Postado por - Heitor Montes

Precisando do resultado, Guto Ferreira admite redução do rodízio

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (2), o treinador Guto Ferreira adiantou que o sistema de rodízio, que ele vem adotando neste início de temporada, pode estar terminando. Após cinco partidas no espaço de 13 dias, o técnico já busca pensar em um time titular para as próximas partidas:

Vamos diminuir um pouco a situação que a gente estava fazendo. Quando completamos o quinto jogo, contra o Altos-PI, a gente saiu daquela sequência desenfreada de um jogo a cada três dias. A gente deve fazer alguns ajustes, algumas trocas para ganhar alguns caras de tanque cheio, mas mantendo uma base forte. Tem horas que a gente precisa do resultado também.

Neste domingo (4), o Bahia enfrenta o Jacobina fora de casa pelo Campeonato Baiano. O Tricolor vai precisar viajar 400km para disputar a partida. A equipe irá viajar por voo fretado para tentar evitar o desgaste dos jogadores. Guto Ferreira acredita que, apesar da comodidade, a viagem ainda sim será cansativa:

Há quem prefira ir de ônibus, porque tem o receio do avião. São aviões pequenos. Mas há a diferença que no voo rasteiro são 6h ou mais. O deslocamento, mesmo estando dentro do ônibus, você está fora de uma condição de repouso. Você não fica relaxado. Se avião ou ônibus descansasse o que a cama de sua casa ou do hotel descansa, todo mundo poderia se deslocar facilmente, desde que tivesse uma estrutura com uma condição de repouso e descanso.

O Tricolor perdeu duas partidas enquanto Guto realizava o sistema de rodízio, contra o Botafogo-PB pela Copa do Nordeste e contra o Bahia de Feira pelo estadual. Guto Ferreira busca recuperar os pontos perdidos e já pensa em um time titular contra o Jacobina:

Vamos correr atrás dessa situação que a gente precisa. Já tenho na minha cabeça quem deve entrar. Domingo, meia hora antes, o pessoal vai estar ciente. Em relação ao Jacobina, temos imagens dos jogos deles, temos estudo feito pelo Dade. Já mostramos imagens para os jogadores.

Confira o que Guto Ferreira falou em entrevista coletiva

Primeiro tempo contra o Altos-PI
- Se colocar na balança as situações de gramado, de clima, enfim, uma série de situações do contexto, a equipe ainda passava por uma adaptação dentro do contexto do jogo. O jogo de 90 minutos, você usa a base do primeiro tempo para corrigir situações. Foi isso que fizemos.

Edigar Junio
- Pode ser usado pelas pontas, até porque, quando cheguei aqui, ele trabalhava por ali. Havia feito algumas partidas de 9. E quem colocou ele de 9 fui eu. Estamos buscando o melhor encaixa da equipe. Até o momento, o melhor encaixe de ataque da equipe, se deu no segundo tempo do jogo contra o Altos.

Hernane
- É um atleta do clube, essa questão do entra ou do sai, não é uma questão que compete a mim. Ele estando em uma situação legal, ele vai ser utilizado. Tem jogadores que a gente segura um pouco para chegar no “time” que a gente precisa. Isso não quer dizer que estão descartados. E tem a fila. Administração do grupo é assim. Futebol entram 11 e pode tocar três. Está buscando sua melhor condição, passar confiança e ter confiança.

Reforços
- Não adianta contratar por contratar. Enquanto a gente não tiver uma ideia bastante clara do que cada um pode dar e não respeitar o período de adaptação de cada um, o melhor encaixe da equipe, se você contratar por contratar, você vai simplesmente rasgar dinheiro e buscar mais problema que solução. Se pudesse contratar o tempo, eu contratava o tempo. A gente tem que ter muito critério e convicção daquilo que está fazendo.