Postado por - Newton Duarte

Fluminense de 2009 como inspiração

Uelliton diz que Bahia se inspira no Flu de 2009 para seguir na luta contra Z-4

Volante afirma que, apesar das dificuldades, grupo não acredita em rebaixamento

Volante Uelliton concede entrevista coletiva no Fazendão (Foto: Divulgação/E.C. Bahia)

Após a rodada do último domingo, quando foi derrotado pelo Palmeiras, o Bahia aumentou para 87% suas chances de ser rebaixado neste Campeonato Brasileiro. Agora, para o clube se manter na Série A sem depender de nenhum outro resultado, precisa vencer cinco das seis partidas restantes na competição. Tarefa árdua, que fazem os torcedores se perguntarem: ainda dá para acreditar?

Segundo o volante Uelliton, a resposta para é sim. Como exemplo de superação, o jogador fez questão de lembrar da campanha do Fluminense em 2009. Virtual rebaixado naquele ano, o Tricolor carioca reverteu o risco de 99% de queda após conquistar seis vitórias e um empate nos últimos sete jogos daquele ano.

- Eu entendo a torcida. Torcedor que ama o clube sempre vê esse lado. Mas nosso grupo acredita. Não é à toa que o Fluminense, em 2009, tinha que ganhar nove jogos e ganhou os nove. Então nosso grupo acredita, está confiante, mas não adianta só falar, é fazer. Se Deus quiser, no domingo a gente vai começar a fazer e mudar a história do Bahia – disse*.

Neste domingo, o Tricolor tem uma partida importante contra o Goiás, no estádio Serra Dourada, às 19h30 (horário de Brasília; 18h30 de Salvador). Para não aumentar, ainda mais, o risco de rebaixamento, o time precisa conquistar sua terceira vitória fora de casa neste Brasileirão.

- Já caí para a Série B, da B pra C com o Vitória. Se eu cair mais uma vez, com o Bahia, não vão surgir muitas oportunidades em outros clubes. Mas nossa preocupação não é só com a gente, é com torcedores e também com o pessoal que trabalha no clube. Muitas vezes, já vi clube caindo e demitindo o pessoal que ganha pouco. Mas temos o Goiás agora, nosso objetivo é conquistar os três pontos, não é pensar no empate nem na derrota – garante o volante.

Para tentar se manter vivo na competição, o Bahia intensificou os treinamentos nesta semana e tem trabalhado em dois turnos, aproveitando a ausência de jogos no meio de semana.

- Vale o sacrifício. Até porque o treinador Kleina não teve esse espaço, esse tempo todo para treinar com a equipe, fazer situações de jogos, variações de esquemas. Tivemos agora duas semanas seguidas sem jogos na quarta, que ele está tendo a oportunidade de fazer vários treinamentos e esperamos que isso possa surtir efeito nos jogos – finaliza.

*Nota de redação: o Fluminense venceu seis partidas e empatou uma nas últimas sete rodadas do Brasileirão daquele ano. Com isso, somou 19 pontos em 21 disputados.