Postado por - Newton Duarte

Gabriel, o 'bombado', comanda o 'Armandão; Uellinton compôs o meio; Confira!

Armandão: em alta, Gabriel decide para o Fla e é o craque da rodada#30

Atacante rubro-negro faz dois gols contra o Internacional no Maracanã e recebe a maior nota da 30ª rodada no Troféu Armando Nogueira

Gabriel não se firmou no Flamengo logo de cara, mas está se tornando um jogador cada vez mais importante no time de Vanderlei Luxemburgo. Sua irregularidade e uma lesão muscular, que também o atrapalhou, parecem coisas do passado. Depois de ser decisivo na Copa do Brasil, com gols em dois jogos sobre o América-RN, e de balançar a rede contra o Cruzeiro há onze dias, Gabriel marcou dois nesta quarta-feira, sendo responsável direto pelo 2 a 0 sobre o Internacional. Pelo poder de finalização e por outras boas jogadas, mereceu nota 8,5 e se tornou o craque da rodada 30 do Troféu Armando Nogueira.

O atacante não é o único rubro-negro na seleção. O goleiro Paulo Victor lhe faz companhia. Corinthians, com Bruno Henrique e Luciano, e Coritiba, com Leandro Almeida e Carlinhos, também emplacaram dois jogadores cada. Completam a seleção Jean (Fluminense), Edcarlos (Atlético-MG), Uelliton (Bahia), Esquerdinha (Goiás) e Barcos (Grêmio).

A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GloboEsporte.com. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.

GOLEIRO

Quando chegou ao Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo depositou toda a sua confiança no goleiro Paulo Victor. De reserva, o jogador passou a ser homem de confiança e tem ajudado o time a somar pontos importantes. Nesta quarta-feira, o goleiro rubro-negro fez pelo menos três grandes defesas cara a cara com Nilmar e ajudou a segurar o 2 a 0. Grande atuação que mereceu nota 8,5 e uma vaga na seleção da rodada 30.

LATERAL-DIREITO

A versatilidade sempre foi uma marca de Jean. Volante que sai para o jogo, já foi até convocado para atuar como lateral-direito na Seleção. Contra o Santos, foi nessa posição que ele foi escalado e deu conta do recado na vitória tricolor por 1 a 0. É verdade que teve trabalho com Robinho, mas teve atuação boa, recebeu nota 6,5, o suficiente para não ser superado por nenhum outro lateral-direito nos jogos deste meio de semana.

ZAGUEIROS

Vivendo o drama da luta contra o rebaixamento, o Coritiba enfrentou o Botafogo num jogo de "nervos à flor da pele", mas nem parecia, a julgar pela atuação tranquila de Leandro Almeida, zagueiro do Coxa. Absoluto nas jogadas, impôs seu jogo na base do posicionamento. Recebeu nota 7,0, a mesma de Edcarlos, outro que foi bem, no caso, contra o Bahia, no empate por 1 a 1, fora de casa, e entrou na seleção da rodada.

LATERAL-ESQUERDO

Carlinhos foi o grande garçom da 30ª rodada do Brasileirão. O lateral-esquerdo do Coritiba foi o responsável pelos dois passes finais para os gols na vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo. Saíram de seus pés as bolas para os gols do atacante camaronês Joel e para o meia Alex. O jogador recebeu 7,5, garantindo seu lugar no time ideal do meio de semana.

VOLANTES

Bruno Henrique, do Corinthians, mostrou que é um jogador completo. Marcou bem, inclusive cobrindo falhas de alguns companheiros, movimentou-se constantemente e ainda saiu para jogar, sendo peça importante no 2 a 1 sobre o Vitória. Recebeu nota 8,0 dos jurados do Armandão. Tem ao seu lado na seleção Uelliton, jogador do Bahia que ficou com 7,5, por sua atuação no 1 a 1 com o Atlético-MG, em que roubou cinco bolas e deu um passe espetacular para o gol de Guilherme Santos.

MEIA

O melhor meia da rodada 30 é Esquerdinha, do Goiás. Lateral-esquerdo de origem, o jogador assumiu de vez a camisa 10 do time esmeraldino, já se destacou por bons passes neste Brasileirão e, dessa vez, mostrou que também tem o faro de um bom definidor de jogadas. Como se fosse atacante, concluiu de primeira o cruzamento e garantiu a vitória por 1 a 0 com um gol no minuto final contra o Sport, fora de casa. Nota 7,5 para ele.

ATACANTES

Além do craque Gabriel, do Flamengo, com 8,5, o ataque da rodada é composto por Luciano, do Corinthians, com 8,0, e por Barcos, do Grêmio, com 7,5. Luciano saiu do banco de reservas e mais uma vez resolveu o jogo. Fez um golaço no triunfo de 2 a 1 sobre o Vitória. Já Barcos não fez um tão bonito, mas fez um gol tão importante quanto na briga pelo G-4. Num jogo complicado contra o Figueirense, o argentino assumiu a responsabilidade e marcou de pênalti para garantir a vitória apertada por 1 a 0.