Postado por - Newton Duarte

Fórmula Indy: Castroneves chega em 2º; Montoya vence após 12 anos

Juan Pablo Montoya vence GP de Pocono

Colombiano largou da pole-position

Juan Pablo Montoya venceu na tarde deste domingo o GP de Pocono, disputado no veloz circuito de Long Pond, no estado norte-americano da Pensilvânia. Helio Castroneves ficou em segundo e Carlos Muñoz em terceiro.

Tony Kanaan, que largou em oitavo e liderou grande parte da corrida, terminou em 11º.

A corrida

Logo na largada, Will Power superou o pole-position, Juan Pablo Montoya e tomou a ponta do colombiano.

Quem também largou bem foi Marco Andretti, que pulou de quinto para terceiro, mas não conseguiu segurar a pressão e foi superado por Carlos Muñoz e por Tony Kanaan, oitavo do grid, que acelerou forte e pulou para quarto.

Na 17ª volta, enquanto Muñoz tomava a segunda posição de Montoya, Kanaan aproveitou para colar no vácuo do colombiano da Penske para tomar o terceiro posto de Montoya, cinco voltas mais tarde.

Um pouco mais atrás, Helio Castroneves, que largou em sétimo e vinha se mantendo na mesma posição, aumentou seu ritmo de corrida a partir da 40ª volta, ultrapassou o russo Mikhail Aleshin e começou a se aproximar do pelotão da frente.

Na 50ª volta, Tony Kanaan ultrapassou Montoya, Power e assumiu a liderança da prova. Helinho também aproveitou, ultrapassou Muñoz, Ryan Briscoe e pulou de sexto para quarto.

Mais atrás, Scott Dixon, atual campeão da Indy e vencedor da prova de Pocono de 2013, fazia boa corrida de recuperação e o 15º do grid conquistava o oitavo posto, depois de ultrapassar Ed Carpenter.

A partir da volta 83, o líder da prova, Tony Kanaan, começou a pegar tráfego dos retardatários e o primeiro a levar uma volta do brasileiro foi o estreante da Indy Carlos Huertas. Mas a liderança de Tony não era tranquila e o baiano era perseguido de perto por Montoya.

Quem não teve um bom dia em Pocono foi Ryan Hunter-Reay, que venceu as 500 Milhas de Indianápolis, e neste domingo largou para tentar a vitória na segunda prova da Tríplice Coroa da Indy, mas enfrentou problemas e com 107 voltas completadas, lutava para continuar na pista.

Na volta 111, Graham Rahal escapou um pouco mais na saída de uma das curvas e tocou o muro externo do circuito de Pocono, quase causando um acidente, mas o norte-americano conseguiu manter o controle e continuou na disputa.

Faltando 45 voltas para o final da corrida, Tony Kanaan, que caiu para terceiro depois de parar para reabastecer e trocar pneus, teve de acelerar muito para conseguir alcançar Will Power e Juan Pablo Montoya, primeiro e segundo respectivamente.

Na volta 159, Graham Rahal rodou na pista, ficou parado e causou a primeira bandeira amarela da corrida.

Na relargada, dada faltando 35 voltas para o final, Power e Montoya chegaram a ficar lado a lado e o australiano chegou a ficar com a liderança, mas Montoya conseguiu pegar o vácuo e tomar a ponta de Power, que ainda perdeu duas posições, para Carlos Muñoz e Helinho.

Oito voltas mais tarde, Power atacou e conseguiu pegar de volta a terceira posição, que estava com Helinho. Mas a alegria do australiano durou pouco, que uma volta mais tarde foi punido com um drive through por fechar Helinho e acabou devolvendo a terceira posição para o brasileiro.

Faltando seis voltas para o final, Josef Newgarden, que liderava a prova, entrou nos pits para trocar pneus e reabastecer e devolveu a liderança para Kanaan, com Montoya em segundo e Helinho em terceiro.

Sem combustível para sustentar a liderança, Tony também precisou entrar para reabastecer e voltou para a pista na 11ª posição. Com a parada do brasileiro, a primeira posição voltou para Montoya, que venceu a prova, seguido por Helio Castroneves em segundo e Carlos Muñoz em terceiro.

Confira o resultado da prova:

1º) Juan Pablo Montoya, Penske

2º) Helio Castroneves, Penske

3º) Carlos Muñoz, Andretti Autosport

4º) Ryan Briscoe, Chip Ganassi

5º) Scott Dixon, Chip Ganassi

6º) Simon Pagenaud, Schmidt Peterson Hamilton Motorsports

7º) Mikhail Aleshin, Schmidt Peterson

8º) Josef Newgarden, Sarah Fisher Hartman Racing

9º) Marco Andretti, Andretti Autosport

10º) Will Power, Penske

11º) Tony Kanaan, Chip Ganassi

12º) James Hinchcliffe,Andretti Autosport

13º) Ed Carpenter, Ed Carpenter Racing

14º) Justin Wilson, Dale Coyne Racing

15º) Sebastian Saavedra, KV Racing

16º) Sebastien Bourdais, KV Racing

17º) Charlie Kimball, Chip Ganassi

18º) Ryan Hunter-Reay, Andretti Autosport

19º) Graham Rahal, Rahal Letterman Lanigan Racing

20º) Carlos Huertas, Dale Coyne Racing

21º) Takuma Sato, AJ Foyt Racing

22º) Jack Hawksworth, Bryan Herta Autosport


Fonte: Band

Foto: Jeff Zelevansky/AFP