Postado por - Newton Duarte

Goiás 3 x 0 Bahia :: Raio-X, Scout, Gols e Ficha Técnica

Goiás vence o Bahia no embalo de Erik e com belo gol de falta À La R10

Atacante marca dois e comanda o Alviverde, que também se dá bem em cobrança de Thiago Mendes por baixo da barreira; Tricolor se complica

DESTAQUES DO JOGO

Nome do jogo

Erik

Autor de dois gols, o jovem atacante quebrou jejum de quatro rodadas sem marcar, brilhou na vitória do Goiás e foi o destaque no Serra Dourada.

Jejum de vitórias

Oito rodadas

O Bahia não sabe o que é vencer na Série A desde 28 de setembro, quando bateu o Fla por 2 a 1. De lá para cá, obteve seis derrotas e dois empates.

Estilo Ronaldinho

Thiago Mendes

Erik se destacaria sozinho, não fosse a esperteza do volante, que imitou R10 e marcou o terceiro do Goiás em bela falta cobrada por baixo da barreira.

A CRÔNICA

Erik e Thiago Mendes roubaram a cena, e o Goiás venceu o Bahia por 3 a 0 neste domingo, no Serra Dourada, pela 33ª rodada da Série A do Brasileirão. Autor dos dois primeiros gols, o atacante voltou a marcar após quatro rodadas e abriu o caminho para a vitória, selada pelo volante, que fez o terceiro no estilo Ronaldinho Gaúcho: cobrança de falta por baixo da barreira.

Depois de duas derrotas amargas, para São Paulo e Fluminense, o Goiás faz as pazes com a vitória no Brasileirão e praticamente se livra da ameaça de rebaixamento. Em situação oposta, o Bahia amarga mais um revés, o terceiro consecutivo, e completa oito partidas sem ganhar.

Goiás e Bahia voltam a campo no próximo domingo, às 17h. Em décimo lugar, com 44 pontos, o Alviverde vai até Porto Alegre para enfrentar o Internacional no Beira-Rio. Afundado na 19ª posição, com 31, o Tricolor joga em casa e recebe o Corinthians na Fonte Nova.

Nivelado por baixo

Goiás e Bahia ditaram o primeiro tempo em ritmo lento. Calcado mais na paciência do que no ímpeto das equipes, o duelo começou sem grandes emoções. Com a condição de mandante, o Alviverde até teve maior posse de bola (56% contra 44%), mas não transformou essa leve superioridade em chances claras de gol.

Tanto que a melhor oportunidade ficou com o Tricolor. Aos 32 minutos, Guilherme Santos cruzou na área, e Rafael Miranda cabeceou na trave direita de Renan. Antes, o Goiás já havia chegado duas vezes com Erik, mas sem tanto perigo. Na jogada mais interessante, aos 20, o atacante arriscou uma bicicleta. O lance teve plástica, mas não chegou a assustar o goleiro Marcelo Lomba, que defendeu fácil.

Erik marca dois; Thiago Mendes imita R10

Na etapa final, a intensidade aumentou. O Goiás continuou com maior volume de jogo e se deu bem ao ser mais incisivo, com Thiago Mendes se aproximando mais dos homens de frente. Principalmente depois da entrada de Bruno Mineiro.

Além disso, brilhou a estrela de Erik. O atacante quebrou jejum de quatro jogos na Série A e voltou a marcar ao fazer os dois gols da vitória do Alviverde. O primeiro saiu aos 17 minutos, quando aproveitou vacilo da zaga do Bahia e completou com estilo. Aos 24, o garoto venceu a defesa na corrida, ficou cara a cara com Lomba, tirou do goleiro e fez o segundo. Ainda houve tempo para Thiago Mendes, aos 30, em falta à la Ronaldinho Gaúcho, ampliar: 3 a 0.

O melhor: Erik. O camisa 11 foi o jogador mais incisivo do Goiás desde o início do confronto e ainda fez os gols que definiram o placar no Serra Dourada.

O pior: Léo Gago. Escalado para dar mais poder de marcação ao Bahia, volante mostrou lentidão e não conseguiu acompanhar os avanços dos jogadores do Goiás.

Chave do jogo: A velocidade do Goiás. Num confronto de poucas oportunidades, o Goiás criou mais por ter jogadores mais rápidos. As principais ações ofensivas da equipe esmeraldina surgiram a partir disso.

Toque dos técnicos: Gilson Kleina chegou a treinar num 4-2-3-1, mas montou um Bahia com três homens de marcação no meio-campo e tentou congestionar o setor. A alternativa dele funcionou em muitos momentos, mas tornou a partida mais adequada à velocidade do Goiás.

Essa diferença de rotação entre as duas equipes ficou mais evidente quando Ricardo Drubscky trocou Ramon por Bruno Mineiro. O centroavante oriundo do banco de reservas conseguiu abrir espaços e soltar a bola rapidamente, o que facilitou o trabalho de Erik no segundo tempo.

Para lembrar: Faz tempo. Com o revés deste domingo, o Bahia chegou a oito jogos seguidos sem triunfar no Campeonato Brasileiro de 2014. O time tricolor não obtém um resultado positivo na competição nacional desde o dia 28 de setembro, quando fez 2 a 1 sobre o Flamengo.

270 minutos. A derrota para o Goiás também confirmou o momento ruim do ataque do Bahia. O time tricolor não faz um gol sequer desde o dia 21 de outubro, quando empatou por 1 a 1 com o Atlético-MG. Já são três jogos inteiros sem marcar.

Recuperação. O resultado representou uma redenção para o Goiás, que havia somado apenas um ponto em suas duas partidas anteriores como mandante (empate com o Grêmio e derrota para o Fluminense).

Maior diferença. O Goiás igualou neste domingo a maior diferença favorável que a equipe já havia conseguido em duelos contra o Bahia no Campeonato Brasileiro. O time esmeraldino tinha feito 3 a 0 nos baianos em 1978 e 2001.

Goiás 3 x 0 Bahia

Campeonato Brasileiro 2014 – Série A – 33ª Rodada

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO

Data: 9 de novembro de 2014, domingo

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (Asp. Fifa-SP)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Herman Brumel Vani-SP

Cartões amarelos: Pedro Henrique (Goiás); Rafael Miranda (Bahia)

Gols: Goiás : Érik 16’ e 24’ e Thiago Mendes 30’ 2ºT

Goiás: Renan; Felipe Macedo (Moisés), Jackson, Pedro Henrique e Felipe Saturnino; Amaral, Thiago Mendes, David, Ramón (Bruno Mineiro) e Esquerdinha (Tiago Real); Érik

Técnico: Ricardo Drubscky

Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Lucas Fonseca, Titi e Guilherme Santos; Uelliton, Rafael Miranda e Léo Gago (William Barbio); Lincoln (Branquinho); Rafinha (Henrique) e Kieza

Técnico: Gílson Kleina

[**SCOUT**]

ATUAÇÕES

Lucas Fonseca vai mal no Bahia

Zagueiro do Tricolor Baiano falha em dois gols e leva a pior nota da partida

MARCELO LOMBA - GOLEIRO

Foi surpreendido por Thiago Mendes no gol de falta, mas demorou um pouco para arrancar para a bola. Não teve culpa nos outros gols.

Nota: 5,5

RONIERY - LATERAL-DIREITO

Quase não apareceu no apoio e, quando se arriscou, errou passes fáceis. Mas trabalhou bem defensivamente, conseguindo cinco roubadas de bola na partida.

Nota: 6,0

LUCAS FONSECA - ZAGUEIRO

Perdido na marcação, não conseguiu acompanhar Erik no lance do segundo gol do Goiás. Também cometeu a falta na meia-lua que culminou no terceiro gol do rival.

Nota: 4,0

TITI - ZAGUEIRO

Foi seguro na primeira etapa, levando a melhor tanto por baixo quanto por cima. Mais exposto no segundo tempo, teve mais dificuldades para acompanhar a velocidade do ataque Esmeraldino. Um exemplo é o primeiro gol do jogo, quando não consegue evitar a finalização de Erik

Nota: 5,5

GUILHERME SANTOS - LATERAL-ESQUERDO

Nem apoiou, nem marcou com eficiência. Tentou sair para o jogo com mais frequência que Roniery, mas pecou na hora do passe. Errou sete ao todo.

Nota: 4,5

UELLITON - VOLANTE

Não conseguiu fechar os espaços na frente da defesa, principalmente no segundo tempo. Foi facilmente envolvido pela movimentação dos meias do Goiás.

Nota: 4,5

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE

Foi quem mais cometeu faltas pelo lado do Bahia, não à toa levou um cartão amarelo besta ao fazer uma falta no campo de ataque ainda no primeiro tempo. Não consegue conter o avanço de Esquerdinha no lance do primeiro gol do Goiás. No apoio, apareceu bem em um escanteio e acertou uma bola na trave após bom cabeceio.

Nota: 4,5

LÉO GAGO - VOLANTE

Melhor que os companheiros no combate, conseguindo quatro roubadas de bola. Mas pouco ajudou o trabalho de criação e apareceu pouco na frente para tentar chutes de fora da área, um do seus pontos fortes. Foi substituído no segundo tempo.

Nota: 5,5

WILLIAN BARBIO - ATACANTE

Entrou para dar mais ofensividade ao Bahia, mas não conseguiu explorar sua velocidade.

Nota: 5,0

LINCOLN - MEIA

Atuação apagada. Pouco tocou na bola e não conseguiu criar. Saiu no início da segunda etapa.

Nota: 4,5

BRANQUINHO - MEIA

Entrou no lugar de Lincoln e não conseguiu mudar o panorama na criação. Até se movimentou mais, mas não construiu nenhuma oportunidade para os atacantes.

Nota: 5,0

RAFINHA - ATACANTE

Bem marcado, não conseguiu jogar em velocidade pelos lados de campo. Sequer finalizou durante a partida.

Nota: 4,5

HENRIQUE - ATACANTE

Substituiu Rafinha e também não conseguiu incomodar a zaga do Goiás.

Nota: 5,0

KIEZA - ATACANTE

Foi quem mais tentou no ataque do Bahia. Brigou entre os zagueiros e conseguiu arriscar alguns chutes, mas não teve nenhuma oportunidade clara de marcar.

Nota: 5,5

PROGRAMAÇÃO

Após a derrota para o Goiás, o Ex-quadrão agora enfrenta o Corinthians na Arena Fonte Nova pela 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Bahia x Corinthians

Dia: 16/11

Hora: 16:00

Local: Arena Fonte Nova – Salvador/Ba