Postado por - Newton Duarte

'Feliz' com o retorno, Zagueiro pede desculpa e afirma: 'O Bahia hoje é minha casa'

Apresentado, Fonseca pede desculpa e afirma: "O Bahia hoje é minha casa"

Zagueiro assina contrato de dois anos com o clube e relembra polêmica saída para a China, no início do ano passado. Ele conta que ainda não está pronto para estrear

Na apresentação, Lucas Fonseca falou sobre a transferência para a China (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

Foi tudo como as idas e vindas de um relacionamento. Após uma mentira, houve brigas e separação. Cada um foi para seu lado, os dias passaram, as mágoas permaneceram e vieram a público, mas um pedido de desculpas colocou tudo em ordem. Restou a descoberta que o melhor seria retomar uma história que parecia encerrada. Assim, Bahia e Lucas Fonseca fizeram as pazes. E nesta terça-feira, retomaram um casamento que se iniciou em 2012, mas sofreu um abalo na temporada passada. O estranhamento pelo rompimento repentino ainda estava presente. E a maior parte dos questionamentos feitos na primeira entrevista do retorno ao Fazendão, nesta tarde, giraram na polêmica partida para a China.

Em janeiro do ano passado, Fonseca procurou a diretoria do Bahia, alegou problemas pessoais e propôs uma rescisão contratual. No início de fevereiro, contudo, foi divulgado um acerto entre o defensor e o Tianjin Teda, da China. A negociação pegou o Tricolor de surpresa. O presidente Marcelo Sant’Ana chegou a chamar o atleta de “traíra” em uma rede social. Dias depois, o zagueiro também usou a internet para pedir desculpas, o que reaproximou as duas partes. Com laços renovados, foi questão de tempo até um acordo. Lucas conseguiu a rescisão junto ao clube chinês, entrou em negociação e firmou um contrato válido até 2017 com o Bahia.

- Quero dizer que estou muito feliz de voltar. O Bahia foi o clube que abriu as portas para mim. Tudo o que aconteceu no passado, na minha passagem anterior, foi muito rápido. As coisas aconteceram de uma forma que não tive controle. Muita gente falou para ir por um caminho no momento, errei em algumas atitudes, queria pedir desculpas às pessoas que estiveram envolvidas. O mais importante de tudo é que sei que, quando ia treinar ou ia jogar, dava 100%. Nunca deixei de fazer nada. Estou feliz. Agora é trabalhar. Segue a vida – comentou o zagueiro ao ser apresentado no Fazendão, depois de assinar contrato com o clube até o fim de 2017.

A separação trouxe experiência para Lucas Fonseca. Com 30 anos, o atleta conta que descobriu que o lado financeiro não pode ser encarado como único fator na busca pela realização profissional. Ele diz também que hoje não aceitaria uma oferta da China e que a saída do futebol asiático e o consequente retorno ao Brasil ocorreram por uma troca de dirigentes do Tianjin Teda.

Lucas Fonseca Bahia (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

Lucas Fonseca assinou um contrato de dois anos com o Bahia (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

- A princípio, quando cheguei lá, era muito difícil. Questão cultural, clima, tudo é diferente. Na China envolve muito negócio também, é difícil. Houve troca da presidência toda, staff, diretores, todos os estrangeiros saíram. Houve reformulação total. O clube mostrou interesse em fazer negociação. Houve interesse do Bahia também. Para mim foi primordial, era o primeiro clube que tinha interesse em voltar. Estou muito feliz. Agora é trabalhar. (...) O que aconteceu [negociação para ir para a China] foi muito rápido, tinha prazo, esclareci isso para todos aqui. Tentei explicar na melhor maneira possível. É passado. O importante é minha felicidade agora, do clube também. Ter as condições adequadas para no campo corresponder. Não [aceitaria a proposta da China se fosse hoje]. Fiz dois anos de contrato [com o Bahia]. Recebi outras propostas. O Bahia é hoje minha casa. Me sinto bem aqui e por isso aceitei voltar – declarou.

No retorno ao Bahia, Lucas Fonseca encontra um setor defensivo cercado de críticas e desconfianças. Ele é tratado como uma esperança de qualificação para a retaguarda tricolor. Entretanto, o zagueiro avisa que ainda não está pronto para jogar. Precisará de tempo para readquirir a forma física ideal e ficar à disposição de Doriva. Atuar fora de forma está fora de questão.

- Como venho de uma temporada fora... Todo mundo sabe que, no futebol na China, o aspecto físico é bem abaixo. (...) Com os profissionais que tem aqui, o quanto antes poderei ajudar. Mas quero ir para o campo quando estiver bem. Não quero ir para o campo "meia-boca". (...) Fiz avaliações, foi comparada com a do ano passado e tem uma certa deficiência. Espero dar o 100% nos treinos para jogar o quanto antes. Não sei se um mês, três semanas, mas espero o quanto antes poder ajudar – pontuou.

Esta é a terceira passagem de Lucas Fonseca pelo Bahia. A primeira aconteceu no ano de 2012, quando foi emprestado ao Tricolor pelo Mogi Mirim. A segunda, entre as temporadas de 2013 e 2014, já com contrato em definitivo. Durante o tempo em que defendeu a equipe baiana, ele participou de 80 jogos, quando disputou três edições da Série A e foi bicampeão baiano. Seu principal parceiro na defesa foi o zagueiro Titi, que hoje está na Turquia.