Helinho vence segunda prova de Detroit
Helinho comemora vitória subindo na grade do circuito
O piloto da Penske, Helio Castroneves venceu a segunda prova da rodada dupla de Detroit, disputada neste domingo no circuito de rua montado na cidade norte-americana do estado de Michigan.
A segunda posição ficou com Will Power, seguido por Charlie Kimball, que largou da 20ª posição. James Hinchcliffe e Scott Dixon fecharam o top-5.
Entre os estreantes, Mikhail Aleshin, que em 2014 disputa sua primeira temporada da Fórmula Indy pela equipe Schmidt Peterson, largou em 16º e cruzou a linha de chegada na sétima posição.
Tony Kanaan, terceiro colocado na prova de sábado e 17º do grid de domingo, cruzou a linha de chegada em nono.
A corrida
Logo na largada, o japonês Takuma Sato, que no treino de classificação quebrou o recorde da pista e conquistou a pole-position, arrancou na frente e manteve a ponta, mas Pagenaud queimou a largada e os pilotos tiveram que realinhar.
Na segunda largada, Takuma mais uma vez acelerou forte e manteve a ponta, com Helio Castroneves, em segundo e James Hinchcliffe em terceiro.
Pouco depois, Will Power errou a tangência da curva e provocou um acidente entre Josef Newgarden, Graham Rahal e Justin Wilson, o que causou a primeira bandeira amarela da corrida.
Os três conseguiram voltar para a pista, mas precisaram parar nos pits para fazer reparos e perderam muitas posições. O maior prejudicado foi Rahal, que teve o câmbio de seu carro trocado e ficou algumas voltas parado.
Na relargada, autorizada na quarta volta, Takuma seguiu na liderança, seguido de perto por Helinho e Hinchcliffe. Mais atrás, Tony Kanaan, que largou em 17º, passou dois adversários e pulou para o 15º posto.
Por ter provocado o acidente entre Newgarden, Rahal e Wilson, Will Power acabou recebendo uma punição e precisou fazer uma passagem pelos pits.
Enquanto Takuma Sato seguia tranquilo na liderança, quem não tinha sossego era Helinho, que de tanto ser pressionado, acabou perdendo a segunda posição para Hinchcliffe. Lento na pista, Helinho acabou também sendo ultrapassado por Mike Conway e caiu para quarto.
Mais atrás, o atual campeão da Indy, Scott Dixon, que largou da última posição, fazia uma boa corrida de recuperação e na oitava volta já era o 15º colocado.
Na décima volta, Sebastian Saavedra bateu na barreira de pneus, ficou parado na pista com a suspensão de seu carro quebrada e causou a segunda bandeira amarela da corrida.
Com o carro de segurança na pista, muitos pilotos optaram em entrar nos pits para reabastecer e trocar pneus e a liderança mudou de mãos e foi para Hinchcliffe, seguido por Conway e Carlos Muñoz.
Na relargada, dada na 15ª volta, Hinchcliffe segurou a ponta, com Conway em segundo e Muñoz em terceiro.
Um pouco mais atrás, Tony Kanaan, 17º do grid, continuava sua recuperação e já era o sétimo colocado.
Entre os ponteiros, Hinchcliffe, que já estava com pneus muito desgastados, começou a ser perseguido por Conway, que tentava a todo custo ultrapassar o canadense. A insistência acabou funcionando e Conway tomou a ponta na 21ª volta.
No segundo pelotão, quem vinha com a faca nos dentes era Will Power, que jogou por fora e passou de uma só vez Scott Dixon, Tony Kanaan e assumiu a quinta posição.
Na 28ª volta, depois das paradas nos pits de Will Power, Mike Conway e Mikhail Aleshin, a liderança acabou sendo herdada por Helio Castroneves. Com pneus duros, que demoram mais para se desgastarem, Helinho aproveitou a liderança para acelerar forte e abrir a maior vantagem possível para os adversários que vinham atrás.
A estratégia de acelerar forte acabou funcionando e Helinho conseguiu entrar nos pits e voltar em quarto, posição confortável o suficiente para retomar a ponta poucas voltas mais tarde.
Mais atrás, quem fazia uma boa corrida de recuperação era Scott Dixon, que largou em 22º e na 38ª volta já era o quinto colocado.
Faltando 20 voltas para o final da prova, Helinho parou para reabastecer, trocar pneus e voltar para a pista na primeira posição, seguido por Will Power e Scott Dixon.
Duas voltas mais tarde, Graham Rahal escapou em uma curva, tocou o muro e com a suspensão de seu carro avariada, entrou nos pits para abandonar a prova.
A 12 voltas do final, Sebastien Bourdais pegou a parte suja da pista, escorregou e bateu na barreira de pneus, causando a terceira bandeira amarela da prova.
Na relargada, dada faltando sete voltas para a bandeirada quadriculada, Helinho conseguiu sair forte e segurou a liderança, seguido de perto por Will Power em segundo e Scott Dixon em terceiro.
Em uma tentativa de tomar a segunda posição de Power, Scott Dixon escorregou na pista e foi ultrapassado de uma só vez por Charlie Kimball e James Hinchcliffe. Pouco depois, Marco Andretti tocou no carro de Takuma Sato, que bateu na barreira de pneus, causando a quarta bandeira amarela.
Faltando três voltas para o final, foi autorizada a última relargada e Helinho acelerou forte para segurar a liderança e conquistar sua primeira vitória na temporada e terceira no circuito de Detroit. Helinho também venceu em 2000 e 2001 e agora é o único piloto na ativa com três vitórias na pista.
Em segundo ficou Will Power, novo líder do campeonato, e em terceiro ficou Charlie Kimball. Scott Dixon e James Hinchcliffe fecharam o top-5.
Confira o resultado da corrida:
1º) Helio Castroneves - Penske
2º) Will Power - Penske
3º) Charlie Kimball - Chip Ganassi
4º) Scott Dixon - Chip Ganassi
5º) James Hinchcliffe - Andretti Autosport
6º) Simon Pagenaud - Schmidt Peterson Hamilton Motorsports
7º) Mikhail Aleshin - Schmidt Peterson
8º) Carlos Muñoz - Andretti Autosport
9º) Tony Kanaan - Chip Ganassi
10º) Ryan Briscoe - Chip Ganassi
11º) Mike Conway - Ed Carpenter Racing
12º) Justin Wilson - Dale Coyne Racing
13º) Juan Pablo Montoya - Penske
14º) Jack Hawksworth - Bryan Herta Autosport
15º) Carlos Huertas - Dale Coyne Racing
16º) Marco Andretti - Andretti Autosport
17º) Josef Newgarden - Sarah Fisher Hartman Racing
18º) Takuma Sato - AJ Foyt Racing
19º) Ryan Hunter-Reay - Andretti Autosport
20º) Sebastien Bourdais - KV Racing
21º) Graham Rahal - Rahal Letterman Lanigan Racing
22º) Sebastian Saavedra - KV Racing
Fonte: Band
Foto: Robert Laberge/AFP