Postado por - Heitor Montes

Goleiro Jurandir recorda o dia em que impediu o milésimo gol de Pelé em 1969

Jurandir Salvador, 69 anos, foi um dos responsáveis por adiar o milésimo gol do rei do futebol. "Meus amigos não decepcionei", diz ex-goleiro do Bahia naquele jogo de 1969

"O goleiro que não quis entrar para a história". Um dos jornais de Salvador no dia seguinte a tarde de 16 de novembro de 1969 trazia esta frase como manchete. Mas, quem seria esse homem que se recusou a tal feito, algo que todos buscam conseguir? Jurandir Salvador, 69 anos, o goleiro que impediu o milésimo gol de Pelé.

Bahia e Santos se enfrentavam na Fonte Nova diante de mais de 37 mil torcedores pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa, 10 anos após o tricolor ter derrotado o alvinegro na final da Taça Brasil. O árbitro do duelo que terminou empatado em 1 a 1 era o comentarista de arbitragem da Globo, Arnaldo Cezar Coelho, ainda no início da carreira. Desta vez, o campeonato pouco importava e todos os holofotes estavam voltados para Pelé, que precisava de apenas um gol para atingir a marca histórica. Mas, não contava com Jurandir.

Eu estava disposto a complicar a vida dele. Quando eu entrei em campo eu falei direto com ele: "em mim você não faz"

Além do arqueiro caruaruense, o time todo estava determinado a parar o Rei. Outro personagem determinante na partida, Nildo "Birro doido" - apelido dado pelo goleiro -, tirou um gol do camisa 10 em cima da linha

Lembro de uma equipe com 34 jogadores. Deles, 14 eram compadres, eram uma família. Tínhamos certeza de que ele não faria aquele gol na gente. Nós nos reunimos mais de dez vezes. Tinha um gringo no nosso time que disse que a gente se reunia mais que o bando de "Lampion". Nós também eliminamos Clodoaldo, que era quem mandava as bolas para ele. Para minha felicidade e para felicidade da família baiana, ele não fez.

Jurandir afirma que não se arrepende de ter fechado o gol e não ter ficado famoso como Andrada, ex-goleiro do Vasco, que tomou o gol mil três dias depois.

Pelo contrário, eu vim perceber depois. Andrada era da Seleção Argentina e depois do gol ele não voltou a defender a seleção e jamais jogou em um grande clube no seu país. Eu continuei militando no futebol. Eu sou uma pessoa feliz.

Jornais da época exaltaram atuação de Jurandir na partida contra Pelé (Foto: Lafaete Vaz / GloboEsporte.com) Jornais da época exaltaram atuação de Jurandir na partida contra Pelé (Foto: Lafaete Vaz / GloboEsporte.com)

O ex-goleiro, que foi revelado no Central de Caruaru e passou por clubes como Sampaio Corrêa, CSA e Sergipe, ainda revelou que foi ameaçado e recebeu dinheiro para deixar a bola entrar, mas Jurandir preferiu não informar quem o coagiu.

Hoje daria entre R$ 500 mil e R$ 700 mil. Mas, esse dinheiro não compra a dignidade de um homem. Foi tanta gente me ajudando para eu jogar futebol. Meus amigos eu não decepcionei e a melhor coisa do mundo é estar em paz consigo mesmo

Torcedor do Bahia e na expectativa para o acesso do clube, o ex-camisa um do tricolor deixou um recado para o elenco, especialmente para o goleiro Muriel.

Eu quero dizer que eu admiro a maneira que o Muriel se porta. Mas queria dar um conselho: treine cada vez mais. Você é um grande goleiro e não pode falhar. Gostaria de dizer ao plantel do meu querido Bahia para acreditar sempre. Se Deus quiser eu vou comemorar esse ano a entrada na primeira divisão.

Fonte: Globo Esporte