Postado por - Newton Duarte

GESPORT: Avancini participa de evento sobre Estratégias de MKT Esportivo; Assista

Estratégias de marketing esportivo são o tema central do evento Gesport

Mesmo com a pouca adesão de dirigentes do futebol capixaba, diretores de marketing do Flamengo, Cruzeiro e Bahia vieram ao Espírito Santo dar palestra sobre gestão

A tarde desta terça-feira foi de muito conhecimento esportivo e especialização com a 1ª edição do evento "Gesport - Encontro de Marketing e Gestão no Esporte", que aconteceu no Cine/Teatro da Universidade de Vila Velha-UVV. Bruno Spindel (diretor de marketing do Flamengo), Marcone Barbosa (diretor de marketing do Cruzeiro) e Jorge Avancini (diretor de mercado do Bahia e ex-diretor de marketing do Internacional) são profissionais que atuam em grandes centros do futebol profissional brasileiro e vieram ao Espírito Santo dar palestras sobre o tema, espalhando conhecimento e know-how para o público esportivo capixaba, durante as pouco mais de quatro horas de duração do evento.

Dentre os mais de 120 inscritos para o evento, as presenças marcantes no Gesport eram as várias personalidades do esporte capixaba, como os craques Buru e Rui Mota, do futebol de areia; o ex-jogador de vôlei de praia e atual subsecretário estadual de esportes, Fábio Luiz; o ex-árbitro e atual secretário de esportes de Vitória, Wallace Valente; o técnico de futsal e futebol de areia Carlos Henrique Simões; o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira; além de alguns membros da imprensa esportiva capixaba e estudantes de jornalismo.

Marcone Barbosa, Bruno Spindel e Jorge Avancini foram palestrantes na 1ª edição do Gesport (Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com)

A pouca adesão de dirigentes de times do futebol do Espírito Santo foi a nota triste do evento. As ausências sentidas foram das diretorias e/ou gestores de 15 equipes que participaram das duas divisões do futebol capixaba, que não compareceram ao evento, destoando da diretoria e comissão técnica do Espírito Santo FC, única equipe presente e representada no Gesport, e que veio numa comitiva de nove profissionais, incluindo o gestor André Leibel, o técnico Fábio Giuntini e o consultor técnico Estevão Toniato.

O primeiro palestrante do Gesport foi Marcone Barbosa, que mostrou diversas iniciativas do departamento de marketing do Cruzeiro, como funciona o relacionamento clube-torcida por meio das redes sociais, além de exemplificar como o fortalecimento do programa sócio-torcedor auxilia na contratação e apresentação de jogadores, como nos casos do zagueiro Dedé (apresentado num supermercado parceiro do clube) e do meia Júlio Baptista (que chegou de carro-forte). A respeito do futebol no Espírito Santo, Barbosa indicou como um "segredo de sucesso" a tríade estádio, jogador e torcida atuando junta para alavancar audiências em solo capixaba.

- O futebol é um processo de cultura, um trabalho cultural, que acontece diante de um processo, então não adianta mudar a cultura de um local da noite pro dia. Precisamos ter uma sequência de ações para ter esse direcionamento. Se você vai planejar o que você vai ser daqui há 10 anos, nesse planejamento o mais importante é o que você precisa fazer agora para atingir o que você quer daqui há 10 anos. O segredo é palco (estádio), jogador (referência) e a torcida, e esses três se retroalimentando. Não percebo isso acontecer aqui no Espírito Santo, talvez por isso que o futebol ainda não teve a explosão que acontece em outros grandes centros do Brasil, principalmente na Região Sudeste, onde o Espírito Santo está.

Rui Mota, Fábio Luiz e Buru foram algumas das personalidades do esporte capixaba presentes no Gesport (Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com)

Depois foi a vez de Bruno Spindel, que mostrou várias informações sobre a "marca Flamengo" no mercado nacional e internacional, trazendo também dados sobre o valor dos patrocínios na camisa, e o engajamento da torcida nas ações do clube. Iniciativas como a Fla-TV, o programa sócio-torcedor e as experiências que os torcedores associados ao clube participam, como as que foram feitas nas apresentações do atacante Guerreiro e do volante Canteros foram explicadas. Sobre o futebol capixaba, o diretor de marketing do Flamengo ressaltou o investimento à longo prazo que os clubes devem fazer para conquistar os torcedores.

- A paixão do torcedor pelos clubes, pelas marcas, são alvos que as empresas buscam o tempo todo, e é a coisa mais difícil de se conseguir. Tem empresa que investe mais de um bilhão de reais por ano para tentar fidelizar o consumidor a sua marca. Não é algo tão fácil de se construir ao longo do tempo uma marca, um clube de futebol que atrai a paixão e uma quantidade tão grande de torcedores como os 20 ou 30 maiores clubes brasileiros. É uma fidelidade, porque você troca de mulher, troca até de sexo, mas de time você não troca. Não é um trabalho fácil você construir essa relação, é um trabalho duro, de longo prazo, onde você precisa de ídolos, títulos, vitórias, histórias para construir essa paixão ao longo do tempo.

Finalizando o evento, Jorge Avancini falou da sua vasta experiência em dois clubes: Internacional (onde atuou por 13 anos) e o Bahia, onde trabalha atualmente. Reforçar as categorias de base e voltar a revelar talentos, aumentar o número de sócios, cultura de metas e resultados, além de valorizar o patrimônio do clube foram as iniciativas tomadas em sua gestão no time gaúcho. Já na equipe baiana estão sendo feitas ações como fortalecer a presença feminina nos estádios e como consequência, alavancar o programa sócio-torcedor entre as mulheres.

Além disso, ações de relacionamento e aproximação com o público, vantagens para os sócios-torcedores e promoções voltadas para os fins de semana de jogos foram alguns dos temas propostos pelo profissional de marketing do "Tricolor de Aço". Avancini elogiou o futebol capixaba, que exporta talentos todos os anos, como o trio Kieza, João Paulo e Hayner, que são atletas do Bahia.

- Vocês são reveladores de talentos. O melhor jogador do Bahia é capixaba, o Kieza, que é o "Imperador da Fonte Nova". Agora mesmo outros dois jogadores foram repassados ao Bahia (João Paulo e Hayner), entre tantos outros. Não sabemos explicar como o futebol daqui ainda não desabrochou, mas acredito que tem que se valorizar os times daqui ao invés das equipes de fora.

André Leibel (à esquerda) levou mais oito profissionais do Espírito Santo FC ao Gesport (Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com)

Gestor do Espírito Santo acredita que time está no caminho certo

Mandatário do único time de futebol capixaba presente no Gesport, André Leibel, que é gestor do Espírito Santo, ressaltou que algumas estratégias de marketing já foram utilizadas pela equipe santense na campanha do título da Série B do Campeonato Capixaba. Sobre a pouca adesão dos dirigentes dos outros times co-irmãos à iniciativa do Gesport, Leibel preferiu focar em seu time e fez questão de frisar que encara o valor pago pelas palestras como investimento em capacitar a sua equipe de profissionais e não como uma despesa ou gasto desnecessário.

- Muitas das coisas que foram faladas nós aplicamos na Série B, que é o tripé formado pelo estádio, o evento e o futebol com a bola no campo, que é a cereja no bolo. Levamos o samba, a cerveja importada e o evento no intervalo. Outras ideias de marketing nós vamos fazer como as visitas nas escolas e o caminhão móvel de vendas dos uniformes. Trouxemos todos da comissão técnica, mesmo os não ligados diretamente à área de marketing, porque vamos fazer um trabalho com eles e ver a curto, médio e longo prazo, o que cada um acha que podemos fazer. Cada clube sabe onde aperta o seu orçamento, onde pode gastar. A gente prioriza a capacitação do profissional e isso foi falado aqui no evento. Quando os clubes passam a profissionalizar as suas áreas, eles começaram a crescer. Estamos capacitando os nossos profissionais, encarando como investimento e não como despesa.