Postado por - Newton Duarte

Grêmio e Bahia tentam encerrar série sem vitórias

Grêmio e Bahia tentam encerrar série sem vitórias em confronto na Arena

Rafael Miranda e Riveros voltam a se encontrar

Gaúchos e baianos se enfrentam neste domingo, em Porto Alegre, pela 32ª rodada do Brasileirão. G-4 e zona de rebaixamento estão em pauta


Separados pelas circunstâncias, mas unidos pelo objetivo. De encerrar um incômodo jejum de vitórias. Assim se enfrentam Grêmio e Bahia, a partir das 17h (horário de Brasília) deste domingo, na Arena, em Porto Alegre. O Tricolor gaúcho vive momentos decisivos não apenas no Brasileiro, mas também na Copa do Brasil e, agora, precisará tirar o foco do mata-mata para se manter ainda perto do líder Cruzeiro. Já o baiano quer sair das proximidades do Z-4. O embate vale pela 32ª rodada.

O período de seca é o mesmo: quatro jogos para cada lado. Mas o time de Renato Gaúcho tem os duelos da Copa do Brasil na conta (o que resulta em duas derrotas e dois empates), enquanto o jejum baiano é só pelo Brasileiro (três derrotas e um empate).

Vamos votar:

A BELA Tricolor Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

MGF assume erros e diz que nova Diretoria não entende de futebol

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

A missão do Grêmio é tirar o foco da decisão na quarta-feira contra o Atlético-PR, por vaga à final da Copa do Brasil, em que precisa vencer por dois gols de diferença. Na terceira colocação do Nacional, com 53 pontos, o Tricolor tenta recuperar a boa fase para evitar a aproximação do Furacão (52), Goiás (49) e Vitória (47), respectivamente. O líder Cruzeiro está 12 pontos à frente. Do lado baiano, o técnico Cristóvão Borges deve mandar a campo uma equipe cautelosa, com três jogadores de marcação no meio-campo. A estratégia do treinador é jogar fechado, exercer uma forte marcação sobre os gaúchos e tentar matar o jogo nos contra-ataques.

Grêmio: Renato deverá mandará a campo força máxima. Manterá a 'corda esticada' tanto na Copa do Brasil como no Brasileirão. Com isso, o time deverá ser escalado no 4-3-3, já que o trio de atacantes está disponível: Dida; Moisés, Rhodolfo, Werley (Bressan) e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Vargas, Kleber e Barcos.

Bahia: O Tricolor baiano deve ter cinco mudanças em relação à equipe que enfrentou o Atlético-PR, no último domingo. Duas são forçadas: o volante Fahel assume a vaga de Hélder, suspenso, e o atacante Souza entra no lugar de Marquinhos, machucado. Fernandão volta de suspensão e Obina vai para o banco. Já os laterais Madson e Raul perderam a vaga por opção de Cristóvão: Fabrício Lusa e Jussandro devem ganhar oportunidade. O treinador não confirmou a equipe titular, mas deve mandar a campo Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Demerson e Jussandro; Fahel, Feijão e Rafael Miranda; Souza, Wiliam Barbio e Fernandão.

Grêmio: Pará, expulso contra o Coritiba, está suspenso. Submetido a cirurgia, o zagueiro Gabriel não atua mais na temporada.

Bahia: por questões contratuais, Wangler não pode entrar em campo diante do Grêmio. Já o volante Hélder foi expulso no último confronto e agora cumpre suspensão automática. O meia Marquinhos e o atacante Wallyson estão vetados para o jogo. Ambos estão em fase de recondicionamento físico, recuperando-se de lesões na coxa. O lateral Ávine segue em tratamento de uma lesão joelho.

Grêmio: Adriano, Saimon, Vargas e Zé Roberto.

Bahia: Feijão, Jussandro, Obina, Rafael Donato, Titi e William Barbio.

Alicio Pena Júnior (MG) apita o jogo, auxiliado por Nadine Schramm Bastos (SC) e Marrubson Melo Freitas (DF). O árbitro atuou em nove partidas deste Brasileiro, sendo duas do Grêmio e uma do Bahia. Ele tem média de 5,4 cartões amarelos e já exibiu o cartão vermelho em cinco oportunidades. Pena Júnior marca em média 36,3 faltas por jogo e ainda não assinalou um pênalti sequer. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,29 cartão vermelho por jogo. Além disso, 67 pênaltis já foram assinalados e a média de faltas é de 34,7.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Grêmio: Em Brasileirões, o Grêmio nunca perdeu para o Bahia com o mando de campo. Em dez jogos, foram quatro vitórias do Grêmio e seis empates com 12 gols do Grêmio e quatro do Bahia. São duas das cinco equipes que menos finalizações certas sofreram na competição. O Grêmio tem o quarto melhor desempenho, permitiu 122 ou 36% do total. Tem o segundo melhor índice de finalizações sofridas que viraram gol (8%) e a terceira defesa menos vazada da competição (30 gols sofridos). É a décima equipe mais punida com cartões (63 amarelos e seis vermelhos) estando na oitava colocação como equipe que mais faltas cometeu (539), mesmo sendo a quinta que menos vezes roubou a bola dos adversários (387). No ataque, o Grêmio é a segunda equipe que menos finalizações fez (313), a terceira que menos finalizações certas conseguiu (121). Mas é a sexta melhor equipe no índice de finalizações que viraram gol (11,5%). O ataque do Grêmio é o menos flagrado em impedimentos (45) e enfrentará a nona equipe que menos deixou adversários impedidos (57).

Bahia: É a quinta equipe que menos sofreu finalizações certas (126 ou 34,8% do total), mas o 11º melhor índice de finalizações sofridas que viraram gol (10,2%). A décima equipe que menos gols sofreu (39). É a segunda equipe mais punida com cartões (86 amarelos e seis vermelhos) e a terceira que mais faltas fez (599), apesar de ser a oitava que menos vezes roubou a bola de adversários. No ataque, é a quinta equipe que menos finalizações fez (346), a nona que menos finalizações certas conseguiu (133) e tem o sétimo pior índice de finalizações que viraram gol (9,2%). O ataque do Bahia é o terceiro menos flagrado em impedimentos (49) e enfrentará a quarta equipe que menos deixou adversários impedidos (48).

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Foi com boa dose de polêmica o último confronto entre Grêmio e Bahia em solo gaúcho, em 5 de agosto de 2012. No velho Olímpico, à espera da implosão. O Bahia deixou o gramado reclamando de três lances: pênalti sobre Kleber, gol anulado e o tento que recolocou o time de Luxa à frente, pedindo impedimento. O então presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, chegou a chamar o árbitro Claudio Francisco Lima e Silva de “descarado”, entre outros xingamentos mais fortes. O certo é que deu Grêmio, 3 a 1, gols de Elano, Souza e Marcelo Moreno. Fahel descontou.


Fonte: GE.COM

Foto: Felipe Oliveira/Agência Estado