Postado por - Newton Duarte

Gabriel Medina pode ser o 1º Brasileiro Campeão Mundial de Surf; Confira as chances

Chances de campeão

Confira as chances matemáticas para que Gabriel Medina se torne o primeiro brasileiro campeão mundial de surf já na próxima etapa, em Portugal

622x415

O título nunca esteve tão perto do brasileiro

A ASP South America forneceu dados para calcular a probabilidade de Gabriel Medina se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surf da história. Faltam apenas duas últimas etapas para o término da temporada, em Portugal e no Hawaii. Sete surfistas ainda estão matematicamente na disputa pelo título. Confira abaixo:

Se vencer a etapa em Portugal, Gabriel Medina é campeão mundial.

Se for vice, comemora o título antecipado se Kelly Slater não for o vencedor.

Caso chegue nas semifinais, Medina só não será campeão mundial se Kelly Slater ou Mick Fanning vencer o Rip Curl Pro e também o Billabong Pipe Masters.

Se chegar às quartas-de-final, apenas Slater e Fanning podem tirar o título do brasileiro. Slater precisaria de um segundo e um primeiro lugar nas duas etapas que restam. Fanning teria de vencer as duas.

Se chegar até a quarta fase, Taj Burrow e Michel Bourez (sexto e sétimo colocados) já estão fora da disputa. Slater precisaria de no mínimo um 3º lugar em Portugal. Mick Fanning precisaria ser finalista. Joel Parkinson e John John Florence teriam que vencer as duas próximas etapas.

SITUAÇÃO

Após a etapa de Hossegor, Gabriel Medina manteve a distância de 6500 pontos para o vice-líder Kelly Slater. Slater poderia ter se aproximado na pontuação, mas, assim como Medina, caiu nas quartas-de-final. Como todos atletas podem descartar seus dois piores resultados no ano, hoje Medina descartaria o 13º lugar no Rio e o 9º em Bells Beach. Slater descarta um 13º e um 5º lugar. Ambos atletas fizeram quatro 5º lugares no ano, mas apenas Medina venceu etapas.

Errata: Segundo João Carvalho, assessor de imprensa da ASP South America, houve um erro nos cálculos e Medina não pode conquistar o título em Portugal se for eliminado antes da quarta fase.