Postado por - Newton Duarte

Goiás x Bahia :: O handicap

Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Goiás e Grêmio têm vantagem na rodada 33

Em Palmeiras x Atlético-MG, a vantagem do Palmeiras está mais no desgaste que a equipe mineira sofreu nas semifinais da Copa do Brasil e da reserva de energia de que precisará para o primeiro jogo das finais do que no desempenho em si. Com 25% de vitórias e 31% de empates fora de casa, o Galo tem o sétimo melhor desempenho como visitante enquanto o Palmeiras com 44% de vitórias e 19% de empates em casa tenha o quarto pior retrospecto entre todos os mandantes. A favor do Verdão também o fato de ter perdido apenas um dos últimos sete jogos como mandante.

O Coritiba tem o sexto pior desempenho como mandante, porém está traçando uma curva ascendente em casa, tendo perdido apenas um jogo (contra o Cruzeiro) em casa nos últimos nove e, mais importante, vencido seis deles. Esse histórico evidencia que vem se tornando mais competitivo em casa (tendo empatado com o Grêmio na rodada 31 e batido o São Paulo na 22), mas vai receber o Fluminense em momento também ascendente como visitante, com três vitórias nos últimos quatro jogos (São Paulo, Santos e Goiás e derrota para o Internacional). As duas equipes estão em um bom momento, mas o Fluminense luta por Libertadores e seu histórico como visitante o credencia à um resultado positivo.

O Botafogo é o antepenúltimo colocado na classificação e tem de vencer para ter chances de deixar a zona do rebaixamento. Enfrenta o nono colocado do Brasileirão. Problema? O Atlético-PR é o sexto pior visitante da competição (empatado com Bahia e Vitória). Perdeu alarmantes nove dos últimos 11 jogos fora de casa (venceu o Criciúma e empatou com o Sport nessa sequência). O Botafogo é o oitavo pior mandante (ao lado de Flamengo e Goiás), em queda. Nos oito primeiros jogos como mandante, o Botafogo venceu cinco e empatou três. Não perdeu. Nos últimos oito (de 16) venceu três (Goiás, Corinthians e Flamengo), empatou um e perdeu quatro. Mas o retrospecto do Atlético-PR é negativo demais, o que dá uma ligeira vantagem ao Botafogo.

O Sport é o oitavo mandante com melhor aproveitamento (empatado com o Atlético-PR). Venceu 56% dos jogos em casa e perdeu 19%. Quando visitante, o Flamengo tem histórico neste Brasieirão exatamente de meio de tabela, empatado com o Atlético-PR: 25% de vitórias e 56% de derrotas. Uma questão é que dos últimos três jogos como mandante, o Sport perdeu dois (para Vitória e Goiás) e venceu o Figueirense. Outra é que dos últimos quatro jogos como visitante, o Flamengo perdeu três (Bahia, Atlético-PR e Botafogo) e ganhou do Figueirense. Estava focado na Copa do Brasil. Não está mais. Questão é como os atletas vão reagir à eliminação por goleada com o Flamengo já garantido na Série A. O Sport é favorito.

O Vitória é o terceiro pior mandande do Brasileirão, porém seu momento é ascendente, com cinco vitórias nos últimos sete jogos em casa (Internacional, Fluminense, Bahia, Botafogo, Criciúma), um empate (Goiás) e uma derrota (Cruzeiro). O São Paulo é o segundo melhor visitante da competição (a um ponto de ser o melhor), mas vem de viagem cansativa ao Equador e jogo duro pela Sul-Americana e joga à tarde em Salvador, com previsão de sol e temperatura de até 30 graus. Para completar o quadro, a curva do São Paulo fora de casa é descendente. Nos primeiros oito jogos como visitante, venceu quatro, empatou dois e perdeu dois, enquanto nos últimos oito (em 16) ganhou três, empatou dois e perdeu três (Coritiba, Corinthians e Atlético-MG). O São Paulo é superior, tem uma equipe melhor que estará desgastada e enfrentará um adversário confiante. Um grande desafio para o vice-líder São Paulo.

Gre-Nal: o Inter no primeiro turno, fez 2 a 0 no rival gaúcho em casa. Agora está como o quinto melhor aproveitamento como visitante, com 31% de vitórias e 38% de derrotas. Perdeu três (Cruzeiro, Chapecoense e Flamengo) dos últimos quatro jogos fora, mas derrotou o Santos pela primeira vez na Vila Belmiro. É o terceiro colocado, e o empate o mantém na zona de classificaçao para a Libertdaores por ter vantagem no número de vitórias. Supostamente, vai se defender ferrenhamente sem contar com o lateral-esquerdo Fabrício, suspenso. O Grêmio sabe disso tudo, tem de vencer para se manter com chances de Libertadores, venceu oito dos últimos dez jogos em casa, pasme, sofrendo apenas dois gols nessas partidas (um deles na derrota por 1 a 0 para o São Paulo e outro na vitória sobre o Corinthians). O Grêmio é o terceiro melhor mandante do Brasileirão, com 69% de vitórias e 13% de derrotas. Seu retrospecto como mandante lhe coloca como favorito. Mas o que eu queria mesmo era um Big Brother Gre-Nal com câmeras exclusivas (e captação de som) em Felipão e Abelão 24h por dia. Mas me contentava com dois quadros durante a partida mostrando absolutamente todas as reações dos treinadores dos dois times. Impagável.

Figueirense e Chapecoense é outro clássico local com vantagem para o mandante. E com mais folga. O Figueira tem o segundo pior aproveitamento como mandante com 31% de vitórias e 38% de derrotas. A Chape está com o quarto pior aproveitamento como visitante com 13% de vitórias e 69% de derrotas. Mas na segunda metade do campeonato, o Figueirense melhorou seu desempenho como mandante. Perdeu todos os cinco primeiros jogos que mandou, empatou um e venceu dois em seguida. Nos últimos oito jogos (em 16) ganhou três, empatou quatro e perdeu só um (Flamengo). Perdeu seis dos últimos oito jogos como visitante, empatou um (Corinthians) e ganhou um (Bahia).

O Corinthians é o sexto melhor mandante no Brasileirão com 56% de vitórias e 6% de derrotas, com cinco vitórias nos últimos oito jogos em casa e três empates. Perdeu um único jogo de que foi mandante (Figueirense na quinta rodada). O Santos é o oitavo melhor visitante com 25% de vitórias e 50% de derrotas, tendo vencido duas, empatado duas e perdido quatro dos últimos oito jogos. Vem de uma eliminação exaustiva na Copa do Brasil, disputada com gramado molhado. Não fosse a síndrome de Robin Hood por que passa, o Corinthians seria muito favorito. Vantagem não lhe falta.

O Cruzeiro é o melhor mandante do Brasieirão com 75% de vitórias e 13% de derrotas e vai receber o pior visitante, o Criciúma, que não venceu ainda fora e perdeu 69% desses jogos. O Tigre é zebra mesmo com a Raposa jogando na próxima quarta-feira pela Copa do Brasil após uma semifinal exaustiva com gramado molhado e conquista da classificação aos 40 minutos do segundo tempo.

O Goiás é o oitavo pior mandante, com 50% de vitórias e 25% de derrotas, mas que venceu cinco dos últimos oito jogos em casa (perdeu para Atlético-MG e Fluminense e empatou com o Grêmio). E vai receber o Bahia, sexto pior visitante, que perdeu seis dos últimos oito jogos fora (venceu o Botafogo e empatou com o Fluminense). O retrospecto favorece o Goiás.

Confira o handicap dos jogos: