Postado por - Newton Duarte

Fórmula Indy: Em Milwaukee, Helio Castroneves vai de último a segundo

Bourdais aproveita estratégia brilhante da KV e vence GP de Milwaukee. Castroneves vai de último a segundo

Sébastien Bourdais contou com uma estratégia certeira da KV e um grande desempenho do seu carro para vencer com muita autoridade em Milwaukee. Helio Castroneves fez excelente prova e saiu de último para o segundo lugar. Tony Kanaan foi sexto

Sébastien Bourdais e a KV deram um verdadeiro show em Milwaukee. Com uma estratégia perfeita da equipe e uma ótima pilotagem, o francês venceu a sua segunda prova na temporada neste domingo (12). Outro que acertou na estratégia, Helio Castroneves saltou de último para uma ótima segunda colocação, mantendo-se vivo no campeonato.

Graham Rahal manteve o grande momento na temporada e fechou em terceiro. Líder do campeonato, Juan Pablo Montoya ainda arrumou um quarto lugar em uma problemática prova. Pole e dono do final de semana até boa parte da disputa, Josef Newgarden fechou em quinto.

Tony Kanaan andou no pelotão dianteiro durante toda a corrida. O brasileiro fechou logo atrás de Newgarden e à frente de Scott Dixon e Marco Andretti, cruzando a linha de chegada em sexto.

Simon Pagenaud conseguiu uma corrida regular de recuperação e chegou em nono. Ed Carpenter, que em momento nenhum teve bom ritmo, apareceu para cruzar a linha final em décimo.

Sébastien Bourdais tirou proveito de grande estratégia para vencer em Milwaukee (Foto: Indycar)

Confira como foi o GP de Milwaukee:

A largada para o GP de Milwaukee aconteceu às 18h33 (em Brasília). Sage Karam veio cheio de ação e quase superou Josef Newgarden por dentro. O piloto americano da CFH, contudo, conseguiu manter a dianteira.

Ryan Briscoe caiu para quarto na volta inicial, mas rapidamente superou Karam para ser terceiro. Quem aparecia em segundo era Tony Kanaan. O brasileiro ficou longe dos problemas e superou Briscoe e Karam.

O ritmo de Newgarden era excelente. Na volta 12, o americano já vinha com 3s7 para Kanaan, 3s9 para Briscoe e 5s para Karam. Pippa Mann já tomava a primeira volta e Newgarden mergulhava no bolo de retardatários.

O carro de Tony começava a demonstrar certo desgaste, o suficiente para que Briscoe recuperasse o segundo lugar.

Na volta 22, Briscoe colou em Newgarden, que começava a perder ritmo e sequer conseguia superar o retardatário, companheiro de equipe e patrão, Carpenter.

Newgarden seguia encaixotado entre Carpenter e Briscoe e o australiano forçava atrás da liderança. Melhor para Kanaan, Karam, Graham Rahal, Sébastien Bourdais, Juan Pablo Montoya, Gabby Chaves e Scott Dixon, que se aproximavam.

Quando finalmente deixou o companheiro de equipe e chefe da CFH para trás, Newgarden não conseguiu sossego com Briscoe. O australiano não tomou o menor conhecimento de Carpenter e a perseguição continuava.

Pippa Mann era a primeira a abandonar a prova. Desta forma, com um pouco menos de um quinto de prova, restavam 23 carros, 22 na mesma volta.

Helio Castroneves, que vinha apenas em 17º, abriu a rodada de paradas na volta 49. James Jakes parou na 51, junto com Dixon e Marco Andretti.

Os três primeiros colocados foram para os boxes, e o único que se deu bem foi Newgarden. Pit-stop tranquilo para o americano, enquanto Kanaan perdeu alguns segundos e Briscoe perdeu um caminhão de segundos com o carro que não levantava na troca de pneus.

Montoya ficou a milímetros de passar por cima do tornozelo do mecânico que trocava pneu de Kanaan (Foto: Reprodução/Twitter)

Reposicionados os carros após as paradas, Newgarden seguia na frente. Surpreendia, contudo, o segundo lugar de Dixon em ótimo pit-stop da Ganassi. Montoya já era o terceiro, seguido por Bourdais, Kanaan, Andretti, Jakes, Karam, Chaves e Ryan Hunter-Reay. Rahal foi mais um a perder muito tempo no boxe e voltou em 12º.

Com um carro muito bem acertado, Briscoe começava a tentar escalar o pelotão. O australiano, que voltara em 17º, já aparecia em 14º, passando Carlos Muñoz.

Rahal seguia o mesmo caminho de Briscoe, mas um pouco mais na frente. O piloto da RLL já aparecia em oitavo na volta 75.

Impressionava o ritmo que imprimia Newgarden. Na volta 83, apenas 18 pilotos vinham no mesmo giro. Lá atrás, Jack Hawksworth ia para os boxes com problemas no carro e seis voltas de atraso.

Pagenaud e Castroneves começavam a segunda rodada de paradas na volta 98. Power vinha na sequência. Montoya foi o primeiro dos líderes na 100, seguido por Dixon, Chaves e Andretti.

Newgarden fez sua parada na 101, com Bourdais parando na 102. Paradas medianas tanto da CFH, quanto da KV. Enquanto isto, a direção de prova anunciava um drive-through para Montoya, por exceder o limite de velocidade.

Dixon apareceu na ponta após as paradas. Newgarden vinha pouco atrás, Bourdais era o terceiro, Kanaan era quarto, Andretti vinha em quinto e Rahal era o sexto.

Muito rápido, Briscoe mais uma vez era prejudicado pela SPM. A equipe errou em outra parada e o australiano até chegou a tomar volta de Dixon, conseguindo, entretanto, tirar na sequência.

E foi um carro da SPM que causou a primeira bandeira amarela na prova. No giro 115, o motor de Jakes estourou e o britânico parou no meio da pista.

Os pilotos, em sua maioria, escolheram ir aos boxes. Um dos poucos que resolveram ficar foi Bourdais, assim tomando a dianteira.

Metade das voltas foi superada ainda sob bandeira amarela. O top-10 tinha Bourdais, Hunter-Reay, Pagenaud, Wilson, Briscoe, Dixon, Andretti, Power, Kanaan e Rahal. Newgarden era 11º.

A relargada veio na volta 130. Mas a bandeira verde não durou quase nada. Enquanto os pilotos com pneus velhos iam ficando, Briscoe rodou completamente sozinho e acertou em cheio Power em um forte acidente. Nova paralisação no oval de Milwaukee.

Ryan Briscoe acertou Will Power em Milwaukee (Foto: Reprodução/TV)

A relargada aconteceu na volta 142. Bourdais se aproveitou dos retardatários que vinham entre ele e Hunter-Reay e foi escapando. Newgarden fez espetacular relargada e voou para o segundo lugar, com Kanaan em terceiro.

Dixon vinha em quarto, seguido por Pagenaud, Hunter-Reay, Karam, Rahal, Andretti e Wilson. Castroneves vinha em 14º e 16 seguiam na mesma volta.

Bourdais surpreendia com um bom ritmo mesmo com os pneus velhos e abria impressionantes 11s para Newgarden, que vinha segurando o pelotão.

O piloto da KV então começou a tirar um pouco o pé, ainda assim, chegando a colocar uma volta em Montoya, que vinha em 12º.

Enquanto isso, Coletti se tornava o quinto piloto a abandonar o GP de Milwaukee. Newgarden finalmente parou na volta 172.

Newgarden retomava a dianteira, seguido bem de perto pela dupla da Ganassi Kanaan e Dixon. Andretti vinha em quarto, Rahal era o quinto.

O carro de Bourdais voltava com excelente ritmo. O francês voltou em 12º, mas rapidamente já vinha em oitavo, deixando Montoya, Kimball e Chaves pelo caminho. Karam também foi superado, na volta 179.

No giro seguinte, as vítimas foram Muñoz e Rahal. Na 181, Dixon ficava para trás. Restava apenas Andretti, Kanaan e Newgarden.

Com problemas no carro, Karam foi para os boxes na volta 184. Newgarden puxou a fila de líderes nos boxes. Kanaan ficou na pista e foi rapidamente superado por Bourdais.

Como Bourdais, Newgarden voltou muito rápido e foi recuperando posições. As estratégias se misturavam, mas com 200 voltas realizadas, assim estava a classificação da prova: Bourdais, Hunter-Reay – únicos na mesma volta – Wilson, Castroneves, Newgarden, Kanaan, Rahal, Dixon, Andretti e Sato.

Hunter-Reay foi para os boxes para realizar a sua última parada. Assim, ninguém estava na mesma volta de Bourdais.

Foi aí que surgiu o problema com Wilson. O inglês vinha fazendo ótima recuperação, era segundo, mas foi aos boxes com problemas em seu carro e perdeu duas voltas.

Com 37 voltas para o final, Bourdais fez a sua última parada e, incrivelmente, voltou na primeira colocação.

Wilson tentou voltar à pista, mas seguia com problemas em seu carro e sequer chegou aos boxes, causando mais uma paralisação com bandeira amarela. Vários pilotos optaram por mais uma parada.

Antes da relargada, assim estava a classificação: Bourdais, Montoya, Carpenter, surgindo do nada, Castroneves, Rahal, Dixon, Kanaan, Newgarden, Andretti e Pagenaud.

Bourdais manteve a dianteira, enquanto Castroneves foi para cima de Montoya e tomou a segunda colocação. Rahal também veio rápido e foi para terceiro.

Castroneves deu uma pequena escapada de traseira e foi o suficiente para que Rahal colasse. O piloto da RLL entrou nas dez voltas finais pertinho do brasileiro.

Bourdais segurou bem a vantagem e venceu de forma merecidíssima a corrida. Castroneves segurou Rahal e chegou na segunda posição. Montoya ainda se garantiu em quarto, com Newgarden em quinto e Kanaan em sexto.

Indy, GP de Milwaukee, classificação final:

1

11

SÉBASTIEN BOURDAIS

FRA

KV CHEVROLET

250 voltas

2

3

HELIO CASTRONEVES

BRA

PENSKE CHEVROLET

+2.237

3

15

GRAHAM RAHAL

EUA

RLL HONDA

+2.879

4

2

JUAN PABLO MONTOYA

COL

PENSKE CHEVROLET

+10.003

5

67

JOSEF NEWGARDEN

EUA

CFH CHEVROLET

+11.548

6

10

TONY KANAAN

BRA

GANASSI CHEVROLET

+12.400

7

9

SCOTT DIXON

NZL

GANASSI CHEVROLET

+12.998

8

27

MARCO ANDRETTI

EUA

ANDRETTI HONDA

+13.063

9

22

SIMON PAGENAUD

FRA

PENSKE CHEVROLET

+13.695

10

20

ED CARPENTER

EUA

CFH CHEVROLET

+15.436

11

98

GABBY CHAVES

COL

BRYAN HERTA HONDA

+16.602

12

83

CHARLIE KIMBALL

EUA

GANASSI CHEVROLET

+17.420

13

28

RYAN HUNTER-REAY

EUA

ANDRETTI HONDA

+17.943

14

14

TAKUMA SATO

JAP

FOYT HONDA

+18.318

15

26

CARLOS MUÑOZ

COL

ANDRETTI HONDA

+18.905

16

19

TRISTAN VAUTIER

FRA

DALE COYNE HONDA

+2 voltas

17

41

JACK HAWKSWORTH

ING

FOYT HONDA

+29 voltas

18

25

JUSTIN WILSON

ING

ANDRETTI HONDA

+31 voltas

NC

19

8

SAGE KARAM

EUA

GANASSI CHEVROLET

+67 voltas

NC

20

4

STEFANO COLETTI

MCO

KV CHEVROLET

+94 voltas

NC

21

5

RYAN BRISCOE

AUS

SCHMIDT PETERSON HONDA

+120 voltas

NC

22

1

WILL POWER

AUS

PENSKE CHEVROLET

+120 voltas

NC

23

7

JAMES JAKES

ING

SCHMIDT PETERSON HONDA

+137 voltas

NC

24

18

PIPPA MANN

ING

DALE COYNE HONDA

+223 voltas

NC