Postado por - Newton Duarte

Guilherme Santos quer um recomeço: 'Me arrependo'

No Bahia, Guilherme Santos quer esquecer o passado: ‘Me arrependo’


Jogador fala sobre problemas extracampo enfrentados nos clubes pelos quais passou e diz que pretende agarrar chance de recomeço que o Bahia lhe proporciona


Guilherme Santos assinou contrato de um ano com o Bahia

O Bahia apresentou, na manhã desta terça-feira, seu mais novo lateral-esquerdo. Depois de treinar com o grupo por duas semanas, Guilherme Santos foi oficializado como jogador tricolor, com contrato assinado de uma temporada. Com passagens por clubes da Espanha, onde jogou por quatro anos, além de grandes times brasileiros, como Vasco e Atlético-MG, o jogador carrega no histórico dados que vão além do currículo futebolístico. E, na apresentação, ele não fugiu das informações sobre seu passado.  

Em alguns clubes que defendeu, Guilherme Santos ficou conhecido por ter apresentado problemas extracampo e chegou a ser afastado em alguns momentos. Nesta terça-feira, em sua apresentação no Fazendão, ele tratou de explicar os fatores que lhe deram certa má fama em alguns períodos da carreira e deixou claro que pretende deixar para trás o que quer que possa atrapalhar seu rendimento no Bahia.  

- A situação de noitadas não aconteceu muito, porque você acaba casado, com filhos, e acaba se privando um pouco. Tudo tem seu tempo, sua hora, seu momento. Às vezes eu não sabia esse momento, por ser tão novo, tão jovem. Eu não sabia que, depois de um jogo, você tinha que ficar em casa... Foram coisas simples que acabaram me colocando como uma pessoa que eu não era. Graças a Deus, pude chegar a outros clubes e mostrar que eu não era totalmente essas coisas. E por ser muito nervoso, muito temperamental, uma coisa que preciso mudar, que herdei da minha família... Isso me estressava muito, me preocupava, porque me prejudicava. Às vezes você não tem aquela paciência que você precisa. Às você tem um momento em que precisa ficar de fora. Às vezes tem um momento em que você precisa respirar um pouco, e eu não tinha esse momento. Às vezes eu estava muito ‘abafado’ e deixava muita coisa entrar na minha cabeça. Às vezes não falando com ninguém, entrava no vestiário... Às vezes você se passa por uma pessoa que você não é. Mas, graças a Deus, venho sendo bem trabalhado. Minha família está mais próxima de mim, meu pai, minha mãe... Estou procurando fazer uma nova história, porque tenho potencial. Com fé em Deus, vou fazer um bom futebol aqui no Bahia – explicou o lateral-esquerdo.  

Ciente de tudo que vivenciou, o jovem jogador de 25 anos está pronto para recomeçar. Guilherme admite que sofre as consequências de seus atos e diz estar arrependido dos erros cometidos no passado. Oriundo de uma humilde família de Jequié, interior da Bahia, o lateral-esquerdo conta que a falta de preparo emocional para os privilégios do futebol profissional fez com que perdesse o equilíbrio em alguns momentos.  

- Me pergunto todos os dias [se está pronto para recomeçar]. Se você todos os clubes pelos quais passei, nunca tive fama de ser uma má pessoa. Se eu fiz mal, fiz para mim mesmo. Me arrependo de muita coisa, deixei muitas oportunidades boas passarem, em clubes grandes. Mas tudo é ansiedade. Eu vim de uma família humilde, não tive pessoas próximas de mim para me ajudar. Então a gente acaba recebendo muito dinheiro e perdendo o equilíbrio emocional. Com certeza, eu aprendi muita coisa, até com jogadores que procuraram me ajudar. Graças a Deus, tenho encontrado pessoas que ainda acreditam no meu potencial. É começar de novo, uma nova oportunidade que o Bahia, o professor e a diretoria estão me dando. É agarrar com unhas e dentes para fazer uma nova história aqui e começar de novo - garantiu.  

No Santos no início de 2013, Guilherme Santos disputou dez jogos

Além da ajuda da família e de outros jogadores, Guilherme Santos ainda conta com o auxílio de outras pessoas que acreditam no seu potencial. Com sentimento de gratidão, o jogador cita o técnico Marquinhos Santos e diz que vai agradecer ao treinador do Bahia dentro de campo.  

- Quando você encontra uma pessoa que acredita em você... Muitos dedos apontando para você e te julgando. Às vezes você se sente até meio perdido, aí você encontra uma pessoa que quer te resgatar. Isso para mim foi uma alegria tremenda. Agora é mostrar para ele [Marquinhos Santos] o meu potencial. Como ele já me conhecia... No futebol brasileiro hoje, os jogadores se conhecem muito facilmente. Tive o prazer de passar pelo Figueirense, Atlético-MG, Santos... Foram clubes em que, graças a Deus, tive bons momentos. Você vai ficando conhecido. Espero que eu possa agradecer a ele dentro de campo, jogando e ajudando ele da melhor forma possível. Assim como agradecer ao presidente e a todos que acreditaram. Porque às vezes você está num clube, o treinador quer você, mas às vezes tem outras pessoas que não. Mas o pessoal todo aqui do Bahia me recebeu de coração aberto, dispostos a me dar uma nova chance - disse.

E para quem ainda não conhece o futebol do lateral-esquerdo, ele mesmo se apresenta. Caracterizando-se como jogador rápido e de explosão, Guilherme Santos acredita que tem tudo para se encaixar bem no time do Bahia.  

- Mudei muito meu estilo de jogo. Joguei quatro temporadas na Espanha. Mudei muito meu estilo de jogar, porque eu era muito ofensivo. Hoje eu aprendi a marcar mais, mas também gosto de sempre chegar na área para dar aquela “conferida”. Meu perfil é de atacar também, gosto muito também de jogar por dentro, fazer umas jogadas... O time vai se encaixar. Como eu tenho perfil de explosão, rápido. Então acho que vai chegar legal. Quando eu tiver oportunidade, eu vou aproveitar bem, com meus companheiros - finalizou.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: GE.COM

Foto: Divulgação/EC Bahia e Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC