Postado por - Newton Duarte

'Frango a Kiev' foi a receita do empate com a Coreia; Raio-X e melhores Momentos

Gol em posição duvidosa evita derrota da Rússia para a Coreia do Sul

A seleção russa decepcionou em sua estreia na Copa do Mundo e encontrou bastante dificuldade para arrancar um empate da Coreia do Sul em Cuiabá. O time dirigido por Fabio Capello saiu atrás e definiu o 1 a 1 com um gol marcado por Kerzhakov em posição, no mínimo, duvidosa.

Após um mau primeiro tempo, o jogo cresceu após o intervalo. Os asiáticos buscaram o ataque e saíram na frente com Lee Keun-Ho, em um frango de Akinfeev. Cinco minutos depois, aos 28, Kerzakhov aproveitou bola que pipocava na pequena área para evitar uma zebra maior na Arena Pantanal.

O resultado deixou a Bélgica isolada na liderança do Grupo H. Ela é a próxima adversária da Rússia, em confronto marcado para o próximo domingo, no Maracanã. A Coreia do Sul tentará alimentar o seu sonho de classificação às oitavas de final enfrentando a Argélia, também no domingo, no Beira-Rio.

Faltou bom futebol no primeiro tempo. Bons lances, apenas em chutes de longe

O zagueiro Hwang Seok-Ho começou a reclamar antes mesmo da conclusão de Kerzhakov

Pouco futebol no primeiro tempo

As defesas se sobrepuseram aos ataques durante os 45 minutos iniciais em Cuiabá. A Rússia tinha mais posse de bola, mas encontrava enorme dificuldade para superar as duas linhas de marcação sul-coreanas. Os asiáticos preferiam contra-atacar, apostando especialmente na velocidade de Son Heung-Min.

Foi essa característica do camisa 9 que criou a primeira oportunidade do jogo, aos dez minutos, quando ele carregou a bola até a entrada da área e bateu por cima. Daí até os 30, muito pouco aconteceu. Com Samedov na direita e Zhirkov na esquerda, os russos tentavam chegar pelos lados e tinham seus cruzamentos bem cortados.

Ignashevich deu trabalho a Jung Sung-Ryong em cobrança de falta, e Zhirkhov errou da entrada da área pouco depois, mas os sul-coreanos foram aqueles que tiveram mais perto do gol. De fora da área, Koo Ja-Cheol viu seu chute passar muito perto do poste esquerdo, após desvio em Ignashevich que deixou o goleiro Akinfeev só na torcida.

Son ainda conseguiu pôr a defesa russa em dificuldade mais uma vez antes do intervalo, após lançamento longo na direção da ponta esquerda. Ele ficou no mano a mano com Berezutskiy, conseguiu fintá-lo com facilidade e bateu forte da entrada da área. Não pegou bem.

Frango e gol polêmico no segundo

Após decepcionante atuação no primeiro tempo, a Rússia começou a etapa final atacando, levando perigo em chute de fora de Fayzulin e em cabeceio de Berezutskiy. Mas não demorou para que os sul-coreanos passassem a frequentar com assiduidade o campo de ataque.

Koo e Ki Sung-Yueng fizeram Akinfeev mostrar insegurança em chutes de fora da área. Kombarov fez o mesmo com Jung do outro lado. A essa altura, cada técnico já havia feito uma substituição. Capello botou Dzagoev, e Hong teve mais resultado imediato com Lee Keun-Ho.

Aos 23 minutos, o atacante partiu em velocidade, marcado por Ignashevich e resolveu bater de fora da área. Não era uma defesa difícil para Akinfeev, que cumpriu o que vinha prometendo e viu a bola passar entre seus dedos. Aí, Capello buscou o ataque com Kerzhakov e Denisov.

Akinfeev tentou, em vão, evitar o peru depois de ver o chute de Lee Keun-Ho passar entre seus dedos

O empate chegou cinco minutos depois, em jogada confusa na área sul-coreana. Após uma vantagem bem concedida pelo árbitro Dzagoev finalizou dentro da área, para boa defesa de Jung. A zaga cortou, e a bola bateu em Eshchenko antes de sobrar para Kerzhakov, que dominou em posição duvidosíssima e bateu rasteiro.

O gol foi validado apesar das reclamações dos sul-coreanos, que preferiram se defender nos minutos derradeiros. Os russos foram mais agressivos na busca pelo segundo gol, mas não conseguiram deixar a Arena Pantanal com os três pontos que buscavam na estreia.


Rússia 1 x 1 Coreia Do Sul

Copa do Mundo – Grupo H


Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)

Horário: 19h (de Brasília)

Data: 17 de junho de 2014, terça-feira

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)

Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Hernán Maidana (ARG)

Cartões amarelos: Rússia: Shatov; Coreia do Sul: Son Heung-Min, Ki Sung-Yueng e Koo Ja-Cheol

Gols: Rússia: Kerzhakov, 28’ 2ºT; Coreia do Sul: Lee Keun-Ho 23’ 28’ 2ºT

Rússia: Akinfeev; Eshchenko, Berezutiskiy, Ignashevich e Kombarov; Gluhakov (Denisov), Fayzulin e Zhirkov (Kerzhakov); Samedov, Shatov (Dzagoev) e Kokorin

Técnico: Fabio Capello

Coreia do Sul: Jung Sung-Ryong; Lee Yong, Hong Jeong-ho (Hwang Seok-Ho), Kim Young-Gwon, Yun Suk-Young; Lee Chung-Yong, Han Kook-Young, Ki Sung-Yueng e Son Heung-Min (Kim Bo-Kyung); Koo Ja-Cheol e Park Chu-Young (Lee Keun-Ho)

Técnico: Hong Myoung-Bo

O CARA

Alexander Kerzhakov comemoração Russia x Coreia (Foto: AFP)

Alexander Kerzhakov entrou tendo cerca de 20 minutos para fazer a diferença e salvar a Rússia do empate, mas precisou de apenas três para balançar a rede e mostrar por que foi escolhido para resgatar o time.

OS GOLS

23’/2T – GOL DA COREIA DO SUL! Vendo que Akinfeev estava soltando todas, Keun-Ho decide testá-lo mais uma vez, arrisca de longe, e o goleiro russo aceita. Frangaço de Akinfeev, que solta a bola para trás e não consegue alcançá-la novamente a tempo.

29’/2T – GOL DA RÚSSIA! Três minutos após entrar na partida, Alexander Kerzhakov aproveita bate-rebate dentro da área, pega a sobra e empata para a Rússia.

A TÁTICA

Escalações iniciais de Rússia e Coreia do Sul

Ambas as equipes entraram com esquemas e propostas semelhantes. Ninguém queria arriscar buscar o ataque, e o jogo só ganhou emoção quando perceberam que os goleiros não estavam em sua melhor noite. A Rússia, em especial, estava com seus jogadores pouco compactos. Kokorin esteve isolado em boa parte do tempo. A Coreia do Sul se fechava um pouco mais e só arriscava um ataque com os chutes de longe, sem nenhuma jogada bem trabalhada.

A ESTATÍSTICA

26

Número de gols a que Kerzhakov chegou com 0 tento de empate. A marca deixa o atacante do Zenit ao lado de Beschastnykh como maior artilheiro da seleção russa.

Jogador por jogador, as avaliações de Rússia 1×1 Coreia do Sul

Faltou bom futebol no primeiro tempo. Bons lances, apenas em chutes de longe

RÚSSIA

Akinfeev – 3

O goleiro russo tomou um frango, um frangaço, um estrogonofe de frango. Mas, bem antes disso, já estava rebatendo vários chutes de longe dos sul-coreanos. É bom goleiro, mas hoje não passou segurança.

Eshchenko – 6

Mais tímido no primeiro tempo, se soltou depois do gol sofrido e foi premiado com a assistência para o gol de Kerzhakov.

Berezutski – 6,5

Bem posicionado, foi seguro na defesa e conseguiu até apoiar o ataque no fim do jogo, quando a Rússia buscava o gol da virada.

Ignashevich – 6,5

Também muito seguro, ainda levou perigo numa cobrança de falta no primeiro tempo.

Kombarov – 7

Muito bem no apoio, Kombarov uma das principais armas ofensivas da Rússia, com passes e bons cruzamentos.

Glushakov – 5,5

Discreto, cumpriu bem seu papel de ocupar espaços em frente a zaga russa.

(Denisov – 6)

Entrou e compôs bem o meio de campo, ajudando a manter a posse de bola e a proteger a defesa.

Fayzulin – 6

Fayzulin se preocupou mais em armar o jogo do que em marcar. Distribuiu bem o jogo russo, mas deu espaços atrás, como no gol sofrido.

Samedov – 5,5

Do trio de meias que iniciou a partida pela Rússia, foi o melhor, mas passou longe de ser brilhante. Criou algumas chances e levou perigo em chutes de fora, mas nada além disso.

Shatov – 5

O meia centralizado do 4-2-3-1 russo foi muito pouco efetivo no ataque. Com poucas chances criadas e nenhum chute a gol, foi justamente substituído aos 14 do segundo tempo.

(Dzagoev – 5,5)

Entrou e deu um pouco mais de movimentação e atitude ao time russo, mas não chegou a ser tão efetivo.

Zhirkov – 4,5

Outro que não foi bem. Jogando pela esquerda e contando com o apoio constante de Kombarov, foi bem menos efetivo do que se esperava, chegando a desperdiçar um bom contra-ataque no primeiro tempo.

(Kerzhakov – 6,5)

Entrou e deu mais presença de área para a Rússia, fazendo o gol de empate num lance de oportunismo.

Kokorin – 5,5

Mesmo preso entre os zagueiros sul-coreanos, chegou a criar uma boa chance num contra-ataque e colaborou para as ações ofensivas da Rússia.

COREIA DO SUL

Jung Sung-Ryong – 4

Não levou um frango como Akinfeev nem teve culpa no gol de Kerzhakov, mas passou pouca segurança, rebatendo várias bolas para frente e quase tomando um gol de cobertura.

Lee Yong – 6

Tímido no ataque e discreto na defesa, teve atuação regular. Não comprometeu.

Kim Young-Gwon – 6

Seguro e firme na defesa, não deu espaços.

Hong Jeong-Ho – 6,5

Muito firme na defesa, esteve bem posicionado e impediu os ataques russos. Saiu no final por lesão.

(Hwang Seok-Ho – 4,5)

Entrou no final do segundo tempo e rebateu errado a bola do gol de Kerzhakov.

Yun Suk-Young – 5,5

Discreto atrás, não comprometeu, mas nas poucas vezes que tentou apoiar o ataque pela esquerda, não conseguiu ser efetivo.

Ki Sung-Yueng – 7

Jogador mais lúcido e participativo do meio-campo sul-coreano. Distribuiu passes e comandou o início das jogadas

Han Kook-Young – 6,5

Mais preso que o outro meia central sul-coreano, foi bem defensivamente e na saída de jogo.

Lee Chung-Yong – 5

Atuação discreta do meia pela direita do time sul-coreano. Tentou, mas levou pouco perigo.

Koo Ja-Cheol – 5,5

Jogando centralizado, foi regular, levando perigo em uma ou outra jogada.

Son Heung-Min – 6,5

Jogador mais habilidoso e ousado do time, foi quem mais tentou lances ofensivos. Isolou uma bola que sobrou limpa para ele.

(Lee Keun-Ho – 7)

Entrou, assim como Son Heung-Min, tentou bastante. Contou com a ajuda de Akinfeev para fazer o gol que abriu o placar.

Park Chung-Yong – 4,5

Preso e anulado pelos zagueiros russos, produziu muito pouco em termos ofensivos.

(Kim Bo-Kyung – sem nota)

Entrou e ficou pouco tempo em campo para ser avaliado.

ÁRBITRO

Nestor Pitana – 6,5

O argentino teve um jogo fácil pela frente. Mesmo assim, mostrou controle e autoridade e distribuiu os cartões amarelos com critério.


Fonte: GENET e Leonardo de Escudeiro e Giovanni Santa Rosa/Trivela

Foto: AFP e Reprodução Trivela