Postado por - Newton Duarte

Fórmula Indy: Em Mid-Ohio, Rahal vence e embola campeonato; Veja

Rahal conta com bandeira amarela para assumir liderança e vencer corrida de casa em Mid-Ohio. Montoya é 11º

Graham Rahal tem, além de talento, muita sorte. Contando com uma bandeira amarela causada por Sage Karam, o americano pulou para a liderança por já ter feito sua última parada e venceu a sua corrida de casa em Mid-Ohio. Líder até a tal paralisação, Juan Pablo Montoya chegou apenas em 11º

A temporada 2015 da Indy abriu de vez. Neste domingo (2), Graham Rahal contou com uma bandeira amarela providencial causada por Sage Karam já na final da corrida e, com o último pit-stop já feito, viu os ponteiros irem aos boxes e a liderança cair em seu colo. Foi a segunda vitória do americano em 2015, desta vez em sua corrida de casa, ficando cada vez mais vivo na luta pelo título.

Prejudicado pela mesma amarela que ajudou Rahal, o líder do campeonato Juan Pablo Montoya foi do céu ao inferno. O que seria mais uma vitória para sua conta, virou um amargo 11º lugar.

A segunda colocação ficou com o impressionante Justin Wilson. Desacreditado, o inglês fez uma prova espetacular e, protagonizando boas disputas, voltou ao pódio na segunda colocação. O piloto não conseguia tal feito desde a corrida 1 de Houston em 2013.

Simon Pagenaud foi outro que teve em Lexington um de seus melhores momentos no ano. Mesmo pouco inspirado nas ultrapassagens, também se deu bem com a amarela de Karam e foi ao pódio.

A quarta colocação foi de Scott Dixon, atrapalhado por uma amarela causada por Stefano Coletti e beneficiado com a de Karam, o neozelandês segue firme sonhando com o caneco.

Tony Kanaan chegou logo atrás do companheiro, em quinto. Surpresa do dia e dando um show segurando rivais com carros muito melhores, Tristan Vautier arrumou uma honrosa sexta colocação.

Ryan Hunter-Reay foi o sétimo, Jack Hawksworth foi oitavo, Carlos Muñoz ficou em nono e Marco Andretti fechou em décimo. Helio Castroneves cruzou em 15º.

Graham Rahal venceu a corrida em casa em Mid-Ohio (Foto: IndyCar)

Confira como foi a etapa de Mid-Ohio:

A largada para a etapa de Mid-Ohio da Indy começou pontualmente às 15h07, o horário que era previsto.

Scott Dixon saiu bem e teve de cuidar apenas dos ataques de Sébastien Bourdais, que rapidamente superou Will Power. O australiano não saiu bem e perdeu posição também para Helio Castroneves e Josef Newgarden, que vinham em terceiro e quarto, respectivamente.

A terceira volta reservou os dois primeiros incidentes. Primeiro, Power foi parar na grama e, na sequência, o mesmo Power voltou de forma atabalhoada e acertou Charlie Kimball, fazendo o #83 parar na brita. Bandeira amarela pela primeira vez.

Kimball voltava para a pista na quinta volta, com a ajuda do reboque. Com a pausa, Carlos Muñoz já resolveu fazer sua primeira parada.

A relargada veio na sétima volta e Luca Filippi deu um show. O italiano passou Power, Newgarden e, por muito pouco, não superou Castroneves na luta pelo terceiro lugar. Seu companheiro, entretanto, não foi bem. Newgarden foi de quarto para sétimo em apenas uma curva.

Completadas as primeiras dez voltas, Dixon seguia na dianteira. A vantagem do neozelandês para o segundo colocado Bourdais era de 2s. Em terceiro, vinha Castroneves, seguido por Filippi, Ryan Hunter-Reay, Power, Newgarden, Tony Kanaan, Juan Pablo Montoya e Jack Hawksworth.

No grupo dos piores colocados, as paradas continuavam. Gabby Chaves, Justin Wilson e Stefano Coletti já iam aos pits. Mais para frente, Montoya superava Kanaan, enquanto Rahal apertava Hawksworth. Na volta 14, a pressão cessou com Rahal nos boxes. O mesmo fez Takuma Sato.

Os pilotos começavam a se distanciar e ficavam cada vez mais espalhados pela pista. Prova disto era a transmissão oficial muito mais preocupada com os novos painéis de LED do que qualquer coisa.

Quem fazia prova bastante interessante era Wilson. O inglês escalava o pelotão e vinha em 13º. Melhor ainda era Muñoz. O colombiano já tinha uma parada e aparecia em nono.

Na volta 21, bandeira amarela novamente na pista. Desta vez, pedaço da asa de Coletti no meio do traçado após choque forte com Sato. Dixon, Bourdais, Castroneves, Filippi e Hunter-Reay seguiam no top-5.

Aproveitando a bandeira amarela, vários pilotos foram para os boxes. Desta forma, beneficiaram-se aqueles que tinham acabado de fazer suas paradas e aqueles que buscavam um stint ainda mais longo. A liderança era de Tristan Vautier, seguido por Montoya, Rahal, Rodolfo González e Justin Wilson. Dixon puxava o grupo dos que pararam na amarela apenas em 13º.

Nova relargada no 26º giro e Kimball saiu desesperado para cima de Vautier querendo tirar uma de suas voltas de atraso. Logo atrás, Wilson costurava com categoria para cima de González, Rahal e Montoya e assumia o segundo lugar.

Rahal, Wilson e Pagenaud no pódio de Mid-Ohio (Foto: IndyCar)

Com um terço de prova, Vautier seguia pisando firme na liderança. Wilson era segundo, enquanto Montoya, Rahal e Newgarden apareciam logo atrás. González já segurava um novo grupo pelo sexto lugar, com Simon Pagenaud pressionando em sétimo.

Sem Kimball, que acabava de fazer sua parada, Wilson partia para cima de Vautier. O francês, então, foi aos boxes e sofreu com o costumeiro péssimo trabalho da Dale Coyne. Quase 14s de parada e Vautier devolvido no fim do pelotão.

A briga do momento era pela oitava posição. Chaves lutava com seu carro e com Jakes, enquanto Dixon começava a pressionar os dois.

Foi aí que Dixon resolveu mudar completamente de estratégia. O neozelandês foi para os boxes na volta 38, voltou apenas em 19º, mas com a pista totalmente livre. Mesma atitude tomou Hunter-Reay, que vinha três posições atrás.

A segunda parada de Wilson foi na volta 39, junto com ele entraram nos boxes Chaves e Sage Karam. Assim, Montoya virava líder momentaneamente.

Montoya parou logo na 42, junto com uma série de pilotos, incluindo Bourdais e Marco Andretti. Newgarden – tendo problemas em seus dois pits –, Filippi e Power foram os que pararam na sequência.

Na pista ficavam apenas Castroneves e Kanaan, com Montoya já incrivelmente aparecendo em terceiro.

Helio e Tony foram juntos aos boxes, ambos no 49º giro. Com a parada dos dois, assim estavam as primeiras colocações: Montoya na liderança, seguido de perto por Newgarden, Rahal, Wilson e Power. Castroneves era o oitavo, enquanto Kanaan aparecia em 12º.

Montoya seguia ditando o ritmo, 1s2 na frente de Newgarden. E Rahal continuava firme em seu ataque para cima do americano.

Passados dois terços da prova, Montoya tinha 0s9 para Newgarden. Rahal era terceiro, Wilson era o quarto e Power vinha em quinto, já distante dos quatro primeiros.

Pouco depois da 60ª volta, os pilotos da segunda metade da classificação já começaram com a última janela de paradas. E foi na volta 66 que Karam rodou e causou mais uma bandeira amarela, mudando bastante o panorama e ajudando Rahal e Wilson especialmente, que já tinham feito suas paradas.

Os líderes, então, pararam, deixando o caminho aberto para que Rahal, Wilson, Pagenaud e Dixon fossem para a frente. Montoya, até então ponteiro, voltava apenas em 12º.

Os pilotos voltaram a acelerar na volta 70, com Pagenaud tentando investir por fora. Rahal segurou a dianteira, assim como Wilson se manteve em segundo. Pouco metros atrás, Kanaan passava Vautier e ia para quinto. Montoya seguia encaixotado atrás dos compatriotas Muñoz e Chaves.

Rahal estava decidido a cortar de vez a vantagem de Montoya na classificação geral. O piloto da RLL disparava na ponta, deixando Wilson e Pagenaud brigando atrás.

Muito atrás do resto do grid, Coletti e González iam passear na grama. Enquanto isso, Andretti fazia grande manobra para superar Montoya e piorar a situação do colombiano.

Com dez voltas para o fim, Kimball ia parar pela terceira vez na brita. Corrida horrenda do americano que vinha tão bem nos treinos. Nova bandeira amarela.

A relargada veio com apenas sete voltas para o final, e Wilson foi cheio de agressividade para cima de Rahal. O americano, entretanto, fez ótima manobra para se segurar na frente.

Daí para o fim, Rahal apenas marchou para vencer mais uma em 2015 e embolar totalmente o campeonato. Wilson manteve a segunda colocação, e Pagenaud fechou o pódio. Lá atrás, Montoya superou apenas Filippi e fechou em 11º.

Indy, Mid-Ohio, classificação final:

1

15

GRAHAM RAHAL

EUA

RLL HONDA

90 voltas

2

25

JUSTIN WILSON

ING

ANDRETTI HONDA

+3.405

3

22

SIMON PAGENAUD

FRA

PENSKE CHEVROLET

+4.571

4

9

SCOTT DIXON

NZL

GANASSI CHEVROLET

+5.029

5

10

TONY KANAAN

BRA

GANASSI CHEVROLET

+10.594

6

19

TRISTAN VAUTIER

FRA

DALE COYNE HONDA

+11.441

7

28

RYAN HUNTER-REAY

EUA

ANDRETTI HONDA

+13.896

8

41

JACK HAWKSWORTH

ING

FOYT HONDA

+15.037

9

26

CARLOS MUÑOZ

COL

ANDRETTI HONDA

+15.612

10

27

MARCO ANDRETTI

EUA

ANDRETTI HONDA

+16.009

11

2

JUAN PABLO MONTOYA

COL

PENSKE CHEVROLET

+16.132

12

98

GABBY CHAVES

COL

BRYAN HERTA HONDA

+16.496

13

67

JOSEF NEWGARDEN

EUA

CFH CHEVROLET

+18.035

14

1

WILL POWER

AUS

PENSKE CHEVROLET

+18.429

15

3

HELIO CASTRONEVES

BRA

PENSKE CHEVROLET

+19.129

16

7

JAMES JAKES

ING

SCHMIDT PETERSON HONDA

+20.101

17

11

SÉBASTIEN BOURDAIS

FRA

KV CHEVROLET

+20.509

18

5

RYAN BRISCOE

AUS

SCHMIDT PETERSON HONDA

+20.833

19

4

STEFANO COLETTI

MCO

KV CHEVROLET

+21.543

20

18

RODOLFO GONZÁLEZ

VEN

DALE COYNE HONDA

+24.967

21

20

LUCA FILIPPI

ITA

CFH CHEVROLET

+1 volta

22

8

SAGE KARAM

EUA

GANASSI CHEVROLET

+1 volta

23

83

CHARLIE KIMBALL

EUA

GANASSI CHEVROLET

+3 voltas

24

14

TAKUMA SATO

JAP

FOYT HONDA

+30 voltas