Postado por - Newton Duarte

Governo garante contrapartidas em reuniões com dirigentes e Bom Senso

Governo garante contrapartidas em reuniões com dirigentes e Bom Senso

Grupo interministerial criado pela presidente Dilma Rousseff segue discutindo a elaboração de uma Medida Provisória sobre a renegociação das dívidas dos clubes

As atividades do grupo interministerial de trabalho criado pela presidente Dilma Rousseff para elaborar uma Medida Provisória sobre a renegociação das dívidas dos clubes realizou avanços importantes nesta quinta-feira em Brasília. O ministro do Esporte, George Hilton, representantes da Casa Civil, das pastas da Fazenda, Justiça e Previdência Social se reuniram, pela manhã, com dirigentes dos times da Série A do Campeonato Brasileiro e, pela tarde, com o movimento Bom Senso F.C., no Palácio do Planalto.

Nos encontros, foram tratadas as contrapartidas dos clubes pelo refinanciamento das dívidas com a União e que devem ser colocadas em um texto a ser enviado ao Congresso Nacional ainda na primeira quinzena de fevereiro.

Ministro do Esporte reunido com representantes do Bom Senso nesta quinta-feira - (Foto: Ivo Lima / Divulgação)

- O governo é a favor e quer as contrapartidas. A presidenta Dilma (Rousseff) quer que esse texto seja claro, com regras bem definidas e nós sabemos que isso vai contribuir muito para o futebol. Queremos dar apoio aos clubes, mas queremos que eles tenham uma atitude de modernizar a prática do futebol - afirmou o ministro Hilton.

O objetivo do governo é a de que os clubes deem contrapartidas para que não voltem a reincidir nas dívidas. O Bom Senso defende o chamado fair play financeiro, com punições esportivas, como o rebaixamento de divisão no Campeonato Brasileiro, caso as agremiações atrasem salários, ou pagamento dos direitos trabalhistas, por exemplo, além da responsabilização dos dirigentes.

Alex foi o porta-voz do Bom Senso em Brasília - (Foto: Ivo Lima / Divulgação)

O ex-jogador Alex, que defendeu a Seleção Brasileira e times como Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro, destacou que a reunião foi positiva.

- Hoje o encontro foi presidido pelo ministro do Esporte, que para nós foi interessante, porque no ano passado ele não estava (no cargo). Está aberto um diálogo grande e a partir do momento que o texto for para o Congresso, que haja uma coisa melhor encaminhada por todas as partes - disse o jogador, que se aposentou no fim do ano passado.

Para o representante do Bom Senso há pequenas diferenças entre os diversos setores envolvidos nas discussões, que serão alinhadas até o envio do texto ao Congresso.

- Está havendo uma costura, encontramos com os clubes em dezembro. Provavelmente, depois do encontro deles e do nosso com o governo, aqui em Brasília, a gente se encontre novamente, para ajeitar melhor a situação. Há divergências pequenas, mas com esse diálogo aberto pelo governo, acredito que a coisa corra bem. concluiu Alex.

Agenda de reuniões do grupo de trabalho interministerial

30/01 – 10hs: Representantes da CBF e das Federações (SP, RJ, MG, RS, PR, BA, PE, PA e GO);

30/01 – 15hs: Representantes dos clubes das séries B, C e D.

02/02 – 10hs: Representantes dos atletas;

02/02 – 15hs: Representantes dos árbitros, técnicos e comissões técnicas.

03/02 – 10hs: Representantes das modalidades não profissionais;

03/02 – 15hs: Representantes do jornalismo esportivo.