Postado por - Newton Duarte

Fernandão garante: 'até logo'

De malas prontas para a Turquia, Fernandão garante: 'Um até logo'

Fernandão tem quinze gols marcados pelo Bahia

Artilheiro do Bahia no Brasileirão se despede da torcida para ir para o Bursaspor. Neste domingo, contra o Flu, jogador vai ser homenageado na Arena Fonte Nova


O atacante Fernandão não é adepto das entrevistas. Desde que chegou ao Bahia, no primeiro semestre, foram apenas duas coletivas, uma delas para a apresentação. Os microfones e câmeras costumam assustar o centroavante tricolor. Nesta quarta-feira, no entanto, tudo foi diferente. De malas prontas para o Bursaspor, da Turquia, o jogador apareceu na sala de imprensa para falar com os jornalistas. E a despedida começou com uma piada.

- É raro entrevista. Só uma na entrada e outra na saída – disse o jogador, enquanto tentava vencer a timidez.

Fernandão chegou ao Bahia como uma aposta. O atleta foi contratado 'por fita' na época em que Joel Santana estava à frente da equipe. O Tricolor é reconhecido pelo atacante como o ponto de virada na carreira. Antes de desembarcar no Fazendão, ele estava afastado no Atlético-PR. Hoje, Fernandão figura na lista dos principais goleadores do Campeonato Brasileiro 2013.

- Reencontrei minha felicidade aqui no Bahia. Não tive um bom começo de ano. Estava afastado no Atlético-PR, o que é chato, você acaba se desanimando. Não pensei duas vezes quando surgiu o Bahia. Sabia que Deus tinha algo programado para mim. Não tive dúvida. O Bahia seria uma grande oportunidade, e soube aproveitar – comentou o atacante tricolor.

Fernandão chegou ao Bahia sob desconfiança. O ano do Tricolor não era bom, e a torcida esperava nomes de peso. O desconhecido atacante chegava ao Fazendão sob pressão, mas não precisou de muito tempo para mostrar potencial. Os gols surgiram naturalmente e colocaram o atleta na história do clube baiano. Com 15 gols marcados, ele é o segundo maior artilheiro da história do Bahia em uma edição de Campeonato Brasileiro, atrás apenas de Cláudio Adão, que marcou 18 gols na Série A de 1986.

Fernandão comemora gol contra a Portuguesa

A marca do jogador no Brasileirão 2013 não passará em branco. O Bahia deve realizar uma homenagem para o atacante antes da partida contra o Fluminense, marcada para domingo, na Arena Fonte Nova. O sucesso e o carinho conquistados no Fazendão deixam uma certeza na mente de Fernandão. A viagem para a Turquia, programada para o final do ano, não será um adeus. Será apenas uma breve despedida.

- Adeus? Não. É somente um até logo – garante o jogador.

TURQUIA E O BURSASPOR

O acerto de Fernandão com o Bursaspor pegou muita gente de surpresa. O anúncio da transação foi feito no último mês de novembro. O presidente Fernando Schmidt, em entrevista recente, afirmou que esperava tentar reverter a negociação para que o jogador permanecesse no Fazendão. No entanto, já não há como voltar atrás. Fernandão diz que também gostaria de ficar no Bahia, mas que precisa ir para a Turquia.

- Estou bem tranquilo. Deus tem um propósito para cada um. Minha vontade era continuar no Bahia. Estou feliz aqui. Mas não depende só de mim. Fico feliz por estar indo para um time que vai me dar estrutura para trabalhar. Vou sair triste, por sair de um clube que me fez feliz. Mas estou alegre, pois vou para um time bom - pontuou.

Na Turquia, Fernandão vai reencontrar um velho amigo. O atacante Bruno Mezenga, que foi formado pelas categorias de base do Flamengo, defende o clube turco Akhisar Belediyespor e já passou informações sobre o país para o centroavante tricolor.

- Tenho um amigo, que não joguei junto, mas venho me comunicando. É o Bruno Mezenga. Ele me passou muita coisa de lá e me deixou tranquilo - revelou.

Para não fazer feio nos primeiros dias de Turquia, Fernandão já está estudando outra língua. O atacante faz aulas de inglês para, ao menos, conseguir se comunicar com os futuros companheiros de clube.

- A língua do futebol é uma só. Dentro de campo todo mundo se entende. Mas vou ter todo suporte por trás. Já estou 'caindo de cara' no inglês para aprender o máximo possível. Agora é ter tranquilidade - finalizou.

Fernandão viaja para a Turquia no fim deste ano. O jogador tem contrato com o Atlético-PR válido até o fim de 2015 e ficará um ano e meio no clube turco. Ao final deste período, o atacante poderá assinar pré-contrato com qualquer equipe, já que terá apenas mais seis meses de vínculo com o time paranaense.

Fernandão receberá homenagem no domingo

Em sua despedida com a camisa do Bahia, o atacante Fernandão será homenageado na partida contra o Fluminense, que acontece no domingo, às 16h (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova.

O jogador receberá o título de Mérito Desportivo Tricolor, por se tornar o segundo maior artilheiro do Bahia em uma única edição do Brasileirão, quando balançou as redes adversárias em 15 oportunidades.

Fernandão é o terceiro goleador do Campeonato Brasileiro deste ano ficando atrás de Dinei do Vitória, que balançou as redes em 16 oportunidades e Ederson do Atlético-PR, que já marcou 18 vezes.

Apesar do destaque com a camisa do Bahia, Fernandão não seguirá no Tricolor na temporada 2014. O Atlético-PR, clube com o qual o jogador tem contrato, já o negociou para com o Bursaspor da Turquia.


Fonte: Thiago Pereira – GE.COM e Redação Galáticos Online

Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press - Romildo de Jesus/Agência Estado e Reprodução TT/Bahia