Postado por - Newton Duarte

França x Alemanha: Incerteza x Favoritismo

França x Alemanha: a incerteza encontra a tradição em Copas

Bleus vivem trajetória oscilante nos últimos Mundiais e elogiam regularidade alemã, presente nas semifinais nos últimos três Mundiais

Mais acostumada a decisões, Alemanha leva pressão ao jogo no Maracanã

Vice-campeã em 2002, terceira colocada em 2006 e 2010. A Alemanha é a única seleção presente nas semifinais dos últimos três Mundiais – e reforça sua fama de equipe de chegada nas Copas. É regular, o extremo oposto de sua adversária nas quartas de final, a França – campeã em 98, eliminada na primeira fase em 2002, vice em 2006, derrubada novamente na etapa de grupos em 2010. É o encontro entre a incerteza francesa e a tradição alemã.

A Alemanha está mais acostumada a jogos como o desta sexta-feira, às 13h, no Maracanã. É quem mais chegou entre os quatro primeiros na história das Copas – 12 vezes, incluindo sete finais. A França alcançou as semifinais apenas quatro vezes.

Os Bleus levam a questão em consideração. Veem na Alemanha uma equipe mais habituada a jogos desse tipo.

- Fizemos uma grande Copa do Mundo e teremos um grande oponente agora. A Alemanha está acostumada a esses jogos. Tem mais experiência. Mas vamos dar de tudo – disse o técnico da França, Didier Deschamps.

Mais leve: França vai com menos pressão ao jogo contra a Alemanha

A França já valoriza sua presença nas quartas de final. Não tinha certeza de que poderia esperar tanto. E lembra o fato de que equipes até mais favoritas que ela, casos de Itália, Inglaterra, Espanha e Portugal, já foram eliminadas.

- É mais um passo nosso. Estamos nas quartas de final. Estamos focados nessa partida. Vamos passo a passo. Há algumas equipes, como a Espanha, que já foram para casa, mas outras, como a própria Alemanha, que estavam aptas a brigar pelo título e seguem na disputa – comentou o goleiro Lloris.

A moeda tem outro lado: a presença reincidente em decisões rende pressão à Alemanha. Mesmo presente nas quartas de final, a seleção vive momento de forte cobrança. Parece ter uma responsabilidade por vitória maior do que a França.

- Minha experiência diz que os jogadores desse nível estão dispostos a lidar com a pressão. Eles atuam no Real Madrid, no Manchester United, no Bayern, no Chelsea, no Borussia Dortmund. Esses estão acostumados a jogar sob cobranças semana após semana, estar no topo da liga. Vivem disso há anos – comentou o técnico da Alemanha, Joachim Löw.

O meia Kroos concorda com o chefe. Não vê motivos para desculpas.

- A pressão não é nada novo para nós. Ela está lá porque os jogadores atuam em times enormes, as expectativas são sempre altas. Isso está no nosso ambiente, no nosso país, todos pedindo pelo título. Ainda acredito que temos todas as chances de ganhar essa Copa. Mostramos que podemos lidar com pressão e espero que continuemos assim na sexta.

O vencedor da partida desta sexta-feira estará nas semifinais da Copa do Mundo. Pegará Brasil ou Colômbia na busca por lugar na decisão.


Fonte: Alexandre Alliatti e Victor Canedo / GE.COM

Foto: Getty Images - André Durão/ GE.COM