Postado por - Newton Duarte

Globo manda recado para os Estaduais

Globo dá o recado para os Estaduais

Para tudo há uma primeira vez. Neste final de semana de Carnaval, de forma inédita o futebol no Brasil não teve transmissão na TV aberta, mesmo com rodada completa dos Campeonatos Estaduais. O recado dado pela Globo ao fazer essa opção não poderia deixar de ser mais cristalino. O futebol entrou no mesmo balaio que estão as outras modalidades esportivas.

Sem conseguir emplacar a audiência nos jogos no meio da folia nos últimos anos, a Globo optou por simplesmente ignorar o futebol para manter a programação regular da emissora. Em se tratando de futebol brasileiro, é uma das primeiras vezes que a emissora deixa de lado uma transmissão para exibir qualquer outro evento.

A situação é relativamente comum de se ver em torneios de vôlei, basquete, tênis. Em competições de automobilismo. Mas, na maioria das vezes, o vilão para que a emissora tome essa decisão é o próprio futebol. Para não concorrer com o esporte mais popular do país, a emissora de maior audiência do Brasil opta por ignorar a outra transmissão.

O problema do Carnaval, além da data que deixa menos gente ligada em frente à TV, está no fato de a audiência não conseguir emplacar no fim de semana da folia. Com o Ibope em decadência nos últimos anos, a Globo tenta ao máximo ajudar o futebol. Agora, porém, a biruta virou. Quando o futebol é derrubado por outro evento na grade da TV, é preciso ligar o sinal de alerta. Ou melhora-se o produto, ou conforme-se com a condição de segundo escalão na lista de preferência da TV aberta.

É desesperador perceber que o esporte mais popular do Brasil não consiga hoje justificar a entrada de uma transmissão ao vivo pela TV aberta.

Se os dirigentes ainda acham que o futebol é insubstituível, o que aconteceu neste final de semana mostra exatamente o contrário…