Postado por - Heitor Montes

Mesmo admitindo relaxada após segundo gol, Guto Ferreira diz que atuação do Bahia foi fantástica

Neste domingo (1º), o Bahia venceu o Vitória por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, pela primeira partida da final do Campeonato Baiano. Com isso, o Tricolor precisa apenas de um empate no jogo de volta, no próximo domingo (8), no Barradão, para conquistar o título. Em entrevista coletiva após o clássico, o treinador Guto Ferreira elogiou o desempenho do Tricolor no clássico.

O técnico relembrou o pouco tempo de descanso dos jogadores, que entraram em campo na última quinta-feira (29), contra o Botafogo-PB, pela Copa do Nordeste. Por sua vez, o Vitória jogou na terça (27).

Acho que foi fantástico, muito bom. Se colocar que jogamos 60 horas atrás, que tivemos, por questão de problemas de logística, cinco horas de ônibus, jogamos em um campo muito pesado, nove jogadores que estiveram lá dentro foram titulares hoje, corremos mais que os caras. Fizemos um placar importante, revertemos a vantagem, que não é definitiva. Vamos ter que repetir outro jogo e buscar consolidar essa vantagem para poder levantar o caneco

Porém, Guto Ferreira lamentou o gol sofrido pelo Bahia no Ba-Vi. Logo após abrir 2 a 0 no placar, o Tricolor acabou sofrendo um gol do rival. O treinador acredita que a vantagem no placar fez a equipe relaxar:

A gente vinha há dois jogos sem tomar gols. Hoje, no primeiro tempo, eles marcaram pressão alta e nos atrapalharam um pouco. Fizemos um gol com 24 minutos, e logo na sequência a equipe foi se equilibrando, encontrando espaços e melhorando a saída. No segundo tempo, adiantamos a equipe e tomamos conta do jogo. E depois demos uma relaxada. E, nessa relaxada, o gol saiu em sequência. A diferença do nosso gol para o deles foi de quatro minutos. E, no gol deles, a equipe voltou a retomar e, praticamente, não tiveram mais chances. No segundo tempo foi uma relaxada após o gol. Mas, se contar o número de arremates deles no segundo tempo, foi baixíssimo. Com certeza, não gostei de ter tomado esse gol, e vamos buscar fazer melhor, com certeza.

Confira o que Guto Ferreira falou em entrevista coletiva

Gols perdidos
- O Bahia, para chegar nisso [perda de poucos gols], teve dificuldades. O Bahia produziu bastante, porque foi uma equipe guerreira, que se superou, e faltaram detalhes. Quem sabe no próximo a gente consiga manter esse volume e a sorte vai nos sorrir mais. A equipe está produzindo, criando, chegando, mesmo com todas as dificuldades do calendário. Correu para caramba, fez um baita de um jogo e saiu com vantagem.

Substituições
- A opção é de mexer é com a parte de dar mais intensidade, e conseguimos. A situação de Zé [que ficou até o final do jogo], é um cara que se multiplica e cuida bastante do lado defensivo. Se notar, o Zé está dentro do campo em todas as partes, mesmo não estando tão bem. Trabalho tático dele é de suma importância, não desiste. Várias vezes ele foi buscar oponente e roubou bola. E Marco [Antônio] está em progressão e tirei ele faltando 15 minutos, chegando próximo dos 90. Fez uma partida fantástica, cada vez melhor. É rezar para que ele continue nessa pegada. O Vinícius, a gente buscou intensidade, mais que troca de passes. E é a característica de Régis, que chegou em duas ou três vezes nessa condição [de marcar gols] e infelizmente não marcou. Se ele conseguisse marcar, talvez, a gente estivesse com placar mais elástico.

Volta de Nino Paraíba
- A tendência é de descansar. Vamos chegar 100%, de tanque cheio, para que a gente possa ter equipe equilibrada, intensa. Nino vem em uma fase maravilhosa, mas João Pedro fez uma partida muito boa. Nino foi decisivo contra o Botafogo-PB, mas temos que ressaltar a grande partida de Joao. É buscar da melhor forma possível esse tempo, projetando em cima de erros que tivemos, para poder no jogo de domingo fazer outra grande partida.

Festa da torcida antes do jogo
- Cara, eu falei que experiência que tivemos ano passado. Hoje tive de novo [de chegar ao estádio caminhando entre os torcedores], numa dose menor, mas muito mais intenso. A torcida hoje estava a um milhão por hora. Ano passado foi mais longo, e a gente conseguiu passar com mais tranquilidade. E hoje a torcida estava mais intensa. E como estava lá fora estava lá dentro. E isso é um combustível enorme. Jogar com a nossa torcida em um clima desse impulsiona.

Ba-Vi sem confusão
- Acho que primeiro tenho que parabenizar as duas equipes. O comportamento dentro de campo foi importante para o espetáculo. Quem veio aqui viu as equipes jogarem futebol. O esporte hoje esteve presente, só o esporte.

Importância do resultado
- O resultado é muito importante, mas não decide nada. O jogo se decide lá nos últimos 90 minutos, e nós temos que nos preparar.

Mudança de esquema
- As peças, a mobilidade do Edigar, proporcionam muitas alternativas, e o Marco Antônio, a mobilidade dele, que vem numa crescente. Eu jogando no 4-1-4-1, se jogar com Elton e Vinícius falta um jogador para preencher atrás do Edigar. Com essa situação [o 4-2-3-1] fica mais espaço para Vinícius, que tem mais espaço para criar. Se fica solto, cria a tabela como foi no passe para Edigar e outras tantas que fez. Ganha a equipe poder ter uma alternativa. Também brigam por posição Régis, Allione, Nilton, que entraram hoje muito bem. O Élber, Brumado, temos dois laterais de ótimo nível. Situação de Edson, Becão, Grolli... Importante ter grupo. Bom quando a gene chega no afunilamento da competição e em um bom nível.