Postado por - Heitor Montes

Após segunda derrota seguida, Guto Ferreira admite: "A gente está devendo"

Em entrevista coletiva após a derrota para o Bahia de Feira neste domingo (21), pela estreia do Campeonato Baiano, o treinador Guto Ferreira admitiu que esperava um desempenho melhor do Bahia neste início de temporada. Após dois jogos, o técnico confessou que acredita que a equipe está devendo. O Tricolor já havia perdido para o Botafogo-PB, na última quinta-feira (18), pela Copa do Nordeste.

É o tempo. Nós praticamente descansamos, fizemos um treino e viemos para o jogo. Fizemos algumas correções, mas a gente ainda está devendo, está bem abaixo, não está no nível que gostaria para início. A gente achou que poderia começar melhor, não está acontecendo. E não digo que o resultado tem refletido também a quantidade que temos criado. E sempre uma falha atrás tem nos prejudicado. Então, nós temos muito que melhorar. O importante é que temos margem de melhora bastante grande. Esperamos que seja o quanto antes. Quarta-feira já tem jogo de novo, e vamos ver o que possamos fazer para colocar um time forte e vencer

Guto Ferreira falou sobre a grande quantidade de jogos até a parada para o Carnaval. Sem muito tempo para treinar, o treinador disse que precisa encontrar soluções para começar a triunfar:

O que eu quero vai demorar um pouco mais. Nós temos ainda cinco jogos até a parada do Carnaval, quando vamos ter dez dias praticamente de parada. Antes disso, nós vamos folgar dois dias e jogar, folgar dois dias e jogar. A gente vai ter que buscar soluções que não vem conseguido dentro de campo.

Confira o que Guto Ferreira falou em entrevista coletiva

Pausa para o Carnaval
- Pelo menos vai ter tempo de você treinar, porque tudo é repetição. A gente não consegue fazer uma repetição. Fizemos ontem, com o time titular, um treino com duas situações: bola parada e o "dez-zero". Um treino extremamente curto porque os caras ainda estavam em um processo de recuperação, não completaram nem 66 horas. Eles têm que ter 72 [horas de descanso] e já foram para o jogo. Paciência. Mas aí "por que não coloca um time alternativo?". Porque se o titular não está no time, imagine o outro. Então tem isso também. Nós também corremos atrás de resultado, temos que ser inteligentes. Agora, em alguns momentos vamos ter que rodar jogador. Hoje colocamos o Everson, o Brumado, dois meninos, que nos ajudaram e não conseguimos resolver.

Como melhorar?
- A gente já conseguiu outras vezes. É trabalhar, aceitar as críticas, amenizar internamente. É como diz meu amigo Tite, é lamber as feridas e buscar de novo, buscar situações de força, que a gente não mostrou ainda e possa conseguir o resultado. Quando conseguir o resultado, a coisa dá uma acalmada, o nível de confiança sobe, e aí o time consegue desempenhar melhor.

Alterações
- Com Vinícius, a gente perde em marcação, normal, e ganha em articulação. Só que, o motivo do Vinícius naquela situação e não durante o início do jogo, porque nesse momento o jogo está mais lá e cá e você precisa ter. Agora, depois você não tem mais o que perder. Se há um erro de posicionamento, você está apostando. Antes, você tem que ter um poder de marcação e articulação. A gente não estava tendo saída de bola mais rápida e com Vinícius a gente passou a ter, passe por dentro, por fora, e chegamos bastante no último terço do campo, mas não conseguimos chegar em condição boa de finalização. Chegamos mais no segundo tempo que no primeiro.

Abaixo do que gostaria
- Do que eu gostaria sim, em termo de resultado. Mas tudo isso normal. Se você puxar todas as equipes que estão jogando, está acontecendo a mesma coisa, até pelo tempo que elas estão trabalhando. Contra o tempo não tem o que fazer. É o tempo, a repetição que vai fazer com que eles descansem e treinem até que consigam chegar em um estágio físico que vai fazer com que tenham o reflexo mais rápido, concentração mais rápida e desenvolver o jogo mais rápido. É questão de um mês, um mês e meio, mas nós temos que conquistar resultado antes.

Hernane
- Treinamento e oportunidade. Treinar, na medida que tenha oportunidade, mostrar o que a gente está esperando, aquilo que a equipe precisa. Mostrou, oportuniza de novo. Se não mostrar, é uma questão que fica difícil.