Postado por - Heitor Montes

Guilherme Bellintani fala sobre proposta por Régis e diz observar cinco ou seis laterais-direitos

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, declarou que o clube não pretende aceitar a proposta que o Al Wasl, dos Emirados Árabes, fez pelo meia Régis. De acordo com o mandatário, o meia só sai do Fazendão caso paguem a sua multa rescisória, que é de cerca de cinco milhões de euros.

De acordo com Guilherme Bellintani, em entrevista na zona mista após a partida contra o Ceará, nesta terça-feira (26), o Tricolor não está interessado em vender suas principais peças. O presidente usou o exemplo de Zé Rafael, que se valorizou e recebeu sondagens, mas o clube descartou vendê-lo neste ano. O Bahia pretende manter o jogador até o final da temporada:

Possibilidade de qualquer jogador deixar o Bahia sempre há. Primeiro, porque há multa contratual, qualquer clube que venha e pague a multa, o jogador tem que deixar o Bahia, e o Bahia não tem nada para fazer. Mas, além disso, há possibilidade de a gente fazer qualquer negociação por qualquer atleta, mas não é nossa prioridade. Eu já disse isso no caso de Zé Rafael, que, justamente na véspera de ele fazer o sétimo jogo, [houve] muita sondagem, muita especulação, muita notícia, eu falei: “Zé Rafael vai ficar no Bahia, porque nenhuma proposta que chegou ao Bahia naquele momento valeria a pena a gente abrir mão dele no meio do campeonato”. Tudo é uma questão de avaliação. No caso de Régis, especificamente, não chegou nenhuma proposta que nos agradasse. Então Régis continua no Bahia, é titular do time, seja muitas vezes não entrando no começo do jogo. Mas é um jogador que a gente considera como titular, um jogador importante, que tem sido importante no modelo de jogo do time. Hoje não tem nenhum movimento que nos faça abrir mão de Régis neste ano

A diretoria do Bahia está interessada em buscar reforços para o clube ainda nesta temporada. A prioridade agora é trazer um nome para a lateral-direita para preencher a lacuna deixada pela saída de João Pedro, que foi negociado com o time do Porto. Com apenas Nino Paraíba para a posição, Guilherme Bellintani disse que o clube observa cinco ou seis nomes no mercado para fazer uma investida em breve:

A gente está olhando cinco ou seis laterais, que não passam unicamente pelo nosso desejo de trazer o atleta. Passa também pelo desejo de o atleta vir, situações financeiras, econômicas. Mas a gente está olhando cinco ou seis. Já começamos a afunilar isso. E devemos partir já para propostas ao longo da próxima semana.

Um nome que vem sendo especulado no Bahia é o de Ezequiel, lateral do Cruzeiro. Além dele, também se fala do nome de Renato, que pertence ao Fluminense e está emprestado ao Avaí. Bellintani falou sobre as especulações:

A gente está observando vários atletas na lateral direita. O mercado todo a gente observa, mas, especificamente, na lateral direita neste momento, é o que a gente tem observado. Justamente com o objetivo de suprir a lacuna deixada por João Pedro. Ezequiel é um nome interessante, mas não é o único que a gente está analisando. Não conversamos com ele nem com empresário nem com o Cruzeiro ainda concretamente. Porque a gente ainda está formando nossa opinião, identificando também quais são os atletas que têm interesse em vir para o Bahia

Confira o que Guilherme Bellintani falou em entrevista

Proposta por Régis
- Você falou a palavra certíssima já: “especulação”. Então, assim como já teve com Vinícius, com Zé Rafael, agora o Régis, com vários outros atletas. Isso acontece o tempo todo. Eu diria que a informação sobre Régis, da forma que chegou, talvez esteja repetindo outras circunstâncias de vários outros atletas que já aconteceram. Nem mais intensa nem mais concreta do que vários outros que já aconteceram.

Número de reforços
- Eu não diria nem números, porque a gente tem visto pouquíssimos clubes... Eu venho repetindo isso desde abril. Pouquíssimos clubes brasileiros estão conseguindo contratar. Desde abril eu venho dizendo isso. A gente conseguiu contratar Gilberto, é um reforço, já é um, que ainda nem estreou. A gente tem ainda o retorno de Edigar Junio, de Marco Antônio, que fazem muita falta. Veja que a queda de rendimento do Bahia, neste ano, começou de forma mais sistemática com o afastamento de Edigar Junio e Marco Antônio. Veja um jogo como hoje, em que a gente não teve centroavante. Lógico que o professor Enderson optou por não colocar Itinga pela natureza do jogo, pela falta de experiência dele e de ritmo em jogos desse padrão. Mas a gente tem quatro centroavantes nossos impossibilitados: Gilberto, que não estava inscrito na competição; Edigar, contundido; e Brumado, contundido; e Kayke, contundido. Dentro dessa circunstância, pode ver que o próprio retorno dos atletas já é o primeiro reforço. Marco Antônio, inclusive. Agora, naturalmente, eu venho dizendo isso e foi isso que aconteceu com Gilberto, a gente está muito atento ao mercado, conversando o tempo todo. E, se surgir a oportunidade de atletas que venham para, de fato, disputar titularidade, a gente vai trazer. Mas trazer atletas simplesmente apenas para dar uma satisfação e ele terminar como terceira opção na posição dele, não nos interessa.

Formação do elenco
- É importante a gente lembrar que, desde o começo do ano, nós contratamos dois atletas por posição. E todos esses 22 em condição de disputar titularidade. E o dia a dia do Bahia está mostrando isso, exatamente isso. Está mostrando lateral esquerda, lateral direita, volante, meias, atacantes... Mas se você pergunta assim: “O presidente deseja olhar o mercado para mais contratações?”. Não só desejamos, como estamos olhando isso. Agora repito: o Bahia não tem recurso para contratar, não tem dinheiro, lembrando que o Bahia começou o ano com um déficit de R$ 19 milhões, não tem dinheiro para contratar simplesmente para dar satisfação.