Postado por - Newton Duarte

Gilson Gênio lamenta as chances de rebaixamento do Flu

Ídolo do Flu, Gilson Gênio detona planejamento, mas crê em salvação

Lembrado no Tricolor e no Bahia, ex-jogador lamenta as chances de rebaixamento do clube carioca, mas segue firme na torcida. Técnico enxerga o Vasco em pior situação


Gilson Gênio lamenta a situação do Fluminense, mas continua na torcida

Quando a bola parar de rolar pela última rodada do Brasileirão, no domingo, uma coisa é certa: mais dois times vão encorpar o indesejado grupo de rebaixados. Com chances de ser um dos clubes que vai disputar a Série B do ano que vem, o Fluminense precisa vencer o Bahia fora de casa, torcer contra o Coritiba e o Vasco, e, mais uma vez, contrariar as chances matemáticas para se manter na Primeira Divisão.

Revelado pelo Fluminense, time em que atuou por mais de oito anos na década de 70, Gilson Gênio foi o ponta-esquerda de uma das equipes mais lendárias do clube carioca: a Máquina Tricolor. No entanto, o ex-jogador também tem história no adversário do Flu de domingo. Autor do gol que garantiu o título do Bahia em cima do Vitória, no Campeonato Baiano de 1981, também é ídolo do clube nordestino. Apesar da história em ambos, Gilson é torcedor declarado do Flu. O ex-jogador - e agora treinador - se apega ao verde da esperança presente nas cores do clube para continuar acreditando.

- Eu lamento o Fluminense estar nessa situação. Lamento terem deixado chegar nessa situação que chegou. Eu joguei lá no Bahia e sei o quanto é difícil vencer lá dentro. Os ingressos estão todos vendidos. Vai ser uma luta muito grande. Mas temos a esperança em nossas cores. Os números estão contra. Mas temos que acreditar. A tradição do clube nos manda ter esperança.

Conhecido pela agilidade dentro dos gramados, Gilson Gênio não pensou duas vezes quando questionado sobre os motivos que levaram o Fluminense a lutar novamente contra o rebaixamento. O ex-jogador foi rápido em apontar a falta de planejamento como a principal responsável pela situação adversa que o clube está enfrentando.

"Temos que acreditar. A tradição do clube nos manda ter esperança"

Gilson Gênio

- Eu creio que o maior problema se resume à falta de planejamento. O planejamento do Fluminense foi esse: lutar para não cair. Como um time campeão brasileiro não tem um lateral de reposição? O Carlinhos se machucou e não tem ninguém para colocar no lugar. Tem que ficar improvisando zagueiro. Venderam um monte de gente e forçaram a base. Eu fico triste com isso porque sou Fluminense. Eu vivi o clube. Sei como as coisas funcionam - declarou.

Com muitos anos de Fluminense acumulados, seja como jogador, seja como treinador das divisões de base do clube e até interino da principal, Gilson Gênio frisou os problemas que o clube atravessa e afirmou que a responsabilidade por manter o time na elite do futebol brasileiro não poderia estar nas costas dos atletas jovens.

- O torcedor vive de noticiário. Eles acham que o Fluminense está uma maravilha. Mas não está. O resultado está no desempenho do clube. No meio do campeonato tiraram o Abel, que estava com uma campanha ruim. Veio o Vanderlei. Ele foi corajoso. Colocou os garotos da base. Mas colocaram os meninos crus demais. Queimaram uma etapa de preparação da garotada. E aí, de uma hora para outra, os meninos são responsáveis por salvarem o Fluminense. Por tirar o Fluminense da situação ruim. Isso não existe - afirmou.

OS PALPITES

Gilson Gênio enxerga um equilíbrio muito grande no confronto entre Fluminense e Bahia deste domingo, na Fonte Nova. O comandante julga que apostar no empate é o palpite mais adequado, porém, deixando o lado torcedor transparecer, mostra confiança no resultado positivo.

"Tomara a Deus que o Fluminense tenha força para sair dessa situação"

Gilson Gênio

- Eu acho que tanto o Fluminense quanto o Bahia estão no mesmo nível. Apesar de ter escapado, o Bahia não está bem. Vou torcer muito para dar tudo certo, para o Fluminense ganhar. Estou confiante. Mas o resultado mais normal para esse confronto é o empate. A torcida do Bahia é fanática, vai querer ver o Fluminense rebaixado. Tomara a Deus que o Fluminense tenha força para sair dessa situação - declarou.

Mesmo estando em situação melhor que a do Fluminense, Gilson Gênio julga que o Vasco vai ser o time com mais dificuldades para se manter na Série A, devido ao confronto contra o Atlético-PR, que ainda tem a pretensão de garantir uma vaga na Libertadores.

- Eu acho que o Vasco é o sério candidato a ocupar uma das vagas. Corre um risco maior porque joga contra uma equipe qualificada. O Vasco vai para o tudo ou nada contra um adversário que ainda quer alguma coisa. O Coritiba entra em campo contra o São Paulo, que não disputa mais nada. Mas tudo pode acontecer, já que vai ser uma rodada que envolve times com muita história. O emocionante do futebol é isso. Você não pode fazer prognóstico porque na prática é outra coisa - concluiu.


Nota UTB – Para quem não lembra ou sabe, Gilson Gênio foi ídolo também no Bahia no inicio da década de 80, tendo participado do histórico Bahia 5 x 0 Santa Cruz, marcando os dois primeiros gols.

O então jogador, foi formado nas categorias de base do clube Carioca e chegou a Campeão da Copa São Paulo como treinador das categorias de Base do Flu

Seu irmão: Gilcimar, jogou no Tricolor Baiano no mesmo período.

Confira:


Fonte e foto: Gustavo Garcia - Inter TV Esporte