Postado por - Newton Duarte

Fórmula E: Nelsinho Piquet conquista terceiro lugar no ePrix de Buenos Aires

De surpresa, Nelsinho Piquet conquista terceiro lugar no ePrix de Buenos Aires

Brasileiro é o quinto colocado na Fórmula E; corrida é vencida por português

Brasiliense conquista segundo pódio consecutivo e é quinto no campeonato da Fórmula E (Foto: Steve Hewett / Piquet Sports)

A última corrida em solo sul-americano da Fórmula E, disputada no circuito de rua de Puerto Madero, em Buenos Aires, Argentina, teve quatro líderes e Nelsinho Piquet no pódio pela segunda vez seguida.  O piloto brasiliense mostrou que o segundo lugar em Punta del Este não veio por acaso e  terminou em terceiro lugar na capital argentina. A prova foi vencida pelo português Antonio Felix da Costa. 

A etapa portenha foi dividida em duas partes distintas. Na primeira, antes da parada obrigatória para troca de carros, o pole Sébastien Buemi parecia a caminho da segunda vitória consecutiva. O panorama começou a mudar pouco antes da metade das 35 voltas, quando a forte batida do indiano Karun Chandhok obrigou a uma entrada do safety car e antecipou os pit stops.

Piquet deixou os boxes em 14º e foi escalando o pelotão até as voltas finais, inclusive realizando ultrapassagens por fora. Com o terceiro lugar na pista portenha, Nelsinho foi a 37 pontos no campeonato. Ele manteve a quinta posição no campeonato, mas a distância para o líder caiu de 36 para 21 pontos.

- Tivemos falha na comunicação e saí do box acreditando que estava uma volta atrás dos líderes. Então voltei da parada e No final da prova cheguei até a tomar uma distância dos carros à frente, para tentar cravar a volta mais rápida. E fiquei surpreso quando recebi a bandeirada e o time deu parabéns pelo terceiro lugar - declarou o competidor do carro #99.

Com as alterações na classificação na relargada, os líderes foram aos poucos ficando pelo caminho - Jean Éric Vergne, que perdeu rendimento, Buemi, Lucas di Grassi (bateram na mesma chicane) e, finalmente, o alemão Nick Heidfeld, punido com um drive thru por desrespeito à sinalização na área dos boxes. Num desfecho que levantou as arquibancadas, Félix da Costa herdou a ponta e conseguiu receber a bandeirada com certa tranquilidade sobre Prost.