Montoya desbanca Will Power e vence em San Pete
Tony Kanaan ficou em terceiro e Helio Castroneves terminou na quarta posição
Juan Pablo Montoya largou da quarta posição / John Cote/IndyCar
Quem apostou em uma vitória da Penske neste domingo, no GP de Saint Petersburgo, etapa de abertura da Fórmula Indy, acertou, mas o triunfo não ficou com Will Power, que dominou os treinos livres e largou da pole position, mas com Juan Pablo Montoya, quarto do grid.
O atual campeão da categoria acabou ficando em segundo, com Tony Kanaan em terceiro. Helio Castroneves e Simon Pagenaud completaram o top-5.
Entre os novatos, Gabby Chaves, atual campeão da Indy Lights, foi o mais bem colocado ao terminar a prova na 17ª posição. Sage Karam foi o 19º, Stefano Coletti terminou em 20º e Francesco Dracone em 23º.
A corrida
Logo na largada, Will Power, que largou da pole-position, arrancou forte e segurou a ponta. Helio Castroneves, terceiro do grid, também largou forte, superou Simon Pagenaud e subiu para a segunda posição.
Um pouco mais atrás, Tony Kanaan também conseguiu largar forte, superou Sebastien Bourdais e subiu para sexto.
Já na primeira volta, alguns pedaços de carenagens, que caíram na pista depois de alguns toques entre os pilotos, causaram a primeira bandeira amarela.
Na relargada, dada na sexta volta, Juan Pablo Montoya conseguiu recuperar a quarta posição, perdida para Takuma Sato na largada e Bourdais também foi para cima e reassumiu a sexta posição em cima de Kanaan.
Entre os novatos, Stefano Coletti era o que fazia o melhor começo de corrida. De 17º do grid, na nona volta o monegasco já estava em 12º.
Lá na frente, Will Power seguia dominando a prova e com 19 voltas percorridas, administrava uma vantagem de dois segundos e meio sobre Helio Castroneves, segundo colocado até ali. Um pouco mais atrás, Scott Dixon, então nono colocado, tinha certo trabalho para segurar a pressão de Graham Rahal.
Pouco depois, Dixon parou para reabastecer e trocar pneus, mas um problema no macaco hidráulico que levanta o carro apresentou problemas, o que segurou o neozelandês muito tempo nos pits e o fez cair para a 22ª posição.
Na 25ª volta, mais dejetos caídos na pista causaram a segunda bandeira amarela, o que acabou anulando os quase quatro segundos que Power tinha de vantagem sobre Helinho. Enquanto isso, Carlos Huertas, que também teve problemas durante a sua parada, não conseguiu religar o seu carro e abandonou a corrida.
Na relargada, dada na volta 33, Power arrancou forte e manteve a liderança, enquanto Montoya colocou por dentro, passou Simon Pagenaud e Jack Hawksworth ao mesmo tempo e pulou de quinto para terceiro.
Logo depois, a terceira bandeira amarela foi agitada, mais uma vez causada por dejetos de kits aerodinâmicos que se desprendiam quando os carros se tocavam.
Na relargada, autorizada na 38ª volta, Power mais uma vez manteve a ponta, enquanto Montoya partiu para cima de Helinho na tentativa de ultrapassar o brasileiro, mas não obteve sucesso.
Um pouco mais atrás, Scott Dixon, que caiu para 22º depois de problemas durante sua parada no pit, fazia boa corrida de recuperação e na 44ª já ocupava a 14ª posição.
Na volta 47, James Jakes foi tocado por Simona de Silvestro por trás, foi para a área de escape e causou mais uma bandeira amarela, a quarta da corrida.
Com o carro de segurança na pista, todos os pilotos aproveitaram para reabastecer e trocar pneus. Na volta para a pista, Helio Castroneves saiu mais forte e ainda dentro dos pits conseguiu ultrapassar Will Power.
Na relargada, dada na volta 54, Power conseguiu escapar do bolo e reassumiu a liderança, enquanto Helinho ficou preso atrás de Jack Hawksworth e caiu para a sexta posição.
Quem fazia uma ótima corrida era Tony Kanaan, que de sétimo do grid de largada, na 59ª volta já assumia a quarta posição, depois de ultrapassar o novato Sage Karam. Helinho aproveitou o ataque de Kanaan, também atacou Karam e subiu para quinto.
Enquanto isso, Power continuava líder, mas sem a mesma folga do início da corrida, pois o australiano era seguido de perto pelo colombiano Juan Pablo Montoya.
Um pouco mais atrás, Stefano Coletti, que com cinco ultrapassagens foi o piloto que conquistou mais posições na largada, era o nono e se destacava como novato mais bem colocado da prova.
O que se viu a partir da 76ª volta foi uma perseguição envolvendo os brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves, terceiro e quarto respectivamente. Mesmo muito próximos, Helinho não arriscava muito e apenas acompanhava Tony.
Faltando 25 voltas para o final da corrida, Montoya adiantou sua parada para reabastecimento e acabou tomando a ponta de Will Power, que escolheu parar uma volta depois do colombiano.
O que se viu a partir das 15 últimas voltas, foi uma perseguição implacável de Will Power sobre Montoya, que se defendia das investidas do australiano de retomar a ponta. No fim das contas, Montoya acabou ficando com a vitória, com Power em segundo e Tony Kanaan em terceiro.
No próximo dia 12 de abril, os pilotos da Fórmula Indy voltam a se encontrar, desta vez no circuito de Nova Orleans, para a disputa da segunda etapa da temporada 2015.
Confira o resultado oficial da corrida:
1º) Juan Pablo Montoya - Penske
2º) Will Power - Penske
3º) Tony Kanaan - Chip Ganassi
4º) Helio Castroneves - Penske
5º) Simon Pagenaud - Penske
6º) Sebastien Bourdais - KV Racing
7º) Ryan Hunter-Reay - Andretti Autosport
8º) Jack Hawksworth - AJ Foyt
9º) Luca Filippi - CFH Racing
10º) Marco Andretti - Andretti Autosport
11º) Graham Rahal - Rahal Letterman Lenigan Racing
12º) Josef Newgarden - CFH Racing
13º) Takuma Sato - AJ Foyt
14º) Carlos Muñoz - Andretti Autosport
15º) Scott Dixon - Chip Ganassi
16º) James Hinchcliffe - Schmidt Peterson
17º) Gabby Chaves - Bryan Herta Autosport
18º) Simona de Silvestro - Andretti Autosport
19º) Sage Karam - Chip Ganassi
20º) Stefano Coletti - KV Racing
21º) Charlie Kimball - Chip Ganassi
22º) James Jakes - Schmidt Peterson
23º) Francesco Dracone - Dale Coyne Racing
24º) Carlos Huertas - Dale Coyne Racing