Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira critica regulamento da Copa do Brasil; Veja o que ele disse

O Bahia faz a sua estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira (16), contra o Sergipe, no estádio Batistão, em Aracaju. A competição nacional de 2017 é marcada por uma mudança no regulamento e as primeiras fases são decididas em jogo único. Técnico tricolor, Guto Ferreira se mostrou crítico sobre as alterações no certame e fez críticas para a organização, que não cedeu bolas oficiais para o seu grupo treinar.

"Acho péssimo porque as pessoas simplificaram de uma forma muito gritante. Para oferecer essa situação eles tinham que dar condições melhores. Não vai ser o nosso caso nesse sentido. Não existe fiscalização sobre gramado. Se a gente jogasse contra o Altos, teríamos o trabalho comprometido. O Bahia até agora não conseguiu a bola da competição para treinar. Cada competição é uma bola, cada bola tem um peso e isso faz diferença no jogo. Vamos ter que nos adaptar momentos antes ou já na partida. A empresa que fornece à CBF tinha que ter a sensibilidade de fornecer a bola para todos os seus representantes e não para a equipe mandante. Já começa a criar um desequilíbrio", declarou.

Para avançar dentro da competição nacional, um empate é necessário para o Esquadrão. Na segunda fase, a igualdade no placar significa decisão por pênaltis. Guto crê que a alteração causa desequilíbrio favorável ao time pior ranqueado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Mas esse empate é só na primeira rodada. Na segunda fase existe sorteio de mando, e mesmo sendo melhor ranqueado... Em caso de passar, o Bahia jogará na condição de melhor ranqueado contra um time inferior, na casa deles e o empate é pênalti. O campeonato virou sorteio. O benefício não é por desempenho, é por sorteio. Virou sorte. Temos que jogar na casa do adversário e joga por pênalti em casa de empate. Você tem que ir lá e ganhar. Que benefício tem? Por que isso? As equipes que realmente interessam a competição entram na fase decisiva. Eles estão pouco preocupados com as equipes que começam a competição. Quanto mais der ibope, melhor. O que dá Ibope? Uma equipe melhor ranqueada ser desclassificada por uma equipe pior ranqueada. Eles criam o desequilíbrio para isso. Acho que as pessoas precisam olhar melhor a questão de nivelamento de competição. Dar condições de rivalizar os dois nas mesmas condições. Se um tem mais condições técnicas, vai vencer. A situação tem que ser justas para as duas equipes", explicou.

Sobre a provável equipe que entra em campo, Guto Ferreira indicou que a base deve ser formada pelos atletas que atuaram contra o Altos do Piauí no último domingo (12).

"Existe um planejamento. Dentro desse planejamento esse jogo foi incluso. Existem prioridades no planejamento. Neste jogo, procuramos entrar com uma equipe bastante competitiva, como em todas as competições que estamos entrando. A equipe que está jogando a Copa do Nordeste digamos que é a equipe base. A outra está galgando espaços para se tornar uma equipe com 22 titulares. Tiramos como base a equipe que vem jogando a Copa do Nordeste e deve ser a base para a Copa do Brasil", indicou.

Fonte: Bahia Noticias