Postado por - Newton Duarte

Força pra ficar no Top 10

Com campanha atual, Tricolor deixa 'números de degola' para trás

Com 19 pontos conquistados em 11 jogos disputados, o Bahia ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro


A campanha do Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro faz o torcedor tricolor esquecer as duas últimas participações do time no torneio. Se antes a briga desde o começo a briga já era para não cair, o Esquadrão agora já tem gordura para pensar que o sofrimento vivido nas temporadas 2011 e 2012 ficou para trás. Em 2013, o clube pode projetar, tranquilamente, permanecer no top 10 até o final.

Com 19 pontos conquistados em 11 jogos disputados, o Bahia ocupa a segunda colocação no Brasileirão. Como tem um jogo a mais que a maioria dos clubes e terá folga no fim de semana, o time pode cair na tabela, mas na pior das hipóteses fica em sexto ao fim da 11ª rodada. Até agora, o Tricolor venceu cinco jogos, empatou quatro e perdeu dois. Foram 13 gols marcados e dez sofridos.

Só a título de comparação, times que tinham a mesma pontuação após 11 jogos completados nos anos anteriores terminaram o campeonato longe da zona de rebaixamento. Em 2011, o Palmeiras era 5º àquela altura da competição, mas caiu de rendimento e chegou a figurar na zona de rebaixamento, mas terminou em 11º. O melhor exemplo para o Bahia está na temporada 2012. São Paulo e Internacional tinham 19 pontos após 11 rodadas: o tricolor paulista era 6º e acabou sendo o 4º da Série A do ano passado, garantindo vaga na Taça Libertadores. Já o Colorado, que era o 7º, acabou sendo apenas o 10º.

Para esquecer - Os inícios de Brasileirão do Bahia em 2011, ano da volta a Série A, e em 2012, dão calafrios no torcedor tricolor. Em 2011, com René Simões no comando, o time havia conquistado apenas 11 pontos em 11 jogos e era o 16º colocado. A campanha de dois triunfos, cinco empates e quatro derrotas ainda contava com saldo negativo de dois gols - 12 marcados e 14 sofridos.

Já no ano passado, o Bahia já havia trocado de técnico no mesmo período. Falcão fora demitido na 10ª rodada e Eduardo Barroca assumiu interinamente na 11ª. O retrospecto inicial de 2012 ainda é pior do que o de 2011, pois o time estava na zona de rebaixamento, na vice-lanterna. A campanha tinha um triunfo, cinco empates e cinco derrotas, com nove gols marcados e 18 sofridos. Dos atletas que estão no clube desde 2011, o goleiro Marcelo Lomba, o zagueiro Titi, e o volante Fahel, eram e continuam titulares desde então.


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: Hailton Andrade - IBahia.com

Foto: Reprodução