Postado por - Newton Duarte

Gordura queimada

Gordura queimada: com 4 pontos em 21 disputados, time precisa reagir

Queda de rendimento trouxe à tona outra realidade: a zona de rebaixamento está bem mais próxima que a da Libertadores

No Brasileirão, gordura em excesso não tem contraindicação. Aliás, ela até faz muito bem ao coração do torcedor. No início do primeiro turno, o Bahia se serviu de uma boa porção dela e alimentou a galera. O problema é que nos últimos jogos não achou espaço para repetir o prato e gastou toda a gordurinha que tinha.

Na 9ª, 11ª e 12ª rodadas, o Bahia chegou a estar oito pontos distante da zona de rebaixamento. Nesse período, na 10ª e 11ª rodadas, o Esquadrão figurou entre os melhores clubes do país ao ocupar a quarta colocação do G-4. Mas a queda de rendimento trouxe à tona outra realidade: a zona de rebaixamento está bem mais próxima que a da Libertadores. A equipe só conquistou quatro dos últimos 21 pontos que disputou. Ou seja, em sete jogos, perdeu  cinco, empatou um e venceu outro. O único triunfo foi arrancado  contra o Náutico, lanterna da competição, na Fonte Nova.

A um jogo do fim do primeiro turno, a situação na tabela já não é mais tão tranquila. "Tem que melhorar muita coisa. Tivemos uma queda na tabela e precisamos corrigir nossos erros pra se aproximar lá de cima", admite Lucas Fonseca. "A gente tem que procurar uma maneira de voltar a vencer, mas também não pode criar um monstro. Não vamos cair", completa o zagueiro.

A tabela do ano passado mostra que realmente a atual situação não é tão alarmante. Na 17ª rodada do Brasileirão passado, o Bahia estava na zona de rebaixamento, com apenas 16 pontos, sete a menos que hoje. O problema é que o Bahia queimou a gordurinha que tinha pra ficar tranquilo. Segundo o departamento de estatísticas da  Universidade Federal de Minas Gerais, com 46 pontos a equipe tem apenas 16% de cair. Para alcançar a pontuação, o Bahia tem fazer no 2º turno o mesmo número de pontos que conquistou até agora: 23.

Neste sábado (7), às 18h30, contra o Fluminense, no Maracanã, o Bahia tem a última chance de criar uma gordurinha e diminuir essa conta. O técnico Cristóvão Borges elogiou muito William Barbio, que pode pintar como novidade. "William entrou nos dois jogos bem e tem mostrado que tem condições de ser titular". Melhor mesmo é vencer. O coração tricolor agradece.


Fonte: IBahia - Daniela Leone

Foto: Blog do Caipira