Postado por - Newton Duarte

Governo da Bahia desfaz confusão de decretos e confirma a suspensão do futebol no estado

Campeonato Baiano já estava paralisado deste o dia 17 deste mês

Após uma confusão de decretos, o Governo do Estado da Bahia confirmou a proibição da prática do futebol em todo o estado. O governador fez um comunicado reafirmando que os clubes inclusive concederam férias aos seus atletas, assim, fará uma nova publicação nesta terça-feira.

No dia 17 de março, o Campeonato Baiano já havia sido suspenso sem prazo definido de retorno pela Federação Baiana de Futebol. Entretanto, no sábado (28), uma publicação no Diário Oficial com um compilado de decretos estaduais, chamou a atenção. Em um deles, estava presente uma determinação do dia 16 de março que proibia eventos com mais de 50 pessoas, mas permitia os jogos com portões fechados.

O texto mencionava a possibilidade da realização dos jogos de futebol, sendo profissionais ou não. Todos deveriam ocorrer sem a participação de público ou torcedores, ou seja, de portões fechados. Entretanto, como o número de pessoas para um evento com portões fechados certamente seria maior do que 50, o decreto perdia totalmente o seu sentido.

Não há sentido realizar os jogos. Além de estarmos adotando medidas duras de isolamento na Bahia, os clubes também deram férias coletivas. As partidas de futebol estão suspensas até uma nova avaliação e consenso entre o poder público e as entidades esportivas

Em nota que foi enviada à imprensa, o governador do estado desfez a confusão e confirmou que a prática de futebol está proibida em todo o estado. A medida tem como foco a prevenção contra o avanço do Novo Coronavírus, seguindo critérios científicos.