Postado por - Newton Duarte

Fonte de gols: França aniquila Suíça; Raio-X e os Gols

França destrói fortaleza suíça e decreta nova goleada em Salvador

Pela terceira vez em três jogos, os soteropolitanos assistiram a uma goleada na Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela segunda rodada do Grupo E, a França arrasou a fama de bons defensores que os suíços construíram nos últimos anos e aplicou uma goleada de 5 a 2. Benzema, Giroud, Matuidi, Sissoko e Valbuena marcaram para a França; a Suíça descontou com Dzemaili e Xhaka.

Aos 48 minutos, Benzema recebeu passe de Sissoko na entrada da área e, com uma finalização de primeira, colocou a bola no ângulo de Benaglio, marcando o que seria o sexto gol francês. O árbitro, no entanto, já tinha apitado o final do jogo, o que invalidou o gol.

O resultado deixou os franceses com seis pontos e praticamente decretou a classificação da equipe comandada por Didier Deschamps para a segunda fase da Copa do Mundo. Para assegurarem ainda nesta sexta-feira uma das vagas nas oitavas de final, os franceses precisam torcer por uma vitória ou um empate de Honduras contra o Equador, no jogo que será disputado em Curitiba. Apesar da derrota, os suíços seguem três pontos e boas possibilidades de classificação.

Suíça e França voltam a campo na próxima quarta-feira, na última rodada da chave, que terá as duas partidas disputadas simultaneamente, às 17 horas (de Brasília). No Maracanã, os franceses jogam contra os equatorianos, enquanto na Arena da Amazônia, suíços e hondurenhos se enfrentam.

Artilheiro da França, com três gols, Benzema perdeu pênalti, mas foi um dos destaques do jogo

O jogo – Autor de gois gols logo na estreia, contra Honduras, Benzema foi o primeiro francês a ameaçar o gol da Suíça. Aos cinco minutos, o jogador do Real Madrid dominou fora da área, pelo lado esquerdo, ajeitou a bola para a perna direita e finalizou colocado, buscando o ângulo de Benaglio. A finalização passou com perigo, à esquerda da meta.

A sólida defesa suíça sofreu uma baixa logo aos oito minutos. Von Bergen sofreu um profundo corte na região do olho esquerdo, após dividida com Giroud, e precisou deixar o campo para a entrada de Senderos.

Aos 16 minutos, após boa jogada pela direita, a bola foi cruzada rasteira e, antes que Benzema chegasse para finalizar, a defesa da Suíça cortou de qualquer maneira, pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Valbuena colocou a bola na cabeça de Giroud, que cabeceou forte. Benaglio ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o primeiro gol francês.

No lance seguinte, um minutos depois da abertura do placar, Behrami deu um passe errado no campo de defesa suíço e colocou a bola nos pés de Benzema, que avançou em velocidade e rolou para Matuidi. O volante entrou na área pela esquerda e finalizou rasteiro para marcar o segundo gol da França.

A Suíça balançou as redes aos 27 minutos, mas o lance foi corretamente anulado. Após escanteio cobrado, os suíços ficaram com a sobra e a bola chegou aos pés de Xhaka, que, em posição de impedimento finalizou para o gol.

França apresentou bom futebol coletivo, com muitas trocas de passes e jogadas rápidas

Os suíços novamente ameaçaram aos 30 minutos. Mehmedi avançou pelo meio e chutou de fora da área, obrigando Lloris a espalmar a bola. No rebote, Shaqiri, dentro da área, finalizou de esquerda, e a bola assustou os franceses passando perto da trave esquerda do goleiro.

Benzema invadiu a área pela esquerda aos 31 minutos, pedalou para cima de Djourou e, pouco antes de atingir a linha de fundo, foi derrubado por Djourou. Na cobrança do pênalti, Benzema chutou no canto direito de Benaglio, que espalmou. No rebote, com o gol aberto, Cabaye finalizou com força no travessão.

A França marcou o terceiro gol aos 40 minutos. Benzema dominou a bola no campo de defesa após a defesa cortar escanteio cobrado pela Suíça e passou para Varane, que lançou Giroud no campo de ataque. O camisa 9 francês avançou em velocidade até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Valbuena, que, livre de marcação, só precisou empurrar para o fundo das redes.

No segundo tempo, a primeira oportunidade mais clara de gol foi criada pela França, aos 10 minutos. Giroud recebeu no meio e, da meia-lua, finalizou forte buscando o canto esquerdo de Benaglio. A bola passou perto da trave suíça.

Aos 12 minutos, a Suíça assustou o goleiro Lloris. Após boa trama pelo lado esquerdo, a bola chegou aos pés de Dzemaili, que finalizou com força na entrada da área. O arremate passou perto do ângulo direito do arqueiro francês, que só torceu para que a bola saísse.

A rápida troca de passes do time francês quase originou o quarto gol, aos 14. Valbuena dominou na área, evitou o marcador e rolou para Benzema, que finalizou de perna esquerda. A bola desviou na defesa suíça e passou perigosamente por cima do travessão.

Xhaka marcou um belo gol, o segundo da Suíça, e diminuiu o vexame contra os franceses

Os suíços desperdiçaram nova chance aos 19 minutos. Lichtsteiner foi à linha de fundo pela direita e cruzou na área. Debuchy falhou e a bola sobrou para Mehmedi, que dominou mal e chutou a bola por cima do gol na saída de Lloris.

O quarto gol francês saiu aos 22 minutos. De três dedos, Pogba deu lançamento preciso para Benzema, que contou com a falha de Senderos antes de tocar na saída do goleiro Benaglio.

A França transformou a goleada em massacre aos 28 minutos. Benzema recebeu a bola na entrada da área e teve tempo de pensar antes de tocar para Sissoko, que aparecia pelo lado direito. De primeiro, o volante francês finalizou no contrapé de Benaglio e marcou o quinto gol francês.

Os suíços descontaram aos 35 minutos. Em cobrança de falta, Dzemaili chutou no meio da barreira, a bola passou por baixo da perna esquerda de Benzema e tirou qualquer possibilidade de defesa de Lloris.

A Suíça marcou seu segundo gol aos 42 minutos. Inler deu lançamento milimétrico para Xhaka, que entrou na área livre e acertou um lindo chute de primeira, com a perna esquerda, sem chance de defesa para o goleiro francês.

No último lance do jogo, aos 48 minutos, Benzema recebeu passe de Sissoko e, na entrada da área, finalizou de primeira, colocando a bola no ângulo direito de Benaglio, que sequer pulou para tentar a defesa. Como o árbitro já tinha apitado o final da partida, o gol não foi validado.


Suíça 2 x 5 França

Copa do Mundo – Grupo E


Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data: 20 de junho de 2014, sexta-feira

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Bjorn Kuipers, da Holanda

Assistentes: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra, ambos da Holanda

Cartões amarelos: Cabaye (França)

Gols: Suíça: Dzemaili 35’ 2º T e Xhaka 42’ 2º T; França: Giroud 16’ 1º T, Matuidi 17’ 1º T, Valbuena 40’ 1º T, Benzema 22’ 2º T e Sissoko 28’ 2º T    

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Djorou, Von Bergen (Senderos) e Ricardo Rodriguez; Inler, Behrami (Dzemaili), Mehmedi, Xhaka e Shaquiri; Seferovic (Drmic)

Técnico: Ottmar Hitzfeld

França: Lloris; Debuchy, Varane, Sakho (Koscielny) e Evra; Cabaye, Matuidi, Sissoko e Valbuena (Griezmann); Giroud (Pogba) e Benzema

Técnico: Didier Deschamps

O CARA

Karim Benzema

Benzema foi novamente um destaque da França (AP Photo/Christophe Ena)

Pelo segundo jogo seguido, foi mais uma vez o grande nome da França. Começou o jogo atuando pelo lado do campo para deixar Giroud mais centralizado, mas a boa movimentação do ataque francês o permitiu se mexer e ter boas chances. Perdeu um pênalti, é verdade, mas deu passe para dois gols – o de Matuidi e o de Sissoko -, marcou um gol e foi o grande nome ofensivo da França. E já disputa a artilharia.

OS GOLS

17’/1T: GOL DA FRANÇA!

Cobrança de escanteio do lado direito cobrado por Valbuena, Giroud subiu mais que todo mundo para tocar de cabeça no alto, longe do alcance de Benaglio.

18’/1T: GOL DA FRANÇA!

Behrami erra a saída de bola, jogando no pé de  Benzema. O atacante abre para Matuidi entrar na área pela esquerda e chutar colocado. Benaglio aceitou e a França abriu 2 a 0.

40’/2T: GOL DA FRANÇA!

Contra-ataque mortal da França. Depois de escanteio da Suíça, Giroud foi lançado no lado esquerdo com muito campo para correr, avançou até dentro da área e tocou rasteiro para Valbuena entrar na segunda trave e mandar para a rede.

22′/2T: GOL DA FRANÇA!

Jogada trabalhada pela França pela direita, Porgba recebeu pelo meio e fez um lindo passe para Benzema. Senderos não conseguiu cortar e o atacante girou para bater e vencer o goleiro Benaglio.

27′/2T: GOL DA FRANÇA!

Mais uma jogada em velocidade da França, trabalhada pelo meio, que passou pelos pés de Benzema no centro do ataque. O centroavante abriu na direita, onde Sissoko invadiu a área e tocou de primeira,colocado, no canto. Não precisou nem de muita força.

36′/2T: GOL DA SUÍÇA!

Em cobrança de falta no final do jogo, Dzemaili bateu forte no meio da barreira, que abriu bem onde estava Benzema, não dando chances para Lloris chegar na bola. A Suíça ao menos conseguia um gol na partida.

42′/2T: GOL DA SUÍÇA!

Bom passe de Inler, nas costas da defesa, para Xhaka. O meia bateu de primeira para marcar mais um e deixar mais um na conta da suíça.

A TÁTICA

Suíça x França

Suíça x França

Os suíços não mudaram o esquema tático em relação ao primeiro jogo, mas mudaram a escalação. Começaram o jogo com o time que terminou a partida contra o Equador. Só que agora o adversário era muito mais forte e, assim, a alteração não surtiu muito efeito. A criação de jogadas do time ficou presa na boa marcação francesa, além de não conseguir lidar com a velocidade dos Bleus, que trocaram a escalação, colocando em campo Giroud e Sissoko nos lugares de Griezmann e Pogba. O meio-campo francês continuou sendo destaque, marcando e jogando.

A ESTATÍSTICA

15

Número de chutes a gol que deu Benzema na Copa do Mundo. Marcou três gols, mas poderia ter seis. No primeiro jogo, o gol que foi dado contra – o do famoso gol marcado pela tecnologia – poderia ter sido dado para ele, embora, de fato, tenha sido contra. Ele teve um pênalti, que acabou perdendo neste jogo com a Suíça. E ainda teve um go que o árbitro não marcou porque apitou pouco antes do jogador chutar, com a França toda no ataque. Benzema parece não ter medo de chutar.

Atuações: da defesa ao ataque, a França multiplica notas 9 ao golear

Varane, Valbuena, Giroud e Benzema ficam próximos de atuações perfeitas ao golear a Suíça. França ainda desperdiçou cobrança de pênalti e teve gol invalidado no final

Header Suica (Foto: Infoesporte)

BENAGLIO - GOLEIRO

Apesar de ter levado cinco gols, defendeu o pênalti de Benzema e teve outras boas intervenções que impediram que a Suíça saísse de campo com um placar ainda mais dilatado.

Nota: 5

LICHTSTENINER - LATERAL DIREITO

Depois de um primeiro tempo muito ruim, onde deixou muitos espaços, aproveitados pelos franceses. Passou a apoiar mais no segundo tempo.

Nota: 4

VON BERGEN - ZAGUEIRO

Teve pouco tempo em campo. Saiu ainda no começo por conta de uma lesão.

Sem nota

DJOUROU - ZAGUEIRO

Assistiu o passeio francês de um lugar privilegiado: de dentro do campo.

Nota: 2

RICARDO RODRIGUEZ - LATERAL ESQUERDO

Apoiou pouco e sofreu com a velocidade de Valbuena.

Nota: 4

INLER - VOLANTE

Fez pouco para o que se espera. Líder de um time conhecido por seu ferrolho defensivo, viu o castelo suíço ruim. O belo passe para o gol de Xhaka minimizou o desastre.

Nota: 5

BEHRAMI - VOLANTE

Sofreu para encontrar a marcação francesa. Falhou feio no segundo gol francês.

Nota: 4

XHAKA - MEIA

Após um primeiro tempo ruim, se apresentou para o jogo no segundo tempo e marcou um belo gol, mas já era tarde.

Nota: 6

SHAQUIRI - MEIA

Estrela do time, sofreu com os companheiros pouco inspirados. Tentou destoar dos companheiros, mas era dia da Suíça.

Nota: 6

MEHMEDI - ATACANTE

Boa movimentação. Serviu bem os companheiros de frente, mas perdeu uma chance clara de diminuir o placar.

Nota: 5

SEFEROVIC - ATACANTE

Se movimentou bem, mas parou nas mãos de Lloris.

Nota: 5

SENDEROS - ZAGUEIRO

Experiente, entrou em campo cedo, mas mostrou que já não tem a mesma segurança de outros anos. Sofreu com Giroud e Benzema. Fez pênalti no camisa 10 francês e falhou feio no quarto gol.

Nota: 2

DZEMAILI - MEIA

Entrou na tentativa de ganhar o meio campo, mas pouco ajudou e ainda errou muitos passes na saída de bola. Ao menos marcou um gol na falha de Lloris.

Nota: 6

DRMIC

Entrou para tentar mudar o panorama ofensivo, mas não teve uma chance sequer. Sofreu diante de Varane.

Nota: 4

Header Franca (Foto: Infoesporte)

LLORIS - GOLEIRO

Teve pouco trabalho, mas quando exigido mostrou serviço. Quase no fim do jogo, sofreu um gol num lance defensável, mas que também contou com um erro da barreira.

Nota: 7

DEBUCHY - LATERAL DIREITO

Apoiou bem pelo lado direito, mas deixou a defesa aberta em alguns lances de perigo dos suíços. Perdeu chance de marcar o seu, no rebote do pênalti.

Nota: 6

VARANE - ZAGUEIRO

Seguro em praticamente todo jogo, mostrou porque é um dos melhores zagueiros do mundo na atualidade. Lançou Giroud no lance do terceiro gol francês.

Nota: 9

SAKHO - ZAGUEIRO

Mostrou velocidade e força física para parar as jogadas de perigo dos suíços.

Nota: 7

EVRA - LATERAL ESQUERDO

Apoiou bem pelo lado esquerdo. Usou a experiência para chamar a responsabilidade em muitos momentos da partida. Com Giroud inspirado, foi pouco acionado para atacar.

Nota: 7

CABAYE - VOLANTE

Consciente na marcação, roubou bolas e municiou os companheiros de criação. Mostrou habilidade e deu qualidade para a saída de bola francesa.

Nota: 8

SOSSOKO - VOLANTE

Marcou bem, mas deu espaço quando a Suíça passou a criar no primeiro tempo. Se recuperou no segundo e ainda marcou gol.

Nota: 8

MATUIDI - VOLANTE

Com força e velocidade, se destacou no meio campo francês. Marcou bem e chegou forte no ataque. Quando teve chance, balançou as redes.

Nota: 8

VALBUENA - MEIA

Correu bastante. Criou boas jogadas de ataque e ainda ajudou na marcação no lado direito da defesa contendo os avanços de Ricardo Rodriguez. Cobrou escanteio no  gol de Giroud. Atuação foi coroada com o gol.

Nota: 9

GIROUD - ATACANTE

Faro de artilheiro na cabeçada do gol. Fez excelente jogada e serviu Valbuena no terceiro gol francês.

Nota: 9

BENZEMA - ATACANTE

Buscou o jogo, se movimentou bem., mas errou em lances que poderiam ter definido a partida mais cedo. Deu assistência para o gol de Matuidi. Desperdiçou o pênalti, mas marcou marcou o seu no segundo. Ainda fez um belo gol, que não foi validado pela arbitragem.

Nota: 9

POGBA - MEIA

Entrou no segundo tempo. Serviu Benzema e fez boas jogadas pelo lado direito de ataque. Mostrou que além dos 11, a França tem força no banco de reservas.

Nota: 7

GRIEZMANN - ATACANTE

Em campo por pouco tempo. Não teve o que mostrar.

Sem Nota


Fonte: GENET - Felipe Lobo

Foto: AFP – Band – Reprodução Trivela – Arte GE.COM