: Vitória emoitavo, Bahia em nono.

PARCEIROS O mesmo aconteceu nas 18ª, 19ª e agora na 23ª rodada. Mas os rubro-negros puderam pirraçar mais vezes durante o Brasileiro. Estiveram na frente 18 vezes, contra cinco dos tricolores. E vá lá que Obina e Fernandão fizeram a alegria do final de semana, mas a leitura do gráfico indica que o Vitória briga mais constantemente em cima da tabela, enquanto o Bahia tem picos de posicionamento. Mas nem dá pra ficar se gabando à toa.

No segundo turno, a dupla anda igualzinha: em quatro jogos, o Vitória somou 8 pontos com duas vitórias e dois empates. O Bahia repetiu o feito, mas leva vantagem no saldo de gols. Ou seja, na hipotética classificação do returno, o Bahia aparece em quinto e o Vitória em sexto. Se mantiver o ritmo, dá pra sonhar com algo melhor nesta reta final.

OSCILAÇÃO Irmão que é irmão segue o outro em qualquer situação. Até nas oscilações, algo comum em campeonatos de pontos corridos, a dupla Ba-Vi está junta. O Vitória ficou quatro jogos sem vencer até a maré virar. Agora são cinco jogos sem derrotas. No mesmo período,o Bahia ficou três partidas sem comemorar um triunfo. Mas seguiu o rival e emplacou uma série de quatro jogos sem perder. Ô dupla que não desgruda!!!


Fonte e arte: Cecílio Angelico - IBahia