Postado por - Heitor Montes

Após empate, Guilherme Bellintani declara que a CBF deveria suspender o campeonato

Neste sábado (6), o Bahia empatou em 2 a 2 com o Grêmio, na Arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. O presidente Guilherme Bellintani se posicionou, após a partida, sobre a polêmica arbitragem de Rodolfo Toski Marques, que teria prejudicado a equipe baiana.

O Bahia vencia a partida por 2 a 0, mesmo após a controversa expulsão do zagueiro Jackson. Porém, o Tricolor cedeu o empate após a marcação de um pênalti a favor do Grêmio.

Em Porto Alegre com a delegação tricolor, Guilherme Bellintani definiu a arbitragem como "vergonha" e declarou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deveria suspender o Campeonato Brasileiro:

Queria muito saber o que sustenta a atual comissão de arbitragem. A CBF deveria suspender o campeonato e pedir aos juízes que declarem vencedores e perdedores dos jogos que faltam. Eles estão decidindo o campeonato. Uma vergonha

Além dele, Vitor Ferraz, vice-presidente do Bahia se posicionou, através do Twitter. Na rede social, ele declarou que o episódio foi um "escândalo na arbitragem brasileira" e questionou a CBF sobre providências a respeito:

ATENÇÃO @CBF_Futebol , mais um escândalo na arbitragem brasileira. Qual a providência que irão tomar? Vão se calar mais uma vez? Vão continuar se esquivando da implementação do VAR? O futebol brasileiro agoniza. Parabéns!

O zagueiro Lucas Fonseca, logo após o fim do jogo, em entrevista a SporTV, falou de forma comedida, mas foi claro sobre a sua opinião de que o Bahia foi tratado de forma diferente pelo árbitro:

Diria que não é nem fazer história [por buscar vencer o Grêmio fora de casa]. Futebol brasileiro está chegando num nível que fator externo não pode influenciar. País que parou no tempo no futebol. Tem coisa que a gente não pode falar. Acredito que não tenho capacidade de julgar a arbitragem, mas um jogo desse, difícil, a gente conseguindo o resultado... Teve o lance do Jackson que acabou expulso. Tiveram inúmeras faltas para o Grêmio que ele poderia dar cartão e não deu. Para a gente, ele deu. No início do ano, veio comissão de arbitragem falar. Dentro do campo é difícil. Eles trataram uma equipe de uma maneira e uma equipe de outra. Não é só a gente reclamando, é todo mundo reclamando

O Bahia reclamou, desde o primeiro tempo da partida, de que o árbitro não dava faltas ao seu favor e dava cartões amarelos excessivos aos jogadores da equipe. No segundo tempo, a expulsão polêmica de Jackson e o pênalti de Gregore sobre Marinho apenas aumentaram as reclamações do Tricolor.

Além da revolta do presidente e dos jogadores com a arbitragem, as redes sociais do Bahia também se posicionaram contra a atuação de Rodolfo Toski Marques: