Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira considera aplicar outro tipo de rodízio para os jogos decisivos; veja

Guto Ferreira prega respeito ao Paraná e afirma que pode alterar apenas parte do time tricolor, em vez de modificar totalmente a escalação: “Temos opções”, avalia

O Bahia iniciou, neste domingo, uma série de jogos fora de casa, que têm grande importância para a equipe. O primeiro deles, contra o Vitória da Conquista, terminou com triunfo por 1 a 0. O segundo será na quarta, contra o Paraná, em jogo único da segunda fase da Copa do Brasil. No domingo seguinte, será a vez de ir ao Maranhão para enfrentar o Moto Club pela Copa do Nordeste. E, caso vença a equipe paranista, o Bahia ainda pode jogar novamente fora de casa na semana seguinte.

A maratona de viagens pesa, mas não é um dos problemas mais graves que o técnico Guto Ferreira já enfrentou. Desde o início da temporada, ele tem adotado o esquema de rodízio no Tricolor: costuma colocar em campo a equipe principal pelo Nordestão e a alternativa em jogos do estadual. Para os próximos compromissos, no entanto, ele estuda uma outra opção: fazer um rodízio parcial de seus atletas.

- Todo o respeito ao Paraná. Primeiro temos que passar pelo Paraná. Vamos trabalhar, e Deus vai nos iluminar para termos o quarto jogo [fora de casa] também. O Paraná é uma bela equipe, lidera o estadual. Tem que ter todo o cuidado. Agora nós podemos ter outro tipo de rodízio. Hoje, se fosse ver, jogamos com um misto. Eduardo, dos que vinham jogando regularmente, Renê e Diego. Mas, daqui a pouco, começa a ter um rodízio diferente. Não da totalidade da equipe, mas de quatro, cinco, três jogadores. Para que a gente possa ter uma equipe sempre com nível de intensidade alto e com qualidade e possibilidade de triunfo – analisou o treinador.

Com as opções na mesa, Guto mantém a filosofia de não revelar o time antes da hora. Questionado sobre a formação do meio de campo para a próxima partida, ele destaca que vai analisar as alternativas e o adversário para tomar a melhor decisão.

- Contra o Altos, estávamos sem jogar havia 15 dias. Isso só aconteceu por causa do adiamento da Copa do Brasil. Porque, pela programação, não aconteceria. A gente precisou usar Eduardo e Renê. Agora vamos ver como armar o time para quarta. Temos opções. Juninho, que está descansado e vem bem. Vamos ver o que montar, qual vai ser o melhor time para buscar o triunfo contra o Paraná. É outra guerra. Essa sequência agora é uma em cima da outra, e todas são importantes. Hoje não define classificação, mas encaminha bem. O próximo jogo é Copa do Brasil, e é só ele para a sequência da competição. Se triunfamos, seguimos, e é o que queremos. Depois, contra o Moto, uma partida decisiva. Triunfo e classificação praticamente definida. Agora só tem pauleira - afirmou.

Para o jogo em Curitiba, todo cuidado é pouco. E Guto mostra que tem prestado atenção aos movimentos do adversário. A ideia é manter o foco para construir uma boa sequência de partidas longe de Salvador.

- Temos segunda e terça para trabalhar. Vamos nos preparar da melhor maneira possível. Estudar muito o Paraná, o que já estávamos fazendo. Sabemos que teve mudança na equipe em relação à anterior. Não muda o formato, o modelo de jogo. Muda uma peça. Agora não sei depois dessa rodada o que deve acontecer. O mais importante é fazer um grande jogo e nos acostumar a vencer fora de casa. Hoje foi o primeiro triunfo fora de casa no Baiano, o segundo da temporada. E vamos trabalhar, na quarta, para conquistar o terceiro - concluiu.

Fonte: Ge.com