Postado por - Newton Duarte

Guia do Campeonato Baiano 2015

Guia do Baianão: com fórmula nova, torneio tem dupla Ba-Vi desde o início

Estadual conta com retorno do Jacobina à primeira divisão, 21 anos após sua primeira e única participação. Campeão em 2006, Colo-Colo também volta à elite

Tradição, rivalidade e 110 anos de história. Com todos esses ingredientes, o Campeonato Baiano começa neste domingo com uma nova fórmula, com menos datas, na tentativa de trazer mais emoção à competição, que vai até 3 de maio. Diferentemente dos dois últimos anos, Bahia e Vitória entram na disputa desde a primeira rodada.

Em 2014, o Bahia ficou com o título de campeão baiano (Foto: Raphael Carneiro)

Segundo estadual mais antigo do país, o Baianão terá, além da dupla Ba-Vi, outros dez pleiteantes ao título. Terceiro representante da capital, o Galícia carrega no peito a tradição de cinco títulos estaduais e a representação da grande colônia espanhola em Salvador. De Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, os representantes são o Feirense e o Bahia de Feira, último clube de fora de Salvador a levantar a taça, em 2010. A tradicional Catuense representa Alagoinhas, enquanto a Jacuipense será o nome de Riachão do Jacuípe.

Do cento-norte do estado, o Jacobina volta ao campeonato após 21 anos, representando a cidade que tem o mesmo nome. O time que vem do norte do estado é a Juazeirense. A região sul tem duas equipes: o Serrano, que vai atuar em Porto Seguro, apesar de ser de Conquista; e o Vitória da Conquista, que seguirá em seu município. Por fim, Ilhéus volta ao circuito da primeira divisão do Baiano com o retorno do Colo-Colo, campeão estadual em 2006. Conheça abaixo todos os participantes.

Após um ano que começou com a comemoração do título estadual e terminou de forma melancólica, com o rebaixamento para a Série B do Brasileiro, o Bahia parte para a disputa do Campeonato Baiano sob nova direção. Do presidente ao treinador, tudo é novo no Fazendão. O jornalista Marcelo Sant’Ana é o mandatário chefe, Alexandre Faria é o homem forte do futebol, e Sérgio Soares, o treinador. No Baianão, a base tricolor deve ganhar destaque, apesar das contratações. Até o momento foram sete: Adriano Alves, Tchô, Willians Santana, Chicão, Thales, Tony e Léo Gamalho.

No time que começou a temporada, seis dos 11 titulares foram revelados nas divisões inferiores do clube: Omar; Railan, Titi, Adriano e Pará; Feijão, Bruno Paulista e Rômulo; Maxi, Willians e Kieza.

A principal baixa foi a saída do goleiro e ídolo Marcelo Lomba, emprestado para a Ponte Preta. Com pré-temporada iniciada em 5 de janeiro, o time fez dois amistosos de preparação. No dia 16, venceu o Shakhtar Donetsk por 3 a 2, na Fonte Nova. No dia 24, bateu o Bahia de Feira por 3 a 0 no Fazendão. Atual campeão, o Bahia parte em busca do seu título de número 46.

Último campeão do interior, em 2010, o Bahia de Feira tenta reencontrar o caminho de sucesso. Para isso, aposta numa reformulação no departamento de futebol. O presidente Thiago Souza se afastou do comando da área e contratou Márcio Cerqueira. O novo gestor foi homem forte do Colo-Colo na conquista do título da segunda divisão estadual em 2014.

Entre os novos contratados, estão os zagueiros Diego Bairro, que estava no Estanciano; Luis Henrique, revelado pelo Fluminense e que estava no Anapolina; e o meia Peixoto, que disputou o estadual do ano passado pelo Feirense. Nordélio Rocha é o treinador do Bahia de Feira.

Finalista em quatro edições do Campeonato Baiano, a Catuense é um dos mais tradicionais representantes do interior. O clube que faz referência a uma antiga empresa de ônibus não poderá atuar no Penão (em Catu), nem no Carneirão (na vizinha Alagoinhas), ambos vetados. A alternativa é em Serrinha. No entanto, a largada da competição se dará mesmo em Salvador, no estádio de Pituaçu, uma vez que o estádio Mariano Santana ainda não tem os laudos da FBF.

Com um time recheado de jovens, a Catuense tem as vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil como principais objetivos. Entre as contratações para a temporada, estão Roni, ex-Atlético-PR; Airton, que já passou pelo Fluminense; Alan, cria da base do Cruzeiro; e o experiente Alessandro Azevedo, ex- Vitória.

De volta à elite do futebol baiano depois de três anos disputando a segunda divisão, o Colo-Colo espera fazer uma campanha forte neste ano e conta com a força do estádio Mário Pessoa para fazer frente aos rivais. Campeão baiano em 2006, o Tigre quer recuperar o papel de protagonista do interior.

O Tigre de Ilhéus fez a pré-temporada de preparação para o Baianão na cidade de Uruçuca, no sul do estado. O grupo foi apresentado com 14 jogadores no plantel, mas a meta do treinador Fernando Dourado é trabalhar com 26 atletas no elenco. Outros atletas foram contratados ao longo do mês de janeiro.

De volta a Feira de Santana depois de passar algumas temporadas como nômade pelo interior, o Feirense confia num elenco com cara paulista para surpreender no Baianão. O clube do presidente Dilson Gamela foi ao interior do estado do Sudeste em busca de reforços e contratou muitos atletas, a maioria oriunda de clubes da Série A-2. O técnico Edson Ferreira conta com 28 reforços, além de quatro remanescentes do time de 2014.

O Feirense espera ir bem no estadual e conquistar o direito de disputar competições como o Nordestão ou a Copa do Brasil.

Entre os 12 clubes que disputam o Baianão neste ano, o Galícia é o terceiro com mais títulos. Apenas a dupla Bahia (com 45) e Vitória (27) tem mais conquistas do que o Granadeiro, dono de cinco taças. Em nome da tradição azul e branca, o time da capital tenta fazer bonito no seu segundo ano consecutivo de participação na elite, após 13 de ausência.

A meta é contar com o apoio da torcida para manter a fama de Demolidor de Campeões, sob o comando do técnico Luciano Silva. Para isso, a equipe vai mandar seus jogos no estádio de Pituaçu, em Salvador. Na preparação, o Galícia venceu o Ypiranga por 2 a 0, no dia 22 de janeiro.

O estádio de Pituaçu será a casa do Galícia durante o Campeonato Baiano 2015 (Foto: Ida Sandes/G1 Bahia)

Após 23 anos, o Jacobina está de volta à elite do futebol da Bahia. O clube da região da Chapada tem apenas uma participação na primeira divisão, já que passou anos sem atividade. Na temporada passada, o clube engatou uma parceria com a empresa Onsoccer e foi relançado. Logo no ano do retorno, conquistou o acesso à elite e agora foca em novas metas para o estadual de 2015.

Para fazer um bom papel no Baianão, o Jacobina trouxe um campeão brasileiro para comandar o time: Andrade, que levantou a taça em 2009. Sem o estádio municipal, que passa por reformas, o clube fez preparação em Salvador: no dia 14 de janeiro, venceu o Ypiranga por 2 a 1, no estádio de Pituaçu. O Jegue da Chapada ainda foi até Florianópolis, onde empatou sem gols com o Avaí, no último dia 24, na Ressacada.

Além de Andrade, os destaques são dois recém-chegados: o meia Leandrinho, com passagem por Avaí e futebol português, e o atacante Diniz, que estava no Macaé, campeão da Série C de 2014. Nas primeiras rodadas, o Jacobina vai mandar os seus jogos em Feira de Santana, ainda em decorrência das obras no estádio José Rocha.

Um olho no Baianão e outro no jogo que já é considerado o mais importante da história do clube, contra o Paraná, na sua primeira participação na Copa do Brasil. Assim, o Jacuipense se prepara para esse começo de ano e treina forte desde o começo da temporada em Riachão do Jacuípe.

Nesta temporada, após o hiato de 2014, o Leão do Sisal voltará a jogar em seu estádio. No ano passado, o clube não contou com o Eliel Martins para mandar seus jogos e acabou abrigado em Pituaçu. Agora a casa do Jacuipense está novamente à disposição. Em reforma, será entregue no mês de fevereiro, com a intenção de ser reaberta na terceira rodada, no jogo contra o Bahia.

Jacuipense conta com a volta a sua cidade para fazer bonito no estadual (Foto: Divulgação/Ascom Jacuipense)

O time comandado por Clebson Araújo disputou alguns amistosos de preparação antes da estreia no Baiano. No dia 17, perdeu para o Vitória, por 2 a 1, no Barradão. Depois disso, foi ao estádio municipal de Santo Antônio de Jesus e enfrentou a seleção da cidade: a partida terminou com triunfo para o Leão do Sisal por 3 a 2.

O destaque do time, assim como nos últimos anos, é o atacante Nadson, revelado pelo Vitória e com passagens por Bahia e Corinthians. O Jacuipense segue contando com o apoio da torcida para escalar o time, através de um aplicativo para smartphones.

Representante do norte do estado, o Juazeirense aposta na manutenção da base de 2014 para tentar novos voos em 2015. Com o retorno do técnico Quintino Barbosa, a equipe tenta repetir a largada forte do ano passado, sem esquecer de tomar como exemplo a fraca segunda fase que realizou, quando passou de força do interior a mais um pelo caminho.

O time da terra de Daniel Alves, Ivete Sangalo e João Gilberto atua no estádio da sua cidade, o Adauto Moraes, e fez a pré-temporada em Sento Sé, também no norte baiano. Restando poucos dias para a bola rolar, o Cancão de Fogo ainda corre atrás de reforços. O grupo atual conta com 19 jogadores, mas a tendência é que mais quatro nomes cheguem antes da estreia contra a Jacuipense, no dia 1º, em Salvador.

Após passar perto da decisão do estadual de 2014, ao cair diante do campeão Bahia na semifinal, o Serrano espera ir mais longe. O time de Vitória da Conquista já estava de malas prontas para Porto Seguro, mas a falta de laudo técnico do estádio do município obrigou o time mongoió a retornar às suas origens. Ao menos os primeiros jogos serão realizados em Vitória da Conquista, no estádio Lomanto Júnior. Ainda assim, Porto Seguro segue como nova sede no restante da competição.

Serrano treina em Porto Seguro, mas, por ora, vai jogar em Vitória da Conquista (Foto: Divulgação/Ascom Serrano)

A pré-temporada foi realizada em Porto Seguro, onde venceu a seleção de Itagimirim, por 4 a 2, em 18 de janeiro. Para os jogos que vêm pela frente, a principal arma está fora do campo: o técnico Ricardo Silva, campeão baiano e finalista da Copa do Brasil de 2010.

Na mudança para a terra do descobrimento, o Serrano absorveu integrantes do futebol amador da cidade para suas divisões de base. O principal nome do elenco para o Campeonato Baiano é o meia Bida, com passagens marcantes por Vitória e Atlético-GO. Além dele, o gerente de futebol, Felipe Guedes, planejar contar com 32 jogadores.

Após um ano para se esquecer, o Vitória tenta recomeçar em 2015 e sabe que, para isso, o Campeonato Baiano é fundamental. Em busca da sua 28ª taça, o Rubro-Negro mudou a comissão técnica - agora está sob comando e Ricardo Drubscky - e a gestão do futebol, que ficou com Anderson Barros.

O clube fez cinco contratações até o momento: Saimon, Amaral, Jorge Wagner, Rogério e Neto Baiano. Com um elenco bastante jovem por causa da presença de jogadores da base, o clube está em busca de contratações pontuais e experientes. Para o ataque, a principal referência é Neto Baiano, ídolo rubro-negro com 79 gols marcados em suas duas passagens, entre 2009 e 2012.

Meia Jorge Wagner é a principal contratação do Vitória para a temporada de 2015 (Foto: Eric Luis Carvalho)

Contratado para ser o ponto de equilíbrio do time, o meia Jorge Wagner será a principal referência do Vitória no meio de campo e vai dividir com o argentino Escudero a responsabilidade de armar e cadenciar a equipe. Além disso, o Rubro-Negro terá ao seu lado a força do Barradão.

Uma das forças do interior para o Campeonato Baiano, o Vitória da Conquista planeja uma campanha forte para celebrar os seus 10 anos de existência. No entanto, o time já teve troca de comando no primeiro mês do ano: Fernando Alcântara alegou problemas pessoais e deu lugar a Evandro Guimarães, que já havia comandado a equipe em 2014.

Ídolo do Vitória, Viáfara agora veste a camisa do Vitória da Conquista (Foto: Juliana Flores/ Divulgação/ Vitória da Conquista)

A principal contratação foi o experiente goleiro Viáfara. Ídolo do Vitória, o colombiano retorna ao futebol baiano depois de quatro anos. O atacante Neto Potiguar, com passagem pelo Bahia, também reforça o time. A meta para o aniversário de 10 anos do Bode é tentar conquistar uma das vagas na Copa do Nordeste ou Copa do Brasil, mas sem deixar de sonhar com o título estadual.

O Vitória da Conquista contará com o apoio da sua fiel torcida no estádio Lomanto Júnior. Na preparação para o campeonato, a equipe enfrentou o Flamengo de Guanambi, no estádio 2 de Julho, e venceu por 1 a 0.

REGULAMENTO

Os dois principais clubes do estado, Bahia e Vitória, serão cabeças de chave na disputa que tem 12 times divididos em dois grupos: o 1 tem Bahia, Bahia de Feira, Colo Colo, Galícia, Juazeirense e Serrano; e o 2, Catuense, Feirense, Jacobina, Jacuipense, Vitória e Vitória da Conquista.

Na primeira fase, serão realizados apenas jogos de ida, com times de um grupo contra os do outro. Ao término desta etapa, os oito melhores times, independentemente do grupo em que estejam, garantem vaga na fase seguinte. A partir daí, o campeonato entra no formato de mata-mata: quartas, semi e final, sempre com jogos de ida e volta. Nas quartas de final, o time de melhor campanha enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro duela com o sexto e o quarto enfrenta o quinto.

A equipe que ficar em terceiro lugar no Baianão poderá escolher se quer uma vaga na Copa do Nordeste ou no Brasileirão da Série D. O quarto colocado vai herdar a outra vaga. Com a nova fórmula, o campeonato terá 50 jogos, 26 a menos do que o de 2014.

A briga contra o rebaixamento também terá mata-mata. Os quatro times com menos pontos na primeira fase se enfrentam: o nono pega o 12º, e o 10º enfrenta o 11º, em partidas de ida e volta. Os dois derrotados caem para a segunda divisão.