Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira admite estar incomodado com o desempenho do Bahia fora de casa

Nesta quinta-feira (31), o Bahia perdeu por 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Guto Ferreira concedeu entrevista coletiva após a partida e admitiu estar incomodado com a campanha do Tricolor fora de casa no Brasileirão. A equipe perdeu todas as quatro partidas e ainda não marcou gols fora de Salvador:

Muito, me incomoda muito. Em que pese a quantidade de oportunidades que perdemos hoje. Chutamos sete bolas, com pelo menos quatro defesas importantes do Diego Alves. Existe a qualidade do adversário, existe alguma coisa. O cara pega uma sequência de duas bolas, erra o chute, resvala no cara que está entrando e ele faz o gol. Se acaba o primeiro tempo 0 a 0, é outra partida. A estratégia era essa, fazer um bom primeiro tempo, sair no 0 a 0 e buscar alguma coisa no segundo tempo. Sabíamos que a intensidade do Flamengo ia começar a sair e começaríamos a jogar na transição, como jogamos. Infelizmente não aconteceu de novo.

Guto Ferreira tentou mudar a estratégia do Bahia para a partida contra o Flamengo. O técnico não escalou um centroavante, colocando uma equipe mais leve no setor ofensivo, com Régis, Élber, Vinícius e Zé Rafael. Júnior Brumado entrou apenas no segundo tempo, quando a equipe já perdia por 2 a 0.

O treinador admitiu que o plano do Bahia era suportar o primeiro tempo e aproveitar o desgaste do adversário para usar jogadas em velocidade:

A estratégia era velocidade, poder de marcação, justamente para fechar a facilidade que o Flamengo tinha de subir. O Brumado é um jogador mais lento, carece de espaços para jogar. Contra o Vasco, não conseguiu render o que consegue entrando. Justamente a estratégia passava por fazer um primeiro tempo que a gente conseguisse se manter vivo para, no segundo, com a entrada de alguns jogadores, buscar o gol. Não conseguimos de uma maneira nem de outra. É buscar nos próximos.

O próximo desafio do Bahia será neste domingo (3), às 16h, contra o Grêmio, na Arena Fonte Nova, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira o que Guto Ferreira falou em entrevista coletiva

Segundo tempo
- O que acontece é que a intensidade do primeiro tempo, o Bahia está se acostumando ao ritmo de jogo. Um repórter aqui do Rio de Janeiro disse que foi o melhor primeiro tempo do Flamengo em termos de intensidade, retorno, marcação. Mas se não está acostumado a jogar assim, fatalmente vai cair de intensidade. Foi o que aconteceu, e era parte de nossa estratégia. No fim, infelizmente eles conseguiram marcar dois gols. O segundo foi reflexo do primeiro. Toma o gol, você sente, lamenta, e os espaços acontecem. Temos que ser fortes. Tomou gol, tem que reagir rápido.

Anderson
- Acho que temos que agir da melhor maneira possível. Que bom que Anderson foi bem. Vamos analisar, conversar com o preparador de goleiros e usar critérios. Anderson fez duas belas defesas hoje, importante. Lá atrás, quando trouxemos o Anderson, o torcedor tinha dúvidas. Hoje ninguém mais questiona. Sinal que acertamos.