Postado por - Newton Duarte

Google cria mapa para você viajar e conhecer a origem dos 32 times da Champions; Veja

Um mapa para você viajar e conhecer a origem dos 32 times da Champions

Da Inglaterra, o futebol se espalhou pelo mundo. E a influência dos britânicos é marcante não apenas na introdução do esporte em outros países, mas também na criação dos clubes. Não é por menos que o mito fundador de muitos times se assemelha: são os trabalhadores das fábricas, onde a modalidade realmente se tornou popular; são os estudantes, que se motivaram com as novas ideias e com a prática das atividades atléticas; são os imigrantes, que tentavam se aclimatar a um novo país trazendo um pouco da cultura de seus antigos lares. Através deles, é possível reconstruir o passado da maioria dos participantes da fase de grupos da Champions League.

A fundação dos clubes diz um bocado sobre a história da Europa na virada do Século XIX para o XX. Trazem aspectos políticos, econômicos e culturais, perceptíveis facilmente nas entrelinhas. Além de representar também outros caminhos do passado da sociedade europeia. Como, por exemplo, no estabelecimento dos times dentro da estrutura comunista que acabava de ser implantada no leste do continente, a partir de 1920. Ou nos próprios interesses políticos mais contemporâneos, que ajudaram a guiar a fundação do Paris Saint-Germain ou do Astana.

No mapa abaixo, recontamos brevemente as origens de cada um dos clubes da Liga dos Campeões 2015/16. Mais do que as informações escritas, também é possível conferir o estádio de cada um dos times, e as redondezas de onde estão localizados. Para conhecer um pouco mais sobre o caldeirão cultural que a Champions engloba.