Postado por - Newton Duarte

Garantindo o futuro: Conselho decide suspender emissão de novos títulos de sócio

Proteção ao clube

Conselho decide suspender emissão de novos títulos de sócio até a eleição

Em reunião realizada neste sábado, o Conselho Deliberativo tricolor decidiu suspender a venda de títulos de Sócio do Bahia a partir da meia-noite de hoje até as eleições de dezembro.

O objetivo é blindar o clube do chamado abuso do poder econômico, isto é, quando candidatos promovem uma associação em massa, às vésperas do pleito, para tentar vencer de forma antidemocrática.

A medida teve aprovação unânime entre os quase 100 conselheiros presentes e foi analisada por uma comissão de juristas com base na lei eleitoral e, sobretudo, no estatuto do Esquadrão de Aço.

Segundo eles, não haveria a possibilidade de manter a emissão de novos títulos, ainda que sem direito a voto, pois a situação infringiria o estatuto.

Da mesma forma, não seria possível criar uma carência mínima sem a celebração de uma assembleia geral.

A hipótese da venda sob condição de o novo sócio quitar o ano inteiro foi mais uma avaliada, mas também não encontraria respaldo no estatuto, que fala expressamente em mensalidade.

O diretor de negócios Pablo Ramos comenta o risco de o Bahia deixar de arrecadar recursos devido à novidade: “Conseguiremos aumentar a média de recebimento das mensalidades desses meses pré-eleição. Os inadimplentes diminuirão”.

O encontro deste sábado ainda discutiu e aprovou o Código de Ética de Conduta do clube, além de definir uma reunião com a Arena Fonte Nova para negociar cláusulas do contrato entre as duas partes.