Postado por - Newton Duarte

Fred 'garante': 'Foi pênalti'; Atacante grava vídeo a mando da CBF

CBF grava vídeo para Fred rebater polêmica: "Foi pênalti claro"

O atacante Fred foi um dos personagens da vitória do Brasil sobre a Croácia, por 3 a 1, na quinta-feira. Para os rivais e grande parte da mídia internacional, ele cavou pênalti inexistente, que foi convertido por Neymar e garantiu o gol da virada em Itaquera - Oscar fechou a conta.

Na saída da Arena Corinthians, depois da partida, Fred não deu entrevista, por ter demorado muito no exame antidoping, segundo a Confederação Brasileira de Futebol. Um dia depois, a entidade gravou vídeo para que ele comentasse o lance no qual jurou ter sofrido falta do zagueiro Dejan Lovren na área.

"Foi pênalti claro. Não existe mais pênalti ou menos pênalti. A Fifa mandou a comissão de arbitragem aqui para orientar todos os jogadores, fez isso com todas as seleções, para não ter agarra-agarra na área, que os árbitros iriam dar pênalti. Naquele lance, dominei a bola com a (perna) direita, já para girar com a esquerda, sofri uma carga no ombro, perdi o alcance da bola. Aquilo ali me desequilibrou, eu caí", defendeu-se, inicialmente, o camisa 9 brasileiro.

"Eu não sou jogador de ficar caindo. Um jogo atrás (amistoso contra a Sérvia), sofri uma carga também, me desequilibrei e, mesmo caído, fui para a bola porque tinha alcance para fazer o gol. Neste jogo contra a Croácia, recebi uma carga no ombro esquerdo que me impediu de fazer o gol. Eu estava dentro da pequena área. Então, foi pênalti claro. Tem muita gente falando que não foi pênalti, mas teve sim a carga. E foi suficiente para me tirar a bola para fazer o gol", acrescentou.

Apesar da argumentação do brasileiro, o japonês Yuichi Nishimura, árbitro da partida, foi alvo de muitas críticas, principalmente de croatas. O zagueiro Lovren, envolvido diretamente no lance, irritou-se ao ser questionado sobre a jogada. "O quê? Você concorda com aquilo? Está brincando? Viu o jogo? Duas bilhões de pessoas no mundo todo viram que não toquei nele, por que perguntar se foi pênalti?, reclamou.

Como resposta final à polêmica, Fred pediu que os críticos reconheçam que o Brasil foi superior na estreia. "Nada vai abalar nosso ambiente. Nada vai tirar nosso foco. Está todo o mundo se preparado, nós, arbitragem, as outras seleções. Não vamos tirar o brilho dessa vitória nossa, que foi muito merecida, que foi muito difícil. A Seleção Brasileira mereceu essa vitória", cobrou, ao destacar que a equipe treinada por Luiz Felipe Scolari saiu de um resultado adverso na partida.

"Passamos por uma experiência que esse grupo ainda não tinha enfrentado, principalmente em uma competição, que é sair atrás do resultado. Ainda bem que deu tudo certo. O torcedor nos apoiou do início ao fim, mesmo nos momentos de nervosismo. Todos estavam preocupados com vaia, mas temos que agradecer ao torcedor do São Paulo, que nos prestigiou e apoiou nossa equipe", comentou o brasileiro.

O próximo compromisso da Seleção será na terça-feira que vem, em Fortaleza, diante do México, que nesta sexta venceu Camarões por 1 a 0.


Fonte: GENET

Foto: Thanassis Stavrakis e Frank Augstein/AP