Postado por - Heitor Montes

Comemorando triunfo sobre Botafogo-PB, Guto Ferreira diz já estar focado no Ba-Vi

Nesta quinta-feira (29), o Bahia venceu o Botafogo-PB por 2 a 0, em João Pessoa, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste como líder do seu grupo. O técnico Guto Ferreira elogiou a atuação da equipe e garante que o Tricolor está em franca evolução. O treinador gostou especialmente do primeiro tempo da equipe, quando os dois gols foram feitos. Na segunda etapa, o Bahia administrou a vantagem, já pensando no Ba-Vi deste domingo (1º), primeira partida da final do Campeonato Baiano:

Acho que fizemos uma grande apresentação contra o Juazeirense. Hoje [a atuação] foi superior. O time do Botafogo-PB é mais qualificado, é um time mais tarimbado, joga num campo de qualidade. O Juazeirense é acostumado a um futebol de força... O Botafogo-PB tem mais mobilidade. As duas apresentações foram muito boas. Fizemos o resultado no primeiro tempo. No segundo, o time partiu para administrar, sem acelerar, começando a se resguardar, porque vamos entrar em campo com menos de 66 horas. Domingo o bicho pega.

Guto Ferreira ainda completou:

A gente já falava lá atrás: o importante não é como começa, o importante é como termina. A gente sempre acreditou que fosse terminar bem. Não fizemos uma partida lá para perder [na primeira rodada do Nordestão], mas é coisa que acontece. Crescemos, amadurecemos em cima dos erros, praticamente não sofremos, criamos situações importantes. A gente sai em um nível de confiança bom para os Ba-Vi's quem vêm aí.

Guto Ferreira já começou a falar sobre as questões da equipe para o clássico pelo estadual. Em boa fase, o lateral Nino Paraíba está suspenso para o primeiro Ba-Vi decisivo. Seu substituto, João Pedro, ainda se recupera de lesão e pode não ter condições de jogo. Com isso, Guto talvez precise fazer uma improvisação, mas o treinador não adianta o que irá fazer:

A gente tem jogadores para colocar. Tem plano A, plano B e até plano C.

Confira o que Guto Ferreira falou em entrevista coletiva

Marco Antônio
- Muito feliz por ele. Esse menino, no primeiro treino do ano, falamos para ele: “Que bom que você acordou. É importante você estar bem”. Hoje ele ganhou respeito no elenco. Trabalhou muito, ouviu bastante com humildade, carregou pedras e hoje tem uma participação importante. Ele ainda não tem um ritmo dos 90 minutos, mas ainda está se descobrindo. Ele joga com muita intensidade. Isso é importante... Ele se movimenta muito, cria os espaços e ganha confiança para começar a fazer os gols. Domingo mandou na trave, hoje mandou para o gol... Isso é muito bom.

Allione
- Ele tem minha confiança. A gente sabe o momento que ele pode somar 10 para a equipe, oito ou cinco. De acordo com o que ele tem para dar à equipe, a gente vai utilizando. Quando ele estiver oferecendo 8 ou 10, 8 ou 10, 8 ou 10... Ele vai permanecer. Ele precisa estar bem, e as pessoas precisam entender isso. Ele já se lesionou no primeiro jogo, déficit de 15 dias, já foi e voltou do DM umas duas vezes. Agora está trabalhando, voltando, e espero que possa se firmar, porque é uma peça importante.

Melhora dentro de campo
- O Bahia sempre teve um padrão. É com circulação da bola, como marca, como ataca, o que acontece é que, em alguns jogos, a equipe tem mais dificuldades... Mas nunca deixa de apresentar uma mecânica de jogo. O que está acontecendo é que o perfil de jogadores que estão entrando está num nível muito bom. Hoje, por exemplo, a equipe fez o que pedimos. Atacar marcando. Teve momento em que fomos com dez no campo de ataque, pressionando a saída e, na perda da bola, voltando imediatamente. Para chegar nesse ritmo, é preciso tempo. Jogos, treinos, para chegar nesse estágio. Agora que chegarmos nesse nível, é manter. Qualidade, jogadas que vão se acrescentando, ter a confiança de sempre e fazer o melhor.

Opções para a defesa
- Becão pelo lado direito e Grolli pelo lado esquerdo. Everson é um menino inteligente, interessante e ajuda bastante.

Apoio da torcida no Ba-Vi
- O torcedor do Bahia vem com tudo. A gente vai confiante para o jogo, sabe da qualidade do adversário, mas a gente confia em um grande jogo, junto com o torcedor, e dar um passo importante para o jogo de 180 minutos. Nesses primeiros 90, é fazer um grande jogo, conseguir um grande triunfo e dar uma vantagem para o segundo jogo. O final não vai ser definido em casa, mas a gente pode garantir uma vantagem.