Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira aponta o caminho para voltar a vencer: Trabalho

Guto Ferreira avalia derrota para o Ceará na noite deste sábado, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Para ele, Tricolor tem condições de reverter o quadro

MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA

O resultado não foi aquele esperado. No Castelão, o Bahia perdeu por 1 a 0 para o Ceará pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas, para o técnico Guto Ferreira, não há motivo para desespero. Em sua análise após a partida, o treinador avaliou o comportamento do Tricolor em campo e já projetou o que pode ser feito para as próximas rodadas da competição.

- Nessa situação de não concluir em gol, não conseguimos fazer o gol, diferente. Tivemos lances de conclusão, mérito do goleiro adversário, fez grande partida. Foi jogo bastante disputado, na primeira bola do jogo poderíamos ter marcado e na segunda bola do jogo vacilamos e sofremos o gol. Interferiu direto no desenvolvimento do jogo. Na confiança. Bahia teve mais escanteios, mais finalizações. Foi o que disse no jogo passado, tivemos menos posse, menos finalização. Fomos mais competentes e vencemos. Tivemos um gol, não vou transferir a responsabilidade da derrota para a arbitragem. Pode ter influenciado. Mas temos que trabalhar. Só tem uma situação para reverter e para a gente chegar no que temos como objetivo - disse.

Com a derrota, o Bahia está na nona colocação da Série B com 20 pontos ganhos. O Tricolor volta a campo na terça-feira, quando enfrenta o Vila Nova, na Arena Fonte Nova. Até lá, o técnico espero mudar algumas particularidades da equipe.

- Acho que foi um jogo lá e cá. Temos condições de colocar o Bahia para jogar mais intenso, melhorar, ter mais controle. No primeiro tempo tivemos alguns erros de passe importantes, permitimos contra-ataques. Insistimos com algumas situações onde não eram o mais indicado, onde tinha bloqueio do Ceará. De repente as situações melhores poderiam ocorrer em outro setor. Tínhamos essa consciência. No segundo tempo tivemos essa consciência. Jogamos pelo lado de campo. O Edigar cansou e perdemos essa intensidade de ataque. O Cajá teve algumas dificuldades no jogo de um contra um. Optamos por trazer o Thiago para dentro. Depois, qualificando os jogadores, qualificando o conjunto, vamos colocar a equipe mais intensa, com imposição de jogo maior. O resultado hoje não veio, mas terça temos outra partida e contamos com apoio do torcedor para reverter o momento.

Confira outros temas abordados na entrevista coletiva de Guto Ferreira

FALTOU ATENÇÃO?

- Futebol começa no apito do árbitro e termina no apito do árbitro. Tem que estar preparado para isso. No jogo como esse, tem que esperar tudo. O Ceará tem qualidade, quatro jogadores com nível de velocidade e força. O Bill não é tão veloz, mas é difícil de ser parado. Três jogadores que arrastam em intensidade alta. São jogadores que são difíceis de serem marcados. Aqui tem a rotina do estádio, velocidade do campo, tudo conta. Mesmo com dificuldade, o vacilo na bola parada que ocasionou a derrota. Agora não adianta lamentar. O jogo de hoje não volta mais. Temos que ter consciência do que acertamos e erramos. Temos tempo mínimo para a partida e podeis teremos mais tempo para buscar essa melhoria. Nesse sentido que vamos trabalhar.

O QUE FALTOU?

- Acho que em termos de estratégia, no jogo passado fomos mais consistentes no aspecto positivo. Hoje tivemos mais intensidade, controle da partida. Faltou mais penetração, chegar inteiro para as finalizações. Mostramos alguma coisa em termos de arrumação da equipe. Temos que melhorar, mostrar mais.

FEIJÃO X PAULO ROBERTO

- Acho que você tem posse de bola, à medida que tem posse de bola, tem condição de ter o controle da partida. Não perdemos em posse de bola e tivemos condição da bola sair com mais qualidade. Quando tivermos que defender mais poderemos optar por um. O Feijão vinha de desgaste. Vamos estudar pra ver se retomamos no próximo jogo ou se mantemos o Paulo.

ESCOLHA DE JEAN

- Quem trabalha diariamente e sabe do potencial é o Tiago [Mehl]. Existe um revezamento no clube. Estamos conhecendo A e B. O Tiago tinha me colocado que o reserva era o Jean e depois o Douglas. Dessa maneira foi ajustado. A situação foi antes da viagem. Se estivesse aqui, o Douglas jogaria. Acho que o Jean fez boa partida.

Jean Goleiro do Bahia Jean Goleiro do Bahia

Fonte: Ge.com