Postado por - Newton Duarte

Governo da Bahia admite torcida para ter Alemanha em Porto Seguro

Bahia admite torcida fervorosa para ter Alemanha em Porto Seguro na Copa

No sorteio da Copa neste dia 6 de dezembro, as seleções participantes esperam escapar de confrontos mais duros na primeira fase. Por sua vez, o estado da Bahia, que abriga a cerimônia da Fifa em um complexo turístico na Costa do Sauipe, torce para que as bolinhas conspirem a favor do desejo de receber a seleção da Alemanha na cidade de Porto Seguro.

A delegação alemã foi uma das 14 que visitaram as ofertas de centro de treinamento e de instalações de hotéis da Bahia. A reportagem do UOL Esporte apurou que, apesar de um acordo prévio com Itu, a seleção de Joachim Low pode acabar em Porto Seguro, se o sorteio da primeira fase apontar jogos em sedes próximas à Bahia. Tudo graças à intervenção de uma empresa multinacional do país que opera no Brasil.

"Existe (a torcida pelos alemães), sim. A decisão é deles, a gente respeita. Mas nós estamos torcendo muito, e acho que nós temos condições", afirmou Ney Campello, secretario da Bahia para assuntos de Copa do Mundo (Secopa), nesta segunda-feira.

"Por que Porto Seguro? É a terceira maior oferta hoteleira do Brasil, maior até que a de Salvador em número de leitos. Tem um patrimonio natural impressionante. E Porto Seguro é até mais privilegiado do que Salvador para deslocamentos aéreos para o Sudeste", completou o secretario baiano do Secopa.

Além de integrar o rol de favoritas para o torneio de 2014, a Alemanha é tradicionalmente uma das nações que mais atrai contigente de mídia em Copas.

A Bahia tem dois centros de treinamentos incluídos no programa da FIFA para bases durante a Copa. Além do estádio Antônio Carlos Magalhães, em Porto Seguro, o estado também conta com uma localidade na Praia do Forte, em Mata de São João, mais próxima a Salvador.

Ao todo a Bahia investiu R$ 7 milhões em obras dos dois centros de treinamentos, através de benefícios do Ministério do Esporte – sendo R$ 3 milhões para o projeto de Porto Seguro.

Segundo o secretario Ney Campello, a previsão é que oito delegações internacionais façam vistorias nas duas instalações do estado após o sorteio da Copa, a partir do dia 7 de dezembro. O político diz que o cenário perfeito seria abrigar a Alemanha e uma seleção da África, em razão da ligação histórica da Bahia com o continente negro.

"Seria importante para a Bahia que uma seleção africana nos escolhesse também. Nós temos a cidade (Salvador) mais negra fora do continente africano, para a gente seria uma coisa bacana também", afirmou Ney Campello.


Bruno Freitas e Ricardo Perrone - UOL