Postado por - Newton Duarte

VIDEO: Melhores Momentos; Guto elogia empenho dos jogadores; Ficha Técnica

Bahia vence Oeste por 2 a 0 e encerra jejum de quatro derrotas consecutivas na Série B do Campeonato Brasileiro. Hernane e Zé Roberto são os autores dos gols

Se não foi a estreia dos sonhos para Guto Ferreira à frente do Bahia, pelo menos deve ter chegado perto. Em seu primeiro jogo à frente do Tricolor, o treinador conseguiu fazer a equipe voltar a vencer após quatro derrotas seguidas na Série B do Campeonato Brasileiro. O triunfo por 2 a 0 conquistado na noite desta terça-feira, sobre o Oeste, na Arena Fonte Nova, contou com gols de Hernane e Zé Roberto e ainda teve pênalti defendido por Marcelo Lomba.

Após o jogo, o Guto analisou o jogo revelou que o time tinha uma proposta mais cautelosa, de fazer o gol e se fechar. Para o treinador, o triunfo também foi importante para o grupo reconquistar a confiança. [Confira os melhores momentos do jogo no vídeo acima]

- O nosso trabalho foi em um espaço muito pequeno para propor qualquer coisa muito diferente. Eu falava antes que seria um dos adversários mais difíceis para estreia. É muito difícil tirar a bola deles. O que nós tentamos resgatar foi a confiança. Independente do que pode estar acontecendo, cada um tem seu valor e só existiria uma maneira de o Bahia vencer hoje: estar todo mundo fechado, unido. Dentro disso, o Bahia entrou com uma proposta de pressionar, conseguiu fazer uma pressão intensa nos primeiros 20, 25 minutos. Conseguiu fazer o gol. No segundo tempo, tínhamos o placar ao nosso favor. Perdemos o Cajá, que era uma peça importante de articulação. A proposta de articulação vai ficando mais complicada, o contra-ataque, porque você passa a ter jogadores que não são da função. Mas foi o que conversamos, que cada um tinha que estar focado, se entregar até o fim. Os jogadores fizeram isso, se cobraram dessa maneira. A resposta está aí. Foi só uma vitória. A gente precisa de mais. Eles estão conscientes que o Bahia precisa melhorar muito e para isso precisa ter atitudes como a de hoje - disse Guto Ferreira.

Embora não tenha criado muitas oportunidades de gol na primeira etapa, o Bahia saiu para o intervalo vencendo por 1 a 0 e com o Oeste controlado. Na etapa final, porém, o Rubrão cresceu, teve duas oportunidades claras, até que Zé Roberto ampliou o placar para o Tricolor na Fonte Nova. Em seguida, Marcelo Lomba ainda defendeu pênalti e deu mais tranquilidade à equipe.

- Eu gosto de uma equipe mais postada, que possa impor mais o ritmo do jogo. Só que no momento que você está chegando, que não sabe qual o limite de cada um e precisando vencer, a proposta era pressão inicial, conseguir o gol. Eles tiveram duas ou três chances claríssimas. Mas futebol não é merecimento, é competência. E o Bahia foi competente. E o time do Oeste, quando teve as chances, não teve a competência. Dentro da proposta para essa partida, só tenho que parabenizar os jogadores. Meu mérito é mínimo. O mérito 110% é dos jogadores, os que estiveram em campo e os que ajudaram fora dele. O torcedor que veio hoje entendeu, apoiou. Empurraram a equipe. Essa parceira é muito importante para que muitos triunfos possam acontecer.

Guto também destacou o empenho dos jogadores no jogo e evitou falar das falhas cometidas. O treinador lembrou que a equipe jogou com desfalques importantes e que alguns atletas estavam muito desgastados fisicamente.

- Poderia apontar muita coisa. O outro time teve posse. Tivemos algumas situações em que eles conseguiram quebrar as linhas. Você apontar os erros aqui, seria covardia. O Bahia precisa melhorar muito. Precisa melhorar a estrutura defensiva, a posse de bola e precisa ser mais incisivo e intenso. Como vamos conseguir? Com trabalho, com tempo. [...] As minhas equipes não costumam jogar assim, só marcando. Mas quando é viável, quando precisa do encaixe necessário...O Bahia teve hoje muitos desfalques. Lomba jogou no sacrifício. Hernane...Algumas situações. Para vencer, [os jogadores] foram no limite. Então, o limite do Bahia é esse? Não. Se ele achar que não é, com certeza será maior. É dessa maneira que a gente precisa trabalhar e disputar cada jogo como um jogo a se vencer.

Com o triunfo, o Bahia chegou aos 20 pontos e se mantém na luta por uma vaga no G-4. O Tricolor volta a jogar no próximo sábado, quando vai enfrentar o Ceará, no Castelão. O jogo está marcado para as 19h30 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA

4-4-2 BAHIA bolinhaFutebol OESTE OESTE 4-4-2
M. Lomba GOL GOL F. Alves
Hayner LAD LAD Velicka cartao-amarelo
Jackson ZAD
ZAD Betinho
L. Fonseca ZAE ZAE B. Silva
João Paulo LAE LAE A. Castro
Feijão VOL VOL Danielzinho
G. Blanco
P. Roberto
substituicao VOL
VOL
VOL
M. Vargas
clear-card
cartao-amarelo
Danilo Pires
J.P. Penha
substituicao MEC
MEC
MEC
M. Vinicius
clear-card
bolinhaFutebol
R. Cajá
Zé Roberto
substituicao MEC
ATA
MEC
ATA
substituicao L. Arthur
Crysan
T. Ribeiro ATA
ATA Wellington
cartao-amarelobolinhaFutebol Hernane ATA ATA R. Bueno
G. Ferreira TEC TEC F. Diniz
RESERVAS
 Jean GOL GOL Jefferson
 D. Pires GOL VOL Mauricio
 Éder LAD VOL Francis
 Marlon ZAD VOL Fernando
 L. Fernando VOL MEC F. Alex
 J. Ramos VOL MEC R. Mota
 R. Rodrigues ATA ATA Maurinho
Campeonato Brasileiro Série B - 13ª Rodada
Local :  Fonte Nova
Data :  28/06/2016
Horário :  19h15
Transmissão :  SporTV (menos BA) e Premiere (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)
Público e Renda :  6.509 - R$ 71.431,50
Árbitro :  Wanderson Alves de Sousa (MG)
Assistentes :   Luiz Antonio Barbosa (MG) e Wesley Moreira de Carvalho (MG)

Fonte: Ge.com