Postado por - Newton Duarte

Fundo Esportivo: Para criação, Ministro do Esporte quer recursos do orçamento e das loterias

Ministro do Esporte quer recursos do orçamento e das loterias para criação de fundo esportivo

George Hilton também acenou que recursos da Lei Agnelo/Piva e da Lei de Incentivo Fiscal possam integrar o fundo

Ministro do Esporte visitou nesta sexta-feira o Comitê Olímpico do Brasil (Foto: Douglas Gomes/PRB)

A lei que estabelece as diretrizes e base da educação servirá de modelo para a criação da política nacional de esportes, de acordo com o ministro do Esporte, George Hilton. Após visitar o Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta sexta-feira, ele ainda afirmou, sem detalhar tecnicamente, que o fundo para fomento esportivo no País poderá ser criado levando-se em conta não só o orçamento da União mas também os recursos das Loterias, da Lei de Incentivo Fiscal e da Lei Agnelo/Piva.

- Seguiremos a mesma lógica do que é aplicado na educação, onde existe um lei que define o papel da União, estados e municípios. A intenção é a de que estados e municípios massifiquem o esporte e o governo federal, com as universidades, cuidem do alto rendimento - disse o ministro do Esporte.

Sobre a criação do fundo de fomento para o esporte, Hilton destacou que as discussões técnicas para a sua viabilização ainda ocorrem. Mas evidenciou seu desejo de aglutinar a maior quantidade de recursos possível.

- Orçamento geral da União vai manter esse fundo, mas também manteremos a Lei de Incentivo Fiscal que é importante para as empresas privadas poderem participar. E, claro, recursos dos jogos das loterias, que também vão fomentar esse fundo - frisou Hilton.

De acordo com o ministro do Esporte, até março um estudo será elaborado para verificar as necessidades do esporte brasileiro e como esse fundo deve ser administrado e de onde virão suas fontes de recursos. Para Hilton, a aprovação dessa lei será o maior legado esportivo deixado pela realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.

- Serão trabalhadas as nossas possibilidades dentro do orçamento, do que temos com a Lei Agnelo/Piva e do que ganharemos com a Lei de Incentivo Fiscal - considerou Hilton.

Durante o encontro com os presidentes de confederações esportivas no COB, o ministro do Esporte assegurou a continuidade de todos os projetos. E exemplificou o seu desejo de continuidade após promover o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, a secretário-executivo da pasta.

Para o lugar de Leyser, Hilton chamou o CEO do Comitê Organizador Local da Copa de 2014, Ricardo Trade. Tanto Leyser quanto Trade participaram do evento no COB.

Ao fim do encontro, Hilton voltou para Brasília, onde há tarde, tem uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. Já o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, exaltou as intenções do ministro de dar continuidade aos projetos. Indagado sobre a possibilidade de haver modificação 

-Tudo tem de ser conversado, discutido. As discussões, que combinamos, foi o de discutir em conjunto com o COB e confederaçõeselo/Piva. Então, acho que tudo que for sucesso deve ser seguido e aperfeiçoado como puder - afirmou Nuzman.