Postado por - Newton Duarte

Flamengo 2 x 1 Bahia - Raio X - Melhores momentos

Tricolor pode terminar rodada perto da degola


DESTAQUES DO JOGO 


  • Os nomes do jogo

Salvadores

Hernane manteve média de um gol por jogo no novo Maracanã e marcou no fim. No último lance, Felipe fez boa defesa em chute de Raul.

  • Deu certo

Laterais

O Flamengo não correu riscos pelos lados do campo e fez seus gols em cruzamentos da linha de fundo, com André Santos e Léo Moura.

  • Deu errado

Barbio

A sua velocidade foi pouco explorada, sobretudo porque o Fla tinha André Santos improvisado. Acabou destacado para ajudar mais na marcação.


A CRÔNICA


A torcida do Flamengo já pensava na maldição do terceiro uniforme e seu péssimo retrospecto na história - três vitórias em 23 partidas. Mas  Hernane mais uma vez mostrou estrela. O artilheiro do novo Maracanã fez um gol salvador aos 40 minutos do segundo tempo - o seu 11º em 11 jogos no estádio - e ajudou o Rubro-Negro a derrotar o Bahia por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, pela 29ª rodada do Brasileiro. Quem também garantiu o resultado foi Felipe, autor de duas defesas salvadoras, uma no último lance do jogo. Paulinho também deixou a sua marca, enquanto Fernandão descontou para o Tricolor. O Maracanã recebeu 8.474 pagantes (12.443 presentes), com uma renda de R$ 361.830.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Pela primeira vez o técnico Jayme de Almeida ouviu os gritos de "burro" da arquibancada ao usar sua última substituição, quando o jogo estava empatado por 1 a 1, para colocar Val no lugar de Elias. O escolhido para entrar seria Rafinha, mas o camisa 8, exausto, pediu para sair. A reclamação durou pouco tempo, menos de dois minutos, até o Brocador fazer seu 13º gol na competição e abraçar Jayme na comemoração.

- Esse gol sem dúvida foi o mais importante para mim, estávamos numa situação difícil. Fiz o gol quando a torcida vaiava o professor Jayme e por isso fui comemorar com ele. O jogo foi muito difícil, sentimos o cansaço, mas o importante é a vitória - afirmou Hernane.

O Bahia poderia ter saído do Maracanã com um resultado melhor, mas a estratégia ofensiva de Cristóvão Borges - depois de perder Wallyson, contundido - não soube explorar a pouca velocidade de André Santos. O jogador foi improvisado na lateral esquerda do Flamengo ainda no primeiro tempo, após a lesão de João Paulo. Quando caiu pelo setor, Wiliam Barbio ganhou fácil do rubro-negro na velocidade, mas o atacante foi mantido do lado aposto do campo para ajudar na marcação.

Com o resultado, o Flamengo subiu para nono lugar com 40 pontos e abriu oito para a zona da degola. Já o Bahia permaneceu com 36 e pode terminar a rodada só dois pontos à frente do Z-4, caso o Vasco derrote o Goiás, nesta quinta-feira, em Macaé. Na próxima rodada, o Flamengo visita o Atlético-MG no domingo, às 16h (de Brasília), no Independência. No mesmo dia e horário, o Bahia recebe o São Paulo, na Fonte Nova.

Hernane marcou seu 11º gol em 11 jogos no novo Maracanã

Lesões atrapalham planos de Fla e Bahia

O Fla de preto apostou na posse de bola: chegou a ter 63% do controle do jogo no primeiro tempo, mas não transformou o domínio em resutado. Com Hernane preso no meio de Lucas Fonseca e Titi, Paulinho era quem aparecia na área para finalizar, mas ora faltava força no chute, ora carecia de pontaria. Já o Bahia jogava suas fichas na velocidade do contra-ataque, com Wallyson e Wiliam Barbio aberto pelas pontas. Foi assim que o segundo teve a melhor chance da etapa: em arrancada desde o campo de defesa, ganhou de Amaral, tabelou com Hélder e saiu na cara de Felipe, mas concluiu em cima do goleiro. O jogo ainda ganhava emoção quando as duas equipes sofreram baixas, antes da metade dos 25 minutos.

O rubro-negro João Paulo sentiu o joelho em dividida com Madson e obrigou Jayme de Almeida - que geralmente só mexe na equipe na metade do segundo tempo e às vezes nem faz as três substituições - a queimar logo de cara uma alteração. Luiz Antonio entrou. Já do lado tricolor, a surpresa Wallyson só teve 22 minutos em campo até sair com dores na coxa para dar vaga a Marquinhos Gabriel. A mudança foi mais prejudicial ao Fla: deslocado para a lateral, André Santos sentiu a falta de velocidade e foi obrigado a parar Barbio com infração. Cristóvão Borges só parecia em dúvida se invertia o veloz atacante para as costas de André Santos ou continuava com ele para ajudar a defesa pelo lado esquerdo.

Barbio teve a melhor chance do primeiro tempo salva por Felipe

Ex-rubro-negros viram carrascos, mas Hernane salva o Fla

Para o segundo tempo, Cristóvão optou por manter Barbio na esquerda. Jayme, insatisfeito com o desempenho, mexeu de novo no intervalo, dessa vez por opção tática. Gabriel entrou no lugar de um apagado Carlos Eduardo e passou a dar mais opção pela esquerda. Mas foi quando André Santos chegou à linha de fundo que o gol saiu. Relembrando os velhos tempos de lateral - e sem se preocupar com Barbio, do lado oposto do campo -, o camisa 27 cruzou na medida para Paulinho. E se o atacante estava mal com os pés, usou a cabeça para fazer 1 a 0.

Gabriel irritou a torcida ao sair no mano a mano num contra-ataque e ser desarmado por Feijão. Quando os torcedores do Fla se mostravam confiantes na vitória e pediam até pela entrada de Obina no rival, outros ex-rubro-negros viraram carrascos. Barbio deu lugar a Souza, que rolou para a pancada de Fernandão no ângulo: 1 a 1. Cristóvão resolveu arriscar e sacou Hélder para a entrada de Anderson Talisca. Já os flamenguistas gritaram "burro" para seu treinador, que promoveu a entrada de Val.

Com Paulinho exausto e sem fôlego na frente, a esperança rubro-negra recaiu sobre Hernane, que vinha tendo uma atuação discreta com só duas finalizações. Na melhor delas, viu a bola bater nas duas traves. Mas, aos 40 minutos, a dobradinha do artilheiro com Léo Moura voltou a funcionar: o lateral foi ao fundo, cruzou por baixo, e o Brocador empurrou para a rede. No último lance do jogo, Felipe defendeu uma bomba de Raul e garantiu a sofrida vitória.


SKOUT


Flamengo 2 x 1 Bahia - Skout

Passes errados 35

Roubadas de bola 9

Faltas cometidas 24

Hélder 5

Titi 2

Rafael Miranda 5

Feijão 5

Feijão 2

Marquinhos Gabriel 2

Madson 5

Souza 1

Feijão 2

Marquinhos Gabriel 3

Rafael Miranda 1

Souza 2

Fernandão 3

Wiliam Barbio 1

Wiliam Barbio 2

Titi 3

Madson 1

Titi 2

Rafael Miranda 3

Raul 1

Raul 2

Raul 3

Wallyson 1

Wiliam Barbio 2

Madson 1

Anderson Talisca 1

Lucas Fonseca 1

Marcelo Lomba 1

Hélder 1

Souza 1


Atuações: Marquinhos Gabriel e Fernandão são os melhores do Bahia

MARCELO LOMBA – GOLEIRO - Nota: 6,0

Sem culpa nos gols, também não foi capaz de defesas difíceis. Atuação razoável.

MADSON – LATERAL DIREITO - Nota: 5,0

Deu espaço para André Santos receber livre e cruzar na cabeça de Paulinho para o primeiro gol do Flamengo. No ataque, também não conseguiu levar a melhor sobre o camisa 27 rubro-negro, que conhecidamente não tem a marcação como forte.

TITI – ZAGUEIRO - Nota: 4,5

Assim como o companheiro de zaga, esperou demais um cruzamento e foi culpado por um gol. Parado na pequena área, achou que era dono da bola em cruzamento de André Santos, mas viu Paulinho se antecipar e abrir o placar.

LUCAS FONSECA – ZAGUEIRO - Nota: 4,5

Cochilo que permitiu com que Hernane surgisse na sua frente em lance que decidiu a partida comprometeu sua atuação. Vacilo que custou um ponto ao Bahia.

RAUL – LATERAL ESQUERDO - Nota: 6,0

Formou boa dupla com Marquinhos Gabriel pelo lado esquerdo de ataque. Quase marcou um golaço após cobrança de escanteio.

RAFAEL MIRANDA – VOLANTE - Nota: 6,0

Jogador importante para o Bahia. Corre muito e faz a ligação do meio com o ataque. Podia ser um pouco mais criativo, mas cumpre bem seu papel.

FEIJÃO – VOLANTE - Nota: 6,0

Muita correria e disposição. Conseguiu marcar bem Elias e dificultou as ações do Fla pelo meio.

HÉLDER – VOLANTE - Nota: 6,5

Fez o seu papel. Conseguiu fechar o meio-campo, por onde o Flamengo pouco criou, e teve boa participação no gol ao tabela com Marquinhos Gabriel no início da jogada.

ANDERSON TALISCA – MEIA - Sem nota

Entrou na vaga de Helder já no final.

WALLYSON – ATACANTE - Sem nota.

Saiu lesionado com 20 minutos de jogo. Com o Bahia recuado e apostando no contra-ataque, praticamente não foi percebido em campo.

MARQUINHOS GABRIEL – MEIA - Nota: 7,0

Entrou no lugar de Wallyson e foi o melhor jogador do Bahia na partida. Habilidoso e abusado, deu muito trabalho para os marcadores do Flamengo e foi determinante na jogada do gol. Bons chutes de longe.

WILIAM BARBIO – ATACANTE - Nota: 6,0

Jogador mais perigoso do Bahia. Conseguiu uma boa arrancada e obrigou Felipe a fazer grande defesa no primeiro tempo. Saiu para entrada de Souza.

SOUZA – ATACANTE - Nota: 6,5

Muito provocado pela torcida do Flamengo, entrou bem na equipe. Deu bom passe para o gol de Fernandão.

FERNANDÃO – ATACANTE - Nota: 7,0

Incansável. Mesmo isolado no ataque na maior parte do tempo, brigou muito com os zagueiros e fez um golaço.


Ficha Técnica 


Flamengo 2 x 1 Bahia - 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A


Local:Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data:16/10/2013

Renda:R$ 361.830

Público:12.443 pagantes

Árbitro:Wilton Pereira Sampaio (GO)

Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Salgado Rizo (SP)

Cartões amarelos: Flamengo:André Santos, Chicão e Gabriel  / Bahia: Lucas Fonseca, Rafael Miranda e Souza

Gols:Flamengo:Paulinho (5' do segundo tempo) e Hernane (aos 39' do segundo tempo) / Bahia:Fernandão (aos 33' do segundo tempo)

Flamengo:Felipe; Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo (Luiz Antônio); Amaral, Elias (Val), André Santos e Carlos Eduardo (Gabriel); Paulinho e Hernane.

Técnico:Jayme de Almeida.

Bahia:Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Rafael Miranda e Hélder (Anderson Talisca); Wallyson (Marquinhos Gabriel), William Barbio (Souza) e Fernandão.

Técnico: Cristóvão Borges.


Programação de Treinos


Quinta-feira (17): 12h30: Chegada prevista em Salvador;

Sexta-feira (18): 15h30: Treino, Fazendão;

Sábado (19): 09h: Treino, Fazendão;

Domingo (20): 16h: Jogo contra o São Paulo, na Fonte Nova.


Fonte: GE.COM - ECB

Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem e Alexandre Cassiano / Agência O Globo