Postado por - Heitor Montes

Guilherme Bellintani garante permanência de Zé Rafael e admite negociação por Élber

O meia Zé Rafael foi um dos principais destaques do Bahia no último Campeonato Brasileiro e chamou a atenção de outros clubes do país. Porém, o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, disse que o jogador não será negociado. O mandatário tricolor deu entrevista ao repórter André Gallindo, da Rede Globo, em Assunção, no Paraguai, onde participava do sorteio da Copa Sul-Americana:

Zé Rafael fica no clube para 2018. Atleta que faz parte de uma estrutura esportiva que a gente pretende projetar para o ano que vem. Atleta muito importante para essa estrutura. Atleta que garantiu a formação do nosso perfil de jogo. Ele fica no Bahia para 2018

Quem estava interessado em Zé Rafael era o Corinthians. Com a recusa do Bahia, o alvinegro paulista passou a se concentrar na contratação do lateral-esquerdo Juninho Capixaba. Na negociação, o Corinthians deverá emprestar três jogadores ao Bahia e ainda pagar um valor em dinheiro. Guilherme Bellintani admitiu que o negócio está próximo de ser fechado, mas disse que o planejamento do Bahia para a próxima temporada não está baseado nos jogadores que devem vir do time paulista.

Não necessariamente. O interesse do Corinthians pelo Juninho Capixaba é uma honra para a gente, mas ainda não está no momento de amadurecimento, que a gente entende como próximo de fechamento. A gente não conta com determinados atletas vindo de negociações que consideramos incertas para a formação do elenco 2018. Se acontecer, ótimo. Se não acontecer, a gente segue com a nossa vida.

Um dos atletas que poderiam ser envolvidos na negociação é o meia Marlone, porém ele sinalizou que não pretende ser transferido ao Bahia. O presidente do Bahia elogiou o jogador e também acabou confirmando que negocia a contratação do meia-atacante Élber, do Cruzeiro.

Marlone e Élber são jogadores interessantes, se aplicam no espírito guerreiro do clube, jogadores com boa qualidade técnica. Para nós seria uma honra contar com eles no elenco 2018. Mas são negociações que estão no plano de discussão embrionário

Guilherme Bellintani voltou a dizer que a proposta pelo goleiro Jean feita pelo São Paulo ainda não satisfez a direção do Bahia. O clube paulista ainda teria estudado a possibilidade de reduzir o valor em dinheiro na negociação e fazer ajustes na proposta feita. Um dos motivos é que o responsável pela condução das tratativas, o diretor executivo de futebol Vinicius Pinotti deixou o clube e foi substituído por Raí. O ex-jogador agora é o responsável pela negociação ao lado do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

A gente tem dito que qualquer negócio que aconteça tem que ser bom para o clube, bom para o atleta e bom para quem adquire. Não somos daqueles que pensam que a proposta tem quer ser boa [apenas] para o Esporte Clube Bahia. Precisamos valorizar nosso atleta. Jean tem uma proposta na mesa, proposta justa, que consideramos adequada, mas não ainda no tamanho, na forma, que a gente precisa para fechar o negócio.

Confira o que Guilherme Bellintani declarou na entrevista:

Copa Sul-Americana

- A gente trata com muito empenho, muita prioridade. Há muito tempo o Bahia não disputa uma competição internacional. Para nós estar na Sul-Americana não é ainda o ponto de chegada, o ponto onde queremos chegar. Mas é um ponto importante no processo de reconstrução do clube, de crescimento gradativo do Esporte Clube Bahia.

Técnico

- Estamos com muita análise, muita discussão. Temos um excelente técnico que acabou o contrato agora com o Bahia, que é o Carpegiani, fez um excelente trabalho nessa reta final de Brasileiro, é uma opção, temos conversado com o Carpegiani, entendendo o modelo para o ano que vem, mas também analisando outras formas, outras propostas de trabalho.

Conversas com o Corinthians

- Tivemos uma conversa no Corinthians, me recebeu muito bem, primeira reunião que fiz como presidente empossado. Reunião muito boa, conversamos muito mais sobre futebol, mas também um pouco sobre negociações, atletas. Nada conclusivo, tudo ainda no primeiro momento.