Postado por - Heitor Montes

Em apresentação, Gilberto diz que vai ajudar o Bahia com experiência e gols

Na tarde desta segunda-feira (11), o Bahia apresentou o atacante Gilberto, novo reforço da equipe para a temporada. Treinando no Fazendão desde a última semana, o jogador tem a missão de ajudar o Tricolor com gols para que a equipe saia desta situação complicada no Brasileirão. Sem vencer há quatro jogos, a equipe é a vice-lanterna da competição, com nove pontos em 11 partidas.

Mostrando confiança, Gilberto espera contribuir com muitos gols para ajudar a equipe, que tem o quarto pior ataque do Brasileirão, com apenas nove gols marcados em 11 jogos:

Nunca assumiria uma coisa sem ter plena certeza de que poderia dar o meu melhor. Vou dar o meu melhor com a camisa do Bahia. Meu principal compromisso é esse. Vou ajudar em todos os momentos. E fazer gol. O nove tem que fazer gol. Quero fazer muitos gols. O Bahia, com essa qualidade que tem, acho que vou fazer muitos gols

Gilberto garantiu que poderá contribuir com a equipe também com a sua experiência:

Um pouco mais experiente. Em outras passagens por clubes do Brasil, era um pouco inexperiente. Agora tem uma rodagem, um equilíbrio mental para ajudar meus companheiros, tanto falando palavras que possam confortar um jogador a ir bem numa partida, como também ajudar em vibração, mostrar que a gente consegue, que não pode abaixar a cabeça para time nenhum no Brasil.

Gilberto foi apresentado por Diego Cerri, diretor de futebol do Bahia. O dirigente elogiou o atacante, destacando a sua postura antes mesmo de ter seu contrato assinado com a equipe:

Esses dias comentei que gostei muito da posição que ele tomou, dizendo que, mesmo sem estar nas condições ideais, parte física, por estar voltando agora, estava chegando e se dispôs a entrar em campo mesmo sem as condições ideais. Achei bacana a postura, a vontade de ajudar. Desejo que tenha adaptação rápida e que nos ajude. Bem-vindo, Gilberto.

O atacante vinha atuando na equipe do Yeni Malatyaspor, da Turquia. Na equipe turca, Gilberto marcou apenas dois gols em 12 partidas e foi reserva. O jogador espera estar à disposição após a parada para a Copa do Mundo:

Eu só vou poder estrear depois da Copa. Vou ficar treinando a parte física, porque é voltar na ponta dos cascos. Vou fazer o melhor possível para, quando estrear, estar em alto nível. [...] Acho que sim [que o tempo é suficiente para a preparação]. É até mais do que suficiente. Pouco mais de duas semanas, acho que consigo, sim.

Gilberto explicou qual é a sua posição preferida em campo: sem render muito pelos lados, o atacante prefere ficar mais próximo do gol adversário:

Faz muito tempo que joguei pelo lado. Não vejo essa característica no meu futebol. Tenho a explosão, mas não tenho a resistência que tinha antes, que é o que quem joga pelo lado precisa. Tenho que me posicionar bem na área, procurar o espaço para finalizar e fazer os gols.

Nascido na cidade de Piranhas, em Alagoas, Gilberto é um centroavante de ofício. Após começar a carreira no Santa Cruz, o jogador passou por Internacional, Portuguesa, Vasco e São Paulo, Toronto FC (Canadá) e Chicago Fire (Estados Unidos). O atacante irá disputar posição no comando do ataque tricolor com Edigar Junio e Júnior Brumado, que estão machucados, e Kayke, que vem sendo questionado pela torcida.

Confira o que Gilberto falou em entrevista coletiva

Boa fase no São Paulo
- Qualidade do elenco. Tinha bastante qualidade, assim como quando escolhi o Bahia, conversei bastante sobre o grupo, sobre todos que estavam aqui, a qualidade deles. Todo mundo fala da qualidade do time, de como se comporta nos momentos difíceis e consegue superar. Tentar buscar minha melhor forma e quando tiver a oportunidade de entrar, ajudar meus companheiros da melhor forma.

Diferença entre o futebol brasileiro e o turco
- Futebol brasileiro é diferente de todo o resto do mundo. Futebol técnico que aos poucos está se tornando um futebol físico, com bastantes transições de ataque. Isso, junto com a técnica, sobressai. Não à toa somos a melhor Seleção do mundo. É sempre diferente visitar outros países.

Primeiro contato com a torcida do Bahia
- Torcida apoiou e sempre vai apoiar o clube. Estão de parabéns sempre. Nossa equipe se portou muito bem. Nossa equipe saiu atrás no placar e buscou o tempo todo tempo o triunfo. Aos poucos, a gente vai se acertando.

Jogou com alguém do elenco?
- Joguei com Elton, Jackson... Não lembro os outros. Mas conheço bastante.