Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira celebra volta de Tiago e elogia momento de Júnior Brumado

Na manhã desta sexta-feira (9), o técnico Guto Ferreira concedeu entrevista coletiva no Fazendão. Neste sábado (10), o Bahia entra em campo contra o Náutico, na Arena Pernambuco, pela Copa do Nordeste. Para esta partida, o Tricolor deve ter o retorno do zagueiro Tiago, que se recuperou de lesão. O treinador comemorou o retorno do defensor, que por ser o capitão da equipe, é uma das principais lideranças do grupo. Porém, Guto destacou a boa atuação dos zagueiros que o substituíram:

Tiago é uma das lideranças do grupo. Um jogador que, no ano passado, fez um ano muito bom. Neste ano, vem num crescimento, buscando se estabelecer, se estabilizar, como foi no ano passado. Teve um probleminha. Mas o mais importante é que o Bahia está conseguindo, independente de quem esteja dentro do campo, nos últimos jogos, se estruturar de tal maneira que o trabalho de cada um que está indo para dentro do campo tem sido de qualidade, tem feito, ajudado o Bahia a atingir seus triunfos. Logicamente, Tiago, por toda a importância dele dentro do grupo, o retorno é de mais valia. Mas eu não tiro o elogio a todos que estiveram dentro do campo enquanto ele esteve fora

Guto Ferreira também falou sobre a possível formação do ataque. Kayke, que vinha sendo titular na função, foi substituído por Júnior Brumado na goleada contra o Jequié, nesta quarta (7). O treinador avaliou o momento dos dois atacantes. Para ele, Kayke ainda está se adaptando ao modelo de jogo do Tricolor. Enquanto isso, Brumado marcou nas duas últimas partidas e vive um momento "mentalmente" superior:

Existe um crescimento de cada um, o momento de cada um. E o momento de crescimento de quem entra e começa a dar resultado estimula quem sai a buscar um algo a mais. Essa situação de administração, você tem que ter, estar sempre desafiando. E não só desafiando verbalmente. Se ele tem o lugar garantido, ele pode se acomodar, entrar em zona de conforto. Não é o caso do Kayke, que briga ainda para se adaptar a toda a estrutura do Bahia, que briga ainda para se adaptar à equipe do Bahia, ao modelo de jogo, e briga para voltar a marcar. Marcou um gol importante, lá em Altos. Mas ele briga para marcar. É um jogador que vem buscando. E o Brumado está tendo a felicidade de já ter marcado em duas partidas seguidas. Então o momento do Brumado, mentalmente, para ele, é superior. Então vamos ver o que vamos fazer. Até porque quem tem um não tem nenhum. E quem tem dois pode ter só um. Então você tem que estar estimulando o tempo todo, todo mundo. E é justamente nesse desafio que todo mundo cresce e a equipe do Bahia ganha.

Confira o que Guto Ferreira falou em entrevista coletiva

Brumado deveria ter sido titular antes?
- Eu acho que tudo tem o seu momento. O que vocês estão vendo hoje poderia não estar no ponto que está hoje naquele momento que você está dizendo que é o “antes”. A condição física, o nível de concentração, o nível de confiança, é momento. E você tem que estar com o feeling do que está acontecendo a cada momento para que você possa. Tem jogadores que começaram de uma maneira e hoje estão em outro estágio. Tem jogadores que seguraram num primeiro momento e houve uma queda e agora estão crescendo de novo. Estão crescendo por quê? Porque, em várias situações da equipe, está se estruturando. Está se estruturando a parte física, a parte tática, e os resultados estão dando ao grupo o nível de confiança de tirar um certo peso, que sempre existiu e vai continuar existindo, porque a camisa do Bahia é uma grande camisa. A instituição é uma grande instituição. E, queira ou não queira, quem joga no Bahia joga com responsabilidade. Essa responsabilidade, você tem que estar acostumado a ela. E isso acontece. É o período de transição, de adaptação de quem chega, de adaptação dos meninos à equipe principal. E adaptação deles para com eles mesmos, do grupo. Era um grupo, tinham peças importantes que saíram. E outras peças de qualidade que estavam chegando, e precisava-se chegar a um ponto. E está começando a chegar a esse ponto que a gente quer. Tudo é o momento. E cabe a você, na liderança de todo esse processo, sentir qual é o momento, ter convicção do que você está fazendo e saber onde você vai chegar e em que momento você tem que chegar.

Críticas ao trabalho
- Eu não tenho como ficar julgando quem critica meu trabalho. Eles devem ter as razões deles. Se estão certas ou estão erradas, não cabe a mim julgar. Até porque eu nem procuro lê-las. Eu tenho consciência do que eu quero, tenho convicção do que eu estou fazendo, na verdade, do que nós estamos fazendo aqui dentro do Bahia. Porque tudo não passa só pelo Guto, passa pela divisão de ideias, pela divisão de responsabilidades, das mais variadas áreas, tem muita gente envolvida, e cabe à gente liderar parte desse processo, que é um processo de campo. Existem lideranças acima da gente, existem lideranças abaixo. E na somatória de tudo isso, o Bahia cresce. Então não cabe a mim estar julgando, criticando nenhum deles. O quanto essas críticas são positivas para a gente e o quanto são negativas, cabe a cada um que as tece analisar se a intenção dele é ser positivo ou negativo e se eles estão corretos nas críticas. A mim, cabe ter convicção e dividir com cada um do clube que está envolvido dentro do processo onde estamos acertando, onde estamos errando, e não perder a linha de trabalho, não perder a mão, não perder onde a gente quer chegar.