Postado por - Newton Duarte

Fórmula 1: No Principado de Mônaco, Mercedes erra e Rosberg vence; Assista

Mercedes erra com Hamilton, e vitória "cai no colo" de Rosberg em Mônaco

Inglês rumava para tranquilo triunfo de ponta a ponta quando fez pit stop durante safety car e voltou em terceiro, atrás de Nico e Vettel. Felipe Nasr é 9º, Massa, o 15º

O que era um sossegado passeio de Lewis Hamilton nas apertadas ruas de Mônaco virou uma inesperada vitória de Nico Rosberg. Depois de desbancar o companheiro de Mercedes no treino classificatório e garantir a pole position, o britânico caminhava para um tranquilo triunfo de ponta a ponta. Mas a entrada do safety car, em razão da forte batida de Max Verstappen a 15 voltas do fim, mudou a história da 6ª etapa da temporada 2015 da Fórmula 1. A Mercedes aproveitou o período com o carro de segurança para chamar o inglês, que reclamava dos pneus, para um pit stop extra, crendo que ele voltaria com folga na liderança, e de compostos supermacios, contra os macios dos rivais. Um erro de cálculo grosseiro. A vantagem de 25 segundos não foi suficiente e Hamilton acabou deixando os boxes atrás de Rosberg e Sebastian Vettel, da Ferrari. Com pneus novos, o britânico até tentou desfazer o prejuízo. Em vão. Sequer conseguiu passar o alemão da Ferrari e viu Rosberg sumir na frente para vencer a prova.

- Nós pensamos que a diferença era maior do que era. Foi um erro de julgamento completo.  Estragamos tudo. Sentimos muito por ele. Não há nada mais a fazer do que pedir desculpas a Lewis - admitiu o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

Nico Rosberg celebra terceira vitória seguida no GP de Mônaco (Foto: Reuters)

Incrédulo, Lewis guiou vagarosamente até o parque fechado como se tentasse entender o que havia acontecido. Sua expressão no pódio estampava a decepção com a perda da corrida. Ele sequer estourou o champanhe. Ao menos, escutava a torcida, em uma tentativa de afago, gritar seu nome. Rosberg, por sua vez, comemorava efusivamente. Também, pudera. Com o resultado, o alemão colocou seu nome na história do GP de Mônaco. Alcançou sua terceira vitória consecutiva nas ruas do Principado, feito conseguido apenas por Ayrton Senna, Alain Prost e Graham Hill. O recorde de vitórias seguidas, porém, ainda pertence a Senna, com cinco. De quebra, Nico encostou em Hamilton no Mundial de Pilotos. Após seis das 18 etapas disputadas, ele tem 116 pontos, contra 126 do inglês, ainda líder do campeonato. Confira a classificação completa. A próxima corrida é no dia 7 de junho no Canadá.

Lewis Hamilton sai incrédulo após perder a vitória no GP de Mônaco (Foto: AFP)

Brasileiros tem domingo de sensações distintas: Nasr pontua, Massa tem problemas

Outro que não saiu de Monte Carlo com motivos para sorrir foi Felipe Massa. O piloto da Williams teve o bico do carro quebrado e o pneu dianteiro direito furado ao se envolver em um toque com Nico Hulkenberg (Force India) logo na largada, precisou parar nos boxes, caiu para último e terminou em 15º, logo atrás do parceiro Valtteri Bottas. Mas foi um dia de sabores opostos para os brasileiros. Felipe Nasr começou em 14º, ganhou duas colocações na largada, foi herdando posições ao longo da prova e cruzou em nono, somando mais dois pontos.

O GP de Mônaco foi marcado também pela primeira aparição da McLaren na zona de pontuação na temporada 2015, na retomada da parceria com a Honda. Jenson Button, com o oitavo lugar, foi o responsável por anotar os primeiros pontos da McLaren-Honda desde a vitória de Gerhard Berger no GP da Austrália de 1992. Fernando Alonso, por sua vez, abandonou com problemas mecânicos quando era nono.

Quem também se destacou foi o jovem Daniil Kvyat, substituto de Vettel na RBR. O russo de 21 anos ofuscou mais uma vez Daniel Ricciardo, e terminou em quarto, à frente do parceiro, que garantiu o 5º lugar ao passar Kimi Raikkonen nas voltas finais em uma manobra forçada.

Nico Rosberg, à frente de Nico Rosberg e Lewis Hamilton no fim do GP de Mônaco (Foto: Gero Breloer/AP)

RESULTADO DO GP DE MÔNACO

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS SEIS ETAPAS

COMO FOI A CORRIDA

Massa quebra bico da Williams na largada

Hamilton manteve a ponta na largada, enquanto Rosberg teve sangue frio para se defender do bote de Vettel na Ste. Devote. Partindo de 12º, Felipe Massa havia largado bem. Mas ao brigar pela 8ª posição, levou um toque, danificou o bico, furou um pneu e precisou ir para os boxes, caindo para último. Já Felipe Nasr ganhou duas posições e subiu para 12º. A volta inicial também foi marcada pelo incidente entre Alonso e Hulkenberg, com o alemão beijando o guard rail e quebrando a asa dianteira. Pelo incidente com Hulk, o espanhol da McLaren foi punido com o acréscimo de 5s a ser cumprido no próximo pit stop.

Quando Massa chegou aos boxes, os mecânicos da Williams tiveram dificuldades para trocar o bico do carro. Com isso, o brasileiro perdeu uma volta em relação a todos os competidores, comprometendo de vez qualquer chance de marcar pontos na corrida. Já Maldonado, com problemas nos freios, recolheu para os boxes poucas voltas depois e abandonou.

Lá na frente, Hamilton passou a administrar uma diferença de 2s5 que construiu sobre Rosberg nas dez primeiras voltas. Vettel, por sua vez, aparecia a 1s5 do compatriota da Mercedes. Kvyat deixou para trás o companheiro de RBR, Ricciardo, que completava o top 5.

Mais atrás, Felipe Nasr fez seu primeiro pit stop na 20ª volta, mas se manteve na 11ª colocação, uma atrás de Alonso. O brasileiro acabou entrando na zona de pontuação ao herdar a posição de Verstappen, que vinha fazendo uma excelente prova, mas enfrentou um problema com a roda direita traseira em seu pit stop e retornou apenas em 13º.

Com 25 voltas, a vantagem de Hamilton para Nico já beirava os 5 segundos. Foi quando os líderes encararam os primeiros retardatários. Apesar de reclamar que perdeu tempo, Lewis se desvencilhou do tráfego com mais facilidade que Rosberg, aumentando a soberania na ponta para 8 segundos.

Após a primeira e única rodada de pit stops, o britânico manteve a ponta com a mesma diferença para o companheiro de Mercedes. A única mudança no pelotão da frente foi Raikkonen, que ganhou a posição de Ricciardo.

Alonso abandona

Na 43ª volta, Alonso, que vinha em um bom 9º lugar com a McLaren viu o sonho de marcar os primeiros pontos na temporada acabar. Com problemas mecânicos, espanhol passou reto na Ste. Devote e abandonou. Quem agradeceu foi Nasr, que subiu mais uma posição.

Mad Max: Verstappen se precipita, bate forte, e muda história da corrida

A corrida caminhava para um desfecho monótono, quando a 15 voltas do fim, Max Verstappen se precipitou ao tentar passar Romain Grosjean, bateu na Lotus do francês, e entrou com violência embaixo da barreira de proteção na Ste. Devote. Por sorte, apesar do forte impacto, o jovem holandês não se feriu.

Hamilton faz pit stop extra e volta atrás de Rosberg e Vettel

O acidente provocou o acionamento, pela primeira vez na F-1, do "safety car virtual", obrigando os pilotos a andarem em velocidade limitada no setor, e depois houve a entrada do carro de segurança. A Mercedes, então, decidiu chamar Hamilton, que reclamava dos pneus, para os boxes. O inglês tinha uma vantagem de 25 segundos na ponta, e equipe acreditava que ele que voltaria na frente de Rosberg e Vettel. Mas o britânico acabou retornando atrás dos rivais, em terceiro. “Perdi esta corrida, não é?”, disse um surpreendido Hamilton pelo rádio. Ao menos, o britânico teria pneus supermacios novos, contra macios gastos dos dois primeiros colocados.

O safety car deixou a pista a sete voltas do fim. Com a faca nos dentes, Hamilton partiu para cima de Vettel. Mas passar nas ruas de Mônaco não é um trabalho dos mais fáceis. Sem conseguir superar o alemão da Ferrari, o inglês passou a ser ameaçado por Kvyat. E aí já não dava mais tempo. Rosberg já havia aberto vantagem na frente, caminhando para uma surpreendente vitória. Vettel cruzou em segundo, Lewis, em terceiro. Nas voltas finais, Ricciardo deu um "chega pra lá" em Raikkonen e pulou para quarto. A RBR chegou a pedir para Kvyat abrir caminho, para que o australiano, com pneus supermacios, tentasse passar Hamilton. Como não conseguiu, o time austríaco pediu para seus pilotos inverterem as posições novamente no fim. Nasr recebeu a bandeirada em 9º, e Massa, em 15º.

O CIRCUITO