Postado por - Newton Duarte

Fórmula 1: Rosberg quebra hegemonia de Hamilton no GP da Espanha; Veja

Nico não dá chances para Hamilton e Vettel e vence a primeira, na Espanha

Inglês da Mercedes aposta em tática diferente para superar alemão da Ferrari e ficar em 2º. Massa e Nasr ganham três posições e cruzam em 6º e 12º, respectivamente

Nico Rosberg voltou a sorrir. Ofuscado pelo companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, e, esporadicamente, por rivais da Ferrari neste início de campeonato, o alemão, enfim, teve seu fim de semana de glória em 2015. O palco foi o Circuito de Barcelona-Catalunya. Largando da pole position, Nico foi dominante: não deu chances para os adversários e faturou o GP da Espanha, válido pela 5ª etapa da temporada, dando um tempero a mais na briga pelo título. Foi sua primeira vitória no ano. Hamilton, por sua vez, demorou a se entender com o carro. Chegou a ser superado por Sebastian Vettel na largada, mas apostou em um plano "B", uma tática de dois pit stops contra três do rival, para recuperar a segunda colocação, completando a dobradinha das Flechas de Prata. O britânico só roubou a cena ao participar da cerimônia do pódio de óculos escuros. Assista aos melhores momentos no vídeo acima.

- Foi um fim de semana perfeito: largar na pole e vencer a corrida.  Estou muito feliz - disse um aliviado Rosberg.

Nico Rosberg sobe na Mercedes para celebrar vitória no GP da Espanha de Fórmula 1 (Foto: AFP)

Massa e Nasr sobem três posições

Largando da nona colocação, Felipe Massa se livrou rapidamente dos carros da STR e da RBR no começo da prova e terminou em sexto. Assim como o compatriota da Williams, Felipe Nasr também ganhou três posições em relação à largada. Mas em razão das limitações do carro da Sauber, que pouco evoluiu no intervalo de três semanas da F-1, o jovem brasileiro não passou da 12ª colocação, ficando fora dos pontos. Valtteri Bottas (Williams) segurou Kimi Raikkonen (Ferrari) nas voltas finais e terminou em quarto. Daniel Ricciardo (RBR), Romain Grosjean (Lotus), Daniil Kvyat (RBR) e Max Verstappen (STR) completaram a zona de pontuação. A expectativa em torno dos possíveis primeiros pontos da McLaren, que estreou nova pintura no MP4-30, não foi concretizada, graças ao abandono de Fernando Alonso, por problemas de freios, e a problemas de equilíbrio no carro de Jenson Button, 16º colocado.

Lewis Hamilton chamou a atenção ao subir ao pódio de óculos escuros (Foto: Reuters)

RESULTADO DO GP DA ESPANHA

CLASSIFICAÇÃO 2015

Com a vitória, o vice-líder Rosberg reduziu em sete pontos a desvantagem no campeonato para Hamilton, e abriu vantagem para Vettel. Após cinco etapas disputadas, o inglês lidera com 111 pontos, contra 91 do companheiro, e 80 do alemão da Ferrari. Massa é o sexto com 39, e Nasr o nono, com 14. Confira a classificação completa. A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas com o GP de Mônaco.

Clique aqui e confira a tabela completa

A CORRIDA

Na largada, Rosberg segurou a ponta com tranquilidade, enquanto Hamilton tracionou mal e foi superado por Vettel ainda nos primeiros metros, caindo para terceiro. Do sétimo lugar, Kimi subiu para quinto, logo atrás de Bottas. Da nona colocação, Massa partiu bem, chegou a ganhar três colocações, mas perdeu duas delas nas curvas seguintes e ficou em oitavo. Felipe Nasr, por sua vez, manteve-se em 15º.

Nas primeiras voltas, Massa se livrou rapidamente das STR de Sainz e Verstappen, subindo para sexto. Lá na frente, Nico abria distância para Vettel, enquanto Hamilton tinha dificuldades para acompanhar o tetracampeão. O britânico então passou a imprimir um ritmo mais forte e começou a se aproximar do alemão da Ferrari. Porém, antes de tentar o ataque, a Mercedes o chamou na 14ª volta para a primeira parada, em uma tentativa de ganhar a posição nos boxes. No entanto, a parada foi lenta em razão da demora no encaixe da roda traseira esquerda, permitindo que Vettel fizesse seu pit stop na volta seguinte e retornasse à frente. Rosberg fez sua parada logo depois e continuou na ponta. Após a primeira rodada de pit stops, as atrações da corrida ficavam por conta da aproximação de Hamilton a Vettel, no duelo pela segunda colocação, e de Massa a Raikkonen, na luta pelo quinto lugar.

Grosjean derruba mecânico nos boxes

Na 28ª volta, Alonso, que vinha fazendo uma boa prova diante da torcida espanhola, precisou abandonar. Com problemas nos freios, o piloto da casa quase acertou os mecânicos da McLaren ao parar nos boxes. Em seguida, teve o carro recolhido para a garagem. Quem também teve um incidente nos boxes foi Grojean. O francês da Lotus entrou rápido demais no pit lane e derrubou um dos mecânicos, que sofreu ferimentos leves.

Com a metade da corrida completada, Hamilton fez seu segundo pit stop e colocou um jogo de pneus duros. Ele apostava em uma tática de três paradas, contra duas dos seus principais rivais. Quando Rosberg e Vettel foram para os pits para segunda parada, retornaram atrás do britânico da Mercedes, que assumiu a liderança provisória. Nada que preocupasse Nico, já que o parceiro ainda precisava fazer um terceiro pit stop.

Na 42ª volta, Hamilton fez sua terceira e última parada, e retornou em segundo, ganhando a posição de Vettel. Com pneus médios contra os compostos duros de Rosberg, o inglês teria 14 voltas para tentar uma improvável aproximação ao companheiro de equipe. Lewis chegou a reduzir a desvantagem para 12s, mas ao perceber que não seria possível lutar pela vitória, segurou o ritmo e cruzou a 17s. A principal briga das voltas finais ficou por conta de Raikkonen, que tentou, sem sucesso, tomar a quarta posição de Bottas (vídeo). Massa cruzou em sexto, seguido por Ricciardo, Grosjean, Sainz e Kvyat, que fechou a zona de pontuação.

Nico Rosberg recebe bandeirada da vitória no GP da Espanha (Foto: EFE)